Notícias
  • PRÓ-EQUIPAMENTOS 2014. Chamada interna PRPPG/UFPel para atendimento ao edital CAPES nº 11/2014

    A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação estará recebendo, impreterivelmente, até as 18h do dia 16/04/2014, as propostas de subprojetos vinculadas aos Programas de Pós-Graduação-PPGs da UFPel. O edital destina-se ao financiamento de equipamentos destinados prioritariamente ao uso compartilhado em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica vinculados aos Programas de Pós-Graduação.

    Os pedidos deverão ser encaminhados via e-mail <proequipamentosufpel2014@gmail.com> e os originais entregues na PRPPG.

    O edital:

    EDITAL_011_2014_Pro Equipamentos

    e a documentação exigida estão disponíveis :

    Memorando Circular Pro-Equipamentos 2014 (pdf)

    Subprojeto (doc)

    Subprojeto (pdf)

    Subprojeto (rtf)

    Planilha Equipe (doc)

    Planilha Equipe (pdf)

    Planilha Equipe (rtf)

    Carta Compromisso (doc)

    Carta Compromisso (pdf)

    Carta Compromisso (rtf)

    Declaração de Apoio (doc)

    Declaração de Apoio (pdf)

    Declaração de Apoio (rtf)

    Lista Equipamentos (doc)

    Lista Equipamentos (pdf)

    Lista Equipamentos (rtf) 

  • PRPPG lança edital para apoio a participação em eventos – Discentes de PPGs

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) acaba de lançar o edital de apoio a participação em eventos – Discentes de Pós-Graduação (APE-DPG), que visa apoiar a publicação de trabalhos completos de discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel em eventos científicos no Brasil ou na América Latina.

    O edital APE-DPG visa, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de artigos publicados por discentes de PPGs da UFPel em eventos científicos relevantes; (2) ampliar o suporte para a participação de discentes de PPGs da UFPel em eventos; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel; (4) estimular uma ampliação da produtividade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel; (5) ampliar a divulgação da produção científica da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre abril e junho de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados até o dia 20 de abril diretamente à PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital.

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    http://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

    O edital APE-DPG, em conjunto com o edital de Apoio à Participação em Eventos – Docentes e TAs (APE-DTA), faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) e da política de apoio à consolidação dos grupos de pesquisa e dos PPGs da UFPel que vem sendo desenvolvida pela PRPPG.

  • PRPPG, PREC e PRG lançam edital conjunto para apoio à participação em eventos científicos

    As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão e Cultura e de Graduação da Universidade Federal de Pelotas acabam de lançar o edital de Apoio à Participação em Eventos – Docentes e TAs (APE-DTA), visando apoiar a participação de docentes e técnico-administrativos da UFPel em eventos de pesquisa, ensino, extensão e cultura no Brasil ou no exterior, através do financiamento de até cinco diárias para docentes ou TAs que possuam trabalho(s) aceito(s) para publicação e/ou apresentação. Este edital faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) da UFPel, que terá outras ações sendo divulgadas em breve.

    O edital de Apoio à Participação em Eventos pretende, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de artigos publicados por pesquisadores da UFPel em eventos científicos relevantes; (2) ampliar o suporte para a participação de pesquisadores da UFPel em eventos; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel a partir das redes de colaboração que se potencializam através da participação em eventos internacionais; (4) estimular a ampliação da produção acadêmica de servidores da UFPel; (5) ampliar a divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre abril e junho de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados até o dia 20 de abril diretamente na PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital. A PRPPG irá encaminhar os pedidos para avaliação na Pró-Reitoria relacionada com o pedido.

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    http://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

  • PRPPG divulga Comitê de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    Após receber indicações da comunidade da UFPel, para as áreas de Ciências Agrárias, Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) definiu a composição do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Em 2015, o comitê se renovará nas outras áreas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Linguística e Letras, Engenharias e Ciências Biológicas, garantindo assim a permanência por dois anos, de cada representante, na composição do comitê.

    A nova composição do Comitê, com as áreas representadas, ficou definida como segue:

    Rodrigo Ferreira Kruger – Coordenador de Pesquisa da PRPPG (Coordenador do Comitê)

    Mário Canever – Coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG (Vice Coordenador do Comitê)

    Eleonora Campos da Motta Santos – Artes

    Aristeu Lopes – Ciências Humanas

    Vinícius Farias Campos – Ciências Agrárias

    Renata Ovenhausen Albernaz – Ciências Sociais Aplicadas

    Airton José Rombaldi – Ciências da Saúde

    Gelson Perin – Ciências Exatas e da Terra

    Giovana Gonçalves – Linguística e Letras

    Leomar da Rosa Junior – Engenharias

    Lucielli Savegnago – Ciências Biológicas

    Sergio Cava – Inovação Tecnológica

    A PRPPG agradece à comunidade da UFPel pelo apoio e participação no processo proposto e, especialmente, aos pesquisadores que foram escolhidos, por estarem disponíveis para ajudar a Pró-Reitoria nesta importante ação relacionada à distribuição de bolsas de iniciação científica e tecnológica na Universidade.

  • Pesquisadores devem verificar informações na base de dados

    O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) estão informando que, devido a um problema ocorrido na base de dados que armazena as informações dos Projetos de Pesquisa da UFPel, foi feita uma recuperação através de backup e dos próprios dados existentes na base.

    Desta forma, pode haver alguma inconsistência em projetos que foram cadastrados ou alterados no COBALTO no período de 11 de setembro a 29 de novembro de 2013. Isto refere-se aos dados complementares do projeto, como equipe, anexos, bolsistas, entre outros.

    Assim, o CTI e a PRPPG solicitam que as pessoas que cadastraram ou realizaram alterações nos projetos no período acima mencionado entrem no sistema COBALTO para verificar as informações.

    Eventuais problemas deverão ser encaminhados para o email suportepesquisa@ufpel.edu.br, que foi disponibilizado temporariamente para este fim. O telefone 3921-1267 da CTI também estará a disposição para contato.