FEEC 2018

FEEC 2018

4º Fórum de Educação em Engenharia de Computação

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul – Brazil – August 27 to 31, 2018

          O Fórum de Educação em Engenharia de Computação (FEEC) é o principal meio para a exposição, análise e discussão dos principais aspectos, particularidades e dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de Engenharia de Computação e relacionados. Tem como principal objetivo melhorar a qualidade dos processos e dos egressos dos cursos, sendo um local de discussão para os professores, pesquisadores e profissionais que trabalham na área. A educação e o treinamento em Engenharia de Computação são fundamentais para o avanço do estado da arte e a formação adequada de profissionais para enfrentar desafios crescentes na indústria, que incluem: a grande diversidade de domínios e dispositivos; requisitos de complexidade crescente e desenvolvimento feito por equipes geograficamente distribuídas. As ferramentas para especificação, projeto, análise, verificação, teste e implementação, entre outras, precisam gerar sistemas confiáveis, que consumem pouca energia, de tamanho reduzido e/ou embarcado, rápidos, etc. Plataformas para desenvolvimento baseadas em processadores embarcados e FPGAs permitem a prototipação de sistemas em diversas áreas de aplicação. Diferentes metodologias de co-projeto, técnicas de exploração de espaço de projeto e interface de Hardware e Software precisam ser abordadas. A conciliação entre ensino de ferramentas/plataformas/metodologias e pesquisa tem gerado grandes desafios aos cursos de Engenharia de Computação.

Datas Importantes

Prazo para Submissão: 27 Maio ,2018
Notificação de Aceite: 15 Junho ,2018
Versão Final: 13 Julho ,2018

Submissão de Artigos

A submissão de artigos para o FEEC 2018 pode ser feita em duas categorias:

1) artigos completos de até 8 páginas, apresentando resultados estabelecidos.
2) artigos resumidos de até 4 páginas, descrevendo resultados preliminares ou ideias inovadoras que ainda não foram totalmente validados, mas com potencial para gerar discussões interessantes durante o fórum.

          Os artigos devem reportar trabalhos originais que não foram submetidos ou apresentados em outros eventos. Os artigos submetidos podem ser escritos em português ou em inglês. Os artigos devem seguir o estilo de formatação dos eventos da SBC (EXEMPLO), respeitando o limite de 8 páginas para artigos completos e de 4 páginas para artigos resumidos. A submissão de artigos deve ser feita no formato Adobe Portable Document Format (PDF), utilizando o sistema EasyChair. Artigos aceitos serão publicados em mídia digital do evento. A versão final do artigo deve vir acompanhada de um termo de cessão de direitos autorais. Ao menos um dos autores de cada artigo aceito deverá se inscrever no SBCCI 2018.

Lista de Interesse (Lista não restritiva):

  • Propostas inovadoras de planos Pedagógicos de cursos e de especializações (ênfases) para cursos de Engenharia de Computação.
  • Inovações pedagógicas, utilizando uma ampla variedade de tecnológicas, incluindo plataformas educacionais
  • Integração de experiência prática na educação em Engenharia de Computação.
  • Colaboração entre a indústria e intituições acadêmicas.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais (Habilidades e competências profissionais de egressos e suas relações com conteúdos).
  • Metodologias educacionais incluindo abordagens, ferramentas, laboratórios, métodos de avaliação, ensino à distância, livros didáticos e técnicas de projetos.
  • Fundamentos científicos para Engenharia de Computação.
  • As relações entre Computação e Computador orientadas para o ensino de Engenharia de Computação.
  • Atividades de fomento ao empreendedorismo.

Organização

Coordenação

Daltro José Nunes (UFRGS)

Fernanda Lima Kastensmidt (UFRGS)

Comitê Diretivo

(Em formação)

Comitê de Programa

Adenauer Yamin (UCPEL/UFPEL)

Alexandre Carissimi ( UFRGS)

Antonio Carlos Fernandes Da Silva (UTFPR)

Antonio Carlos S. Beck Filho (UFRGS)

Fernando Gehm Moraes (PUCRS)

Jose Mario De Martino (UNICAMP)

Noemi Rodriguez (PUC-RIO)

Rodolfo Azevedo (UNICAMP)

Romulo Silva de Oliveira (UFSC)

Simone Martins (UFF)

Vanderlei Bonato (USP)

Translate »