Início do conteúdo
    Notícias
  • Curso on-online “Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas”

    MAIS 100 VAGAS!!!!!!
    Em virtude da alta procura estamos disponibilizando mais 100 vagas para o curso on-line “Metodologias e Epistemologias Negras, Descoloniais e Antirracistas”.

    Foi necessário o estudo de outras ferramentas digitais para atendar a demanda.

    Período do curso: de 25 de junho a 10 de setembro

    Inscrições até fechar uma turma de 300 alunas/os. Salientamos que já temos 200 inscritos.

    As vagas são para os alunos do curso de Psicologia e também para a comunidade em geral.

    Inscrições AQUI.

  • PODCAST #3 NEPSI-UFPEL: Produtividade na pandemia

    Confira o podcast sobre “Produtividade na pandemia” do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI) do curso de Psicologia UFPel.

    Este podcast faz parte das ações de extensão realizadas durante o período de distanciamento social.

    O podcast de hoje foi escrito pela graduanda em psicologia Larissa da Silveira Soares, em conjunto com os demais extensionistas. A música autoral é da discente Luise Oliveira. Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI-UFPEL, sob a coordenação do professor Tiago N Munhoz. Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar.

    Para acompanhar as próximas atividades do NEPSI, acesse nosso site e siga nossa página no Facebook e Instagram. Até o próximo episódio!

    Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.nepsi

    Instagram: https://www.instagram.com/ufpel_nepsi/

    Twitter: https://twitter.com/ufpel_nepsi

    Spotify: http://l.ufpel.edu.br/spotifyNepsi

    Anchor: https://anchor.fm/nepsi-ufpel

  • Chamada para Manuscritos

    Divulgo a pedido da profa. Miriam.

    A Associação Brasileira Rede Unida (Rede UNIDA), em cooperação com o Núcleo de Estudos e Pesquisa É’LÉÉKO, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS), torna pública a chamada de manuscritos para compor o segundo volume da Série Pensamento Negro Descolonial: Epistemologias e Metodologias Negras, Descolonias e Antirracistas.

    Serão aceitos manuscritos no formato de narrativas, ensaios teóricos, pesquisas empíricas, relatos reflexivos e analíticos de experiências e histórias de vidas, entre outros estilos de produção de conhecimento.

    Chamadas para Manuscritos

     

  • Inscrição para os projetos da profa. Silvia

    Projeto de Ensino “Intervenções com jogos. Contribuições da Psicologia Histórico-cultural para crianças com dificuldades de aprendizagem “
    O projeto de ensino (2 hs) consistirá em leituras e encontros on-line. Será realizado nas terças-feiras das 14 às 15 horas on-line durante Calendário Alternativo.
    O número de vagas é 10
    Inscrição pelo e-mail silvianarapi@gmail entre 09 a 16 de junho/2020
    Os interessados enviem o nome completo, o número de matrícula, CPF e telefone.
    Caso ultrapasse o número de inscritos será realizada seleção.

    Projeto de Pesquisa “O Jogo de Regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso?” 

    Consistirá em revisões bibliográficas e entrega de resumos. As reuniões serão on-line durante o Calendário Alternativo.
    O número de vagas é 05
    Inscrição pelo email silvianarapi@gmail entre 09 a 16 de junho/2020
    Os interessados enviem o nome completo, o número de matrícula, CPF e telefone.

    Caso ultrapasse o número de inscritos será realizada seleção.

    OBS.: Poderão se inscrever apenas alunos do curso de Psicologia.
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO lança livro

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO, coordenado pela professora Míriam Cristiane Alves no curso de Psicologia da UFPel, acaba de lançar o livro “Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas”, primeira publicação da série Pensamento Negro Descolonial.

    Temos muito orgulho em dizer que, além da professora Míriam, que é organizadora da obra, duas egressas do curso também contribuíram com capítulos no livro. A psicóloga Tatiane Borchardt da Costa é autora do capítulo
    “Colonialidade da sexualidade: dos conceitos ‘Clássicos’ ao pensamento crítico descolonial”. Já a Psicóloga Marina Tremper é autora do capítulo “Escrevivências sobre cuidado ao usuário de álcool e outras drogas: diálogos entre redução de danos e pensamento descolonial.”

    O livro está disponível para download gratuito no link abaixo. Leia e compartilhe!

    https://editora.redeunida.org.br/editora-rede-unida/catalogo/series/pensamento-negro-descolonial/

     

  • Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo a este processo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA https://wp.ufpel.edu.br/cra/

    Fonte: Processo SEI 23110.014392/2020-02.

    Formulario_Readmissao-Trancamento Geral de Matrícula

  • PODCAST #2 NEPSI-UFPEL: Resiliência

    Confira o podcast sobre Resiliência do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI) do curso de Psicologia UFPel.

    Este podcast faz parte das ações de extensão realizadas durante o período de distanciamento social. A ideia é apresentar assuntos diversos relacionados a temas de interesse dos discentes.

    A idealização deste episódio foi do discente Antoniel Sampaio, com produção e locução da acadêmica Luise Oliveira – incluído a música autoral. Contribuíram com a revisão do podcast demais extensionistas – Caren Teixeira, Jéssica Belo, Larissa Soares, Lincoln Leal, Yanca Barcellos – e o professor Tiago N Munhoz (coordenação).

  • PODCAST #1 NEPSI-UFPEL: A era das redes sociais e a sua relação com o mundo

    Confira o primeiro podcast do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI) do curso de Psicologia UFPel.

    Este podcast faz parte das ações de extensão realizadas durante o período de distanciamento social.

    A ideia da proposta é apresentar assuntos diversos relacionados a temas de interesse dos discentes.A idealização, produção e locução foi realizada pela acadêmica Luise Oliveira – incluído a música autoral. Contribuíram com a revisão do podcast demais extensionistas – Antoniel Sampaio, Caren Teixeira, Jéssica Belo, Larissa Soares, Lincoln Leal, Mariana Silveira, Yanca Barcellos – e o coordenador do projeto, professor Tiago N Munhoz.

     

    Acompanhe o NEPSI – UFPEL nas redes sociais

     Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.nepsi

    Twitter: https://twitter.com/ufpel_nepsi

    Instagram: https://www.instagram.com/ufpel_nepsi/

     

     

  • Webinar Parentalidade | Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento da Criança

    Com objetivo de disseminar o debate sobre a importância da Primeira Infância no país, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com o apoio da Fundação Itaú Social, tem o prazer de convidá-lo(a) a participar da série de webinars sobre Programas, Políticas e Instrumentos de Mensuração relacionados ao Desenvolvimento Infantil, que ocorrerão nas próximas quintas-feiras.
    O tema do segundo encontro online, que acontece no dia 21 de maio, é “Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento da Criança”.

    Veja a programação:
    – Sistema de avaliação ASQ-3: Ages and Stages Questionnaires – Tiago Neuenfeld Munhoz (UFPel)
    – Vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” – Claudia Regina Lindgren Alves (UFMG)
    – Avaliação em nível populacional: Caregiver Reported Early Development Instruments (CREDI) – Elisa Rachel Pisani Altafim (USP e FMCSV)

    – Discussão
    Moderação: Maria Beatriz Martins Linhares (USP)

    Horário
    21 mai 2020 02:00 PM em São Paulo

    Inscrições no link  https://bit.ly/webinar-avaliacao-2105