Notícias
  • SISTEMA ENADE – VOLTOU A FUNCIONAR

    Informamos que o sistema Enade está funcionando novamente. Avisem os colegas! Foi enviado e-mail pelo cobalto para todos os estudantes.
    Relembramos que a prova é no próximo domingo, 26 de novembro, e o aluno deve fazer o seu cadastro, preencher o questionário do estudante e consultar o seu local de prova antes dessa data.
    Todo o acesso é feito no link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
    Além disso, solicitamos aos estudantes concluintes que imprimam o cartão de confirmação de inscrição, disponível também no sistema Enade, na opção “Local de prova”, e levem no domingo.

  • PROBLEMAS SISTEMA ENADE

    Fizemos contato com a Procuradora Institucional e fomos informadas que o sistema Enade está com problemas desde ontem. Mesmo assim, é importante continuar tentando acessá-lo.
    Para maiores esclarecimentos sobre o Enade, fazer contato com o Núcleo de Regulação de Cursos, no telefone 32843954.
    Abaixo, cópia do e-mail recebido pelo colegiado. Por favor, leiam.
    Att.

    Coordenações dos Cursos de Pedagogia

    E-mail recebido do Núcleo de Regulação de Cursos:
    Prezados, boa noite,

    Entro em contato novamente para relembrar do preenchimento do questionário do estudante e da Consulta ao local e e prova do Enade 2017.
    O sistema Enade está com problemas no dia de hoje, apresentando erros cadastrais quando os alunos tentam acessar. Aqueles alunos que conseguem efetuar o acesso, encontram os seus dados cadastrais e questionário do estudante, até então preenchido, em branco.
    Em contato telefônico com o INEP mais cedo, fui informada que eles já estão cientes do problema e estão caminhando para a solução. A previsão era que o sistema estivesse normalizado até a noite, fato que não ocorreu.
    Logo, solicito que, além da divulgação do questionário e da consulta ao local de provas, avisem aos alunos que ainda não sabem onde farão a prova que o sistema está com problemas e solicitem que eles tentem efetuar o acesso novamente amanhã. Caso o problema persista, entrem em contato para que eu possa informar o INEP e solicitar providências novamente.
    Além disso, solicito que peçam a todos os estudantes concluintes que imprimam o cartão com as informações da prova, disponível também no sistema Enade.

  • RETIFICAÇÃO – ENADE URGENTE

    A aplicação da prova do Enade será no próximo dia 26 de novembro e não no dia 26 de dezembro.

    Todos os estudantes inscritos deverão realizar a prova.

  • ENADE – URGENTE

    Reiteramos a urgência dos estudantes concluintes preencherem os dados do cadastro e questionário do estudante para participação no Enade. É importante que todos façam a conferência da sua inscrição.
    O exame será realizado no dia 26 de dezembro e cada estudante deverá verificar seu local de prova diretamente no site do Enade.
    Estudantes listados abaixo foram identificados com pendência pelas coordenações dos cursos de Pedagogia.
    Diurno:
    Ana Maria Gonçalves rech
    Camila Correa Pierzckalski
    Daiane dos Santos Amaral Castro
    Fernanda Kuhn Behling
    Franciele Nunes Brisolara
    Manoela Mendes Lima
    Miriam de Moura Max
    Tania Carmem Vargas Rosa
    Zeila Olifveira de Oliveira
    Noturno:
    Ariane Rosa Baungarten
    Denise Lopes Kruger
    Diana Dutra Radies
    Fernanda Gonçalves Peres
    Fernanda Teixeira Corvelo
    Tatiane Correa Barbosa
    Juliano Matos de Moraes

  • Seminário Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia

    Há, aproximadamente, seis anos a comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia discute reformulações no Projeto Pedagógico do Curso. Tais discussões resultaram em uma proposta que foi sistematizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) e será apresentada ao coletivo da FaE nos dias 13 e 14 de novembro, para discussão e análise. Conforme acordado no final do primeiro semestre letivo, nesses dias todas as atividades acadêmicas da FaE estarão suspensas, para assegurar a participação no evento.

    Sugerimos a leitura dos seguintes documentos, pois embasam a reformulação da Proposta de Projeto Pedagógico que será debatida no evento.

    Diretrizes curriculares gerais para os cursos de formação de professores: resolução_cne_cp n 2_2015_de 1julho_2015

    Diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia: resolução

    Política institucional para os cursos de licenciatura da UFPel: Polít.Instit.UFPel_FP_Resol.COCEPE_25.2017

     

    Programação Seminário da Pedagogia 

    Projeto Político-Pedagógico

     Organização: NDE dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia Vespertino e Noturno

     

    Dia Hora Atividade

    Local

     

    13/11 14h30

    O falso dilema Teoria X Prática

    Prof. Alfredo Veiga-Neto

    Auditório: Campus II

    R. Alm. Barroso, 1202

    13/11

    18h

     

    Reforma do PPP – histórico

    Auditório: ESEF

    R. Luís de Camões, 625

    13/11

    18h30

     

    Concepção de curso e perfíl da/o aluna/o

    Auditório: ESEF

    R. Luís de Camões, 625

    14/11 14h – 16h30 Organização curricular: concepção

    Auditório: ESEF

    R. Luís de Camões, 625

    14/11 16h30

    Intervalo

    Comissão de sistematização

    Intervalo

    Comissão de sistematização

    14/11 18h Apresentação da Sistematização

    Auditório: ESEF

    R. Luís de Camões, 625

     

  • Aproveitamento de Disciplinas (13 a 17 de novembro)

    O prazo para solicitação de aproveitamento de disciplina, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel, vai de 13 a 17 de novembro de 2017.

    A solicitação de aproveitamento de disciplina deverá ser realizada no Colegiado, através do preenchimento de formulário específico para este fim.

    Procedimentos:

    – PEGAR O FORMULÁRIO DE APROVEITAMENTO NA PASTA ROSA (1) NA RECEPÇÃO

    – ANEXAR HISTÓRICO ESCOLAR E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CADA DISCIPLINA JÁ CURSADA. NÃO É NECESSÁRIO ANEXAR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAE.

    – COLOCAR O FORMULÁRIO PREENCHIDO, COM OS DOCUMENTOS ANEXADOS, NA PASTA ROSA (2) NA RECEPÇÃO

     

     

  • Orientações Atividades Complementares

    Cada estudante deverá imprimir o quadro de atividades complementares disponível em https://wp.ufpel.edu.br/pedagogia/atividades-complementares-de-graduacao-acg/ e anexar os certificados (originais e cópias) para análise do cumprimento das 200 horas pelo Colegiado da Graduação. Em caso de cópia autenticada, não é necessário anexar o certificado original.

    Na cópia comum ou na cópia autenticada deverá ser indicada a modalidade (informar o número da atividade, conforme indicado no quadro: 1.1., 1.2, 1.3…) em que deve se enquadrar a atividade complementar.

    É imprescindível a leitura das orientações disponíveis no link https://wp.ufpel.edu.br/pedagogia/atividades-complementares-de-graduacao-acg/

    O material deverá ser deixado na pasta de solicitações do colegiado, na recepção da FaE. Para deixar o material, deverão ser preenchidos todos os campos do formulário de atendimento do colegiado (disponível na pasta, na recepção). Será dada prioridade de análise ao grupo de estudantes com previsão de colação de grau para o segundo semestre letivo de 2017.

    Para os estudantes formandos, o colegiado do curso fará a análise do material e dará retorno em até 15 dias.

    Os documentos originais serão devolvidos aos estudantes, logo após a autenticação pelo colegiado nas cópias simples.

  • Orientações Matrículas – 2º semestre/2017

    Postamos esta notícia com o objetivo de informar todos os prazos de realização da matrícula. Com essa organização, esperamos evitar filas e longas esperas de atendimento nos corredores da FaE, situação que motivou inúmeras reclamações de estudantes, no período de matrículas do primeiro semestre de 2017.

    É importante que cada estudante verifique atentamente o seu histórico escolar para averiguar o que pode ou não ser cursado, antes de fazer a solicitação de matrícula on-line. Cada estudante é responsável por sua matrícula e deve cuidar os prazos definidos pelo Calendário da UFPel, que serão, rigorosamente, seguido pelos Colegiados dos Cursos Diurno e Noturno de Pedagogia.

    Por essa razão, é imprescindível a leitura atenta de todos os passos aqui elencados.

    1. A solicitação de matrícula on-line deverá ser feita de 1 a 4 de setembro. Para verificar as ofertas de disciplinas (obrigatórias e optativas), cada estudante poderá consultar o site http://wp.ufpel.edu.br/pedagogia/. Cabe a cada estudante realizar essa solicitação e não ao colegiado do curso.

    Observar: Alunos ingressantes 2017/2, pelo SISU e PAVE, já foram matriculados.

    1. A consulta do processamento das matrículas deverá ser feito de 6 a 10 de setembro, momento em que, cada estudante, poderá saber se conseguiu ou não vaga na disciplina pretendida.
    2. O período de 11 a 15 de setembro é reservado à correção de matrículas. Esse é um período destinado à inclusão de disciplinas naqueles dias e horários em que não foram processados os pedidos realizados de 1 a 4 de setembro. Nesse período é importante observar os seguintes procedimentos:

    c.1. Cada estudante que tenha dúvidas sobre o processamento de sua matrícula deverá enviar um e-mail para colegiadopedagogia@ufpel.edu.br. No e-mail, deverá ser informado nome completo, número de matrícula, telefone de contato e assunto (dúvida, solicitação de inclusão ou retirada de disciplina, bem como, outra demanda referente à matrícula).

    c.2. Nos dias 11 e 12 de setembro não haverá atendimento externo no colegiado, pois serão reservados ao retorno dos e-mails recebidos, que serão respondidos (e resolvidos no cobalto) na ordem de chegada. Para as solicitações, enviadas por e-mail, que demandarem algum tipo de conversa, serão encaminhados horários específicos para atendimento com as coordenações dos Cursos para cada estudante.

    c.3. Os agendamentos para atendimento presencial serão feitos nos dias 13 e 14 de setembro no turno da tarde (Curso Diurno), e no turno da noite (Curso Noturno). Ressaltamos que esse atendimento somente será feito após o envio do e-mail do Colegiado, com agendamento de horário, para os casos que não puderem ser resolvidos na comunicação on-line. A adoção desse procedimento é para agilizar os trabalhos e conferir um atendimento de qualidade aos estudantes da Pedagogia.

    1. d) Para a matrícula especial, serão encaminhadas outras orientações.

    Solicitamos que sigam as orientações aqui organizadas.

    Informamos que nos dias 31 de agosto e 1, 4, 5, 6 de setembro não haverá expediente externo no colegiado.

    Desejamos Boas Férias!!!!!

    Valdelaine Mendes e Mara Osório

  • ALUNOS DA PEDAGOGIA PARTICIPARÃO DO ENADE 2017

    No ano de 2017 os cursos de Pedagogia estão inclusos no ciclo azul e participarão do ENADE 2017.

    Os alunos selecionados devem obrigatoriamente participar da prova, que será aplicada no dia 26 de novembro de 2017 às 13h (horário de Brasília). O aluno que não participar da prova, ficará com situação irregular perante o ENADE, e portanto, não poderá realizar colação de grau.

     

    CRONOGRAMA ENADE 2017

    • Para confirmação ou solicitação de atendimento especializado ou específico: de 14 de agosto a 03 de setembro.
    • Aluno deve fazer o seu cadastro e acessar o sistema ENADE para confirmar os seus dados pessoais (nome, documentos, endereço, telefone, e-mail, necessidades específicas e especializadas e curso em que foi inscrito): de 14 de agosto a 26 de novembro;
    • Preencher o questionário do estudante, avaliando o curso em que foi inscrito de maneira a colaborar com a melhoria de sua qualidade. Não é momento para desabafos!: de 28 de agosto a 26 de novembro
    • Consultar seu local de prova a partir de 13 de novembro

    Para mais informações sobre o ENADE 2017 acesse o ppt com o treinamento para os alunos: Treinamento

    Lista dos alunos da Pedagogia Diurno que obrigatoriamente devem participar do ENADE 2017

    Lista dos alunos da Pedagogia Noturno que obrigatoriamente devem participar do ENADE 2017

     

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.