DISPOSITIVO DE ANÁLISE TÉRMICA

Alunos de Engenharia de Materiais desenvolvem dispositivo de Análise Térmica

Esta semana alunos matriculados na disciplina de Análise e Caracterização de Materiais I, matéria obrigatória para os alunos do curso de Engenharia de Materiais apresentaram o projeto final da disciplina que consistia no desenvolvimento operacional de um dispositivo de análise térmica.
Este dispositivo permite de forma eficaz e reprodutível, determinar e monitorar a estabilidade térmica de fármacos e alimentos, bem como solventes e materiais com características propensos a degradação em função do ambiente de armazenamento, exposição a intempéries, ou decomposição térmica.
Equipamentos comerciais semelhantes atingem valores significativamente elevados; neste sentido equipamentos de baixo custo podem viabilizar as medidas rotineiras nos laboratórios da indústrias e laboratórios de pesquisa. Projetos semelhante conduzidos pelos acadêmicos do curso permitem o melhor domínio dos conhecimentos práticos e teóricos inerentes da área de engenharia.