Prazos importantes – Dezembro

14 Quarta INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula on-line 2022/2
                     Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2022/2 nos colegiados
16 Sexta Data limite para colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2022/2
                  FIM: Período de solicitação de rematrícula on-line 2022/2
19 Segunda Processamento das solicitações de rematrícula on-line 2022/2
                        Início do período para os alunos consultarem a matrícula on-line 2022/2
20 Terça  Início do período de solicitação de trancamento geral de matrícula para os alunos que não solicitaram matrícula para 2022/2 na CRA.
21 Quarta Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente a negativa de quebra de pré-requisito para 2022/2

Defesas de TCC – Dezembro

1) Kanandra Amador

dia 05/12 as 13h30
Profª. Drª Alice Gonçalves Osório (Orientadora)
Prof. Dr. Rubens Camaratta
DrªCamila Scholant

Título: Estudo da microestrutura e dureza de um aço com diferentes parâmetros de recozimento

 

 

2) LUCAS RAFAEL QUIRINO DE ANDRADE – 17102587
Data e horário: 06/12/2022 – as 08:00h – formato on-line.
Link da sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cri-rbd-6yx-6jf
Título do Trabalho: Avaliação da eficiência fotocatalítica de resíduos de cascas de ovos na degradação do corante têxtil azul de metileno: Uma revisão bibliográfica.
Banca:
Profª Drª CRISTIANE WIENKE RAUBACH (Orientadora – Presidente)
Draª CÁTIA LIANE ÜCKER (Co-orientadora)
Profº Drº TIAGO MORENO VOLKMER
Profº Drº SERGIO DA SILVA CAVA
Profº Drº MATEUS MENEGHETTI FERRER (Suplente).

 

 

3) MARCELO LUCAS VITALE – 17102580
Data e horário: 08/12/2022 – às 08:00h – formato on – line.
Link da sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cri-rbd-6yx-6jf
Título do Trabalho:
Avaliação da estrutura morfológica e atividade fotocatalítica de TiO2 dopadas com Nióbio e Alumínio pelo método solvotérmico assistido por micro-ondas.
Banca:
Profª Drª CRISTIANE WIENKE RAUBACH (Orientadora – Presidente)
Draª CÁTIA LIANE ÜCKER
Profº Drº SERGIO DA SILVA CAVA
Profº Drº NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO (Suplente).

 

 

4) THAYSSA HERPET CABRAL
Dia 08 de dezembro, às 10h (virtual).
 Título do trabalho: Análise de falhas do componente de um secador de produtos numa indústria química.
 Banca:
Profª Drª. Amanda Dantas de Oliveira (Orientadora)
Prof. Dr. José Henrique Alano 
Prof. Dr. Tiago Moreno Volkmer

 

 

5) EDUARDA VIEIRA SILVA  08/12. Horário: 14h.
Profª. Drª. Amanda Dantas de Oliveira (orientadora)
MSc. Mariane Weirich Bosenbecker (co-orientadora)
Prof. Dr. André Luiz Missio
Dr. Guilherme Maron
 Título do trabalho: Análise da ação compatibilizante do tanino em compósitos de polietileno verde de baixa densidade reforçado com fibra de bambu.
 

 

 

6)  RENATO DE GOUVEIA CANTONEIRO – 18100335
Data e horário: 14/12/2022 – às 14:00h – formato presencial (sala a definir).
Título do Trabalho: Estudo da heteroestrutura CaTiO3-ZnS obtida por síntese solvotérmica assistida por micro-ondas e sua aplicação em fotocatálise.
Banca:
Profª Drª CRISTIANE WIENKE RAUBACH (Orientadora – Presidente)
Draª CÁTIA LIANE ÜCKER (Co-orientadora)
Profº Drº SERGIO DA SILVA CAVA (Coorientador)
Profº Drº TIAGO MORENO VOLKMER
Prof. Dr. CÍCERO COELHO ESCOBAR
Profº Drº MATEUS MENEGHETTI FERRER (Suplente).

 

 

7)MAICON DINAEL UCKER – 17104097
Data e horário: 16/12/2022 – às 14:00h – formato presencial
Título do Trabalho: “UTILIZAÇÃO DE ERVA-MATE COMO PRECURSOR PARA PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO”
Banca:
Profª Drª CRISTIANE WIENKE RAUBACH (Orientadora – Presidente)
Draª CÁTIA LIANE ÜCKER (Co-orientadora)
Profº Drº SERGIO DA SILVA CAVA
Profº Drº FERNANDO MACHADO MACHADO
Profº Drº MATEUS MENEGHETTI FERRER (Suplente).

AVISO IMPORTANTE – TELETRABALHO

Em virtude da implantação do PGD, (Programa de Gestão de Desempenho – conhecido como Teletrabalho) a partir de 01/12/2022 na UFPel, informo que estarei em trabalho presencial na Secretaria conjunta do CDTec – sala 312-B, das 8h Às 12h e das 13h Às 17h, nas terças e quintas-feiras. Nas segundas, quartas e sextas-feiras estarei em Teletrabalho, respondendo e realizando o trabalho virtualmente.

Nesses dias, as demandas poderão ser encaminhadas para o e-mail da secretaria (secretariamateriaisufpel@gmail.com). O horário do atendimento em Teletrabalho deverá ser o mesmo do atendimento presencial.

Informo que os dias de atendimento presencial foram acordados com minha chefia imediata, Profª. Cristiane.

Saliento que, as demandas que necessitarem atendimento presencial poderão ser atendidas pelos colegas que estiverem na secretaria, pois a mesma seguirá aberta todos os dias da semana, nos horários informados.

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS NO PERÍODO DE FÉRIAS E RECESSO ACADÊMICO

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa sobre o funcionamento dos Restaurantes Universitários no período de férias e recesso acadêmico.

Entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023, os RUs terão acesso restrito às seguintes modalidades:

– Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Integral: acesso liberado, sem necessidade do comprovante da atividade acadêmica;

– Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Parcial: acesso mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE*;

*O atestado de Matrícula NÃO serve como comprovante de atividade acadêmica.  Usar este modelo: Atestado_Atividade_Presencial

– Estudantes de graduação pagantes: acesso mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE*;

*O atestado de Matrícula NÃO serve como comprovante de atividade acadêmica.  Usar este modelo: Atestado_Atividade_Presencial

– Estudantes de Pós-Graduação: acesso mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica/de pesquisa na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE*.

*O atestado de Matrícula NÃO serve como comprovante de atividade acadêmica.  Usar este modelo: Atestado_Atividade_Presencial

– Servidores: acesso liberado.

Os cursos que estiverem em período letivo entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023 devem entrar em contato com a SARE/PRAE a fim de solicitar autorização de acesso aos discentes. E-mail ru.praeufpel@gmail.com

Aproveitamento de disciplinas 2022-1

Informo que, conforme o Calendário Acadêmico, de 01/11 a 11/11 estará aberto o período para que os alunos solicitem aproveitamento de disciplinas:

Aproveitamento de disciplinas: O aproveitamento pode ser solicitado por alunos que já tenham cursado disciplina de curso superior com aprovação, que tenha correspondência com a disciplina do Curso de Engenharia de Materiais que o aluno deseja ser dispensado. O percentual mínimo é de 75% de conteúdo programático 75% da carga horária para haver a dispensa.

Para pedir aproveitamento é necessário encaminhar por e-mail (secretariamateriaisufpel@gmail.com ou engmateriais@ufpel.edu.br), em arquivo       PDF:

a) Formulário específico (site do Curso, aba formulários) devidamente preenchido e assinado;

b) O Conteúdo Programático da disciplina cursada;

c) Histórico, onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).

O envio deve ocorrer no prazo estipulado no Calendário Acadêmico. A análise é feita pelo professor responsável pela disciplina. Em caso de indeferimento, o pedido de re-​​​​​​​análise pode ser feito mediante apresentação de novos fatos (outra disciplina ou justificativa coerente).

Comemoração – Nota 5 conceito Capes – PPGCEM

Publicação a pedido:

image.png

“O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais” gostaria de convidar  a todos para participarem da Confraternização em comemoração a nota 5 conceito Capes.

LOCAL: Veleiros Saldanha da Gama (Canal São Gonçalo, Estr. do Engenho, 1400 – Areal, Pelotas – RS), dia 21/10/2022 a partir das 13h.

Os ingressos estarão disponíveis na secretaria do CDTec  – sala 312 – com a Isabel
Cardápio churrasco PPGCEM
  • carne, frango, salsichão
  • pão com alho
  • pão
  • salada de batata (batata, milho, ervilha e maionese)
  • salada de tomate com cebola
  • queijo coalho (opção vegetariana)
Investimento (Valores):
  • Professores R$ 60,00
  • Pós-graduandos R$ 30,00
  • Alunos de Graduação R$ 15,00
  • Servidores Técnico-Administrativos  R$ 30,00
  • Acompanhantes R$ 30,00
  • Crianças menores de 10 anos não pagam
Obs1:  cada um leva sua bebida e caneca.
Obs2: Avisar na compra do ingresso se for vegetariano.
Contamos com a presença de todos !!!!!!!!!!!!!”