Reitor apresenta garantias de espaços para ICH

reuniao_dois

Fonte: CCS

reuniao_um

Fonte: CCS

Reunião ampliada foi no Auditório da Reitoria

A reunião do dia 06/04 (quarta-feira) com o Reitor Mauro Del Pino foi marcada para tratar da questão envolvendo o uso do espaço do ICH na Rua Lobo da Costa 1877, a Canguru e a possível locação de dois imóveis, na Praça Coronel Pedro Osório, 1 e 3 para mudança das áreas envolvidas.

A Direção do ICH esteve acompanhada pelos demais chefes e coordenadores das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio. Grande parte dos professores do departamento também estavam presentes. Além de técnicos que trabalham no local também se fez presente um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação.  Ao todo foram cerca de sessenta pessoas recebidas pelo Reitor e pela Vice-Reitora no Auditório da Reitoria.

A proposição de que todos fossem recebidos, proposta pela Direção, foi imediatamente aceita pelo Reitor, diante da demonstração de que se tratava de um movimento preocupado com o futuro dos cursos e que não tinha qualquer outra conotação além da justa reivindicação que apoiavam.

Locação dos prédios 1 e 3 ainda não será encaminhada

O Reitor disse que aguardará a definição de outra negociação que está em curso com a Universidade antes de retomar a proposta de locação dos prédios 1 e 3 da Praça Pedro Osório. Segundo o Reitor, há o comprometimento dos representantes dos imóveis no sentido de não fazerem outra negociação antes da universidade confirmar seu interesse pelos imóveis. Entretanto, o Reitor afirmou que a proposta que está sendo tentada é muito melhor  para todo o  ICH. De qualquer modo, diante da manifestação da comunidade de que aceita a proposta feita pela Reitoria de mudança pata os citados imóveis esta proposta será mantida pela Reitoria caso não se concretize outra melhor.

O questionamento posto na reunião foi no sentido de que qualquer solução será intermediária à proposta definitiva para os cursos na Laneira e que, nesse caso seria melhor já definir pelo local conhecido por todos, haja vista que o Reitor não revelou de que imóvel se trata a outra possibilidade. Mas, o Reitor voltou a afirmar que só voltará a esses imóveis caso não se concretize a nova proposta que pretende apresentar.

Laneira definida como Casa dos Museus

Apesar da veiculação de notícias que dão conta do uso possível da Laneira para outras atividades o Reitor foi categórico em afirmar que o projeto da Casa dos Museus e a transferência dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro e a Pós-Graduação para a Laneira é certa e inequívoca. Trata-se de um projeto assumido pela Reitoria e que se encontra na fase de elaboração de projetos executivos para que se siga adiante na sua consecução. Desse modo, a comunidade sentiu-se contemplada com a garantia dada pelo Reitor de que a Laneira é um projeto institucional da UFPel e continuará como prioridade.

Permanência na Canguru enquanto necessário

Outra tranquilidade decorrente da reunião foi a afirmação do Reitor de que não há a possibilidade de que os usos atuais na Canguru sejam interrompidos de forma imediata, ou seja, não há qualquer ameaça para que se saia do prédio. A intenção da Reitoria é de resolver uma situação instável que trata da locação daquele imóvel.  Dai decorreu a proposta de locação dos imóveis na Praça Pedro Osório, pois então se consolidaria uma locação regular.

ICH Uno e Múltiplo tem plano imediato da Reitoria

O mais surpreendente na reunião foi a afirmação do Reitor de que o projeto do ICH Uno e Múltiplo, proposto pela Direção do ICH, poderá se efetivar ainda neste semestre. A negociação em Brasília a acerca da possibilidade de compra ou aluguel de uma área capaz de abrigar as atividades previstas para todo o ICH é um dos motivos da viagem do professor Mauro na próxima semana. De acordo com o Reitor, caso isso se concretize, os problemas de espaço do ICH seriam resolvidos, sem interferir no Projeto Casa dos Museus na Laneira. É esperar para ver.

reunião3reunião4