Início

O grupo de pesquisa em tecnologia de vídeos (Video Technology Research Group – ViTech) foi criado em 2014 e está junto ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo é composto por cinco professores doutores além de diversos alunos de Doutorado e Mestrado em Computação e alunos de Graduação (Bacharelado em Computação, Engenharias de Computação, Eletrônica e Controle e Automação). As principais atividades do grupo focam em tópicos relacionados ao processamento de sinais visuais, como codificação de imagem/vídeo e compressão de nuvens de pontos e light fields.

A qualidade da pesquisa do ViTech vem gerando publicações constantes em conferências nacionais e internacionais, como o Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI), IEEE International Conference on Image Processing (ICIP), IEEE International Symposium on Circuits and Systems (ISCAS), e IEEE International Conference on Electronics Circuits and Systems (ICECS). Além disso, os trabalhos também são publicados em periódicos internacionais, como IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology (TCSVT), IEEE Transactions on Computer-Aided Design of Integrated Circuits and Systems (TCAD) e Journal of Real-Time Image Processing (JRTIP).

Os resultados relevantes produzidos pelo grupo têm possibilitado a captação de recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa através de agências públicas de fomento, como a FAPERGS, CNPq, CAPES, FINEP e o RNP.

O ViTech também possui trabalhos de pesquisa em colaboração com instituições como a UFRGS, PUCRS, IFSul e UFSC, no Brasil, e também no exterior com a Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria e a University of California – Irvine.