Início do conteúdo
Corpo Docente

LINHA: Cultura, Sociedade e Educação Matemática

 

Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov – Research Gate 

Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos; Educação indígena.

 

Profa. Dra. Daniela Stevanin HoffmannORC ID

Interesses: Psicologia da Educação Matemática em diálogo com influências sociais, culturais e históricas para ensinar e aprender Matemática. Legislação, políticas públicas e currículos em Educação Matemática

 

Profa. Dra. Denise Nascimento SilveiraORC ID

Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação. 

 

Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz

Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.

 

Profa. Dra. Hardalla Santos do ValleORC ID

Interesses: Educação Matemática com as infâncias, Pedagogia Hospitalar e a Educação Matemática, estudo de práticas e saberes docentes na Matemática, processos de ensino e aprendizagem inclusivos, desafios socioambientais da docência, diversidade (raça, gênero, etnia etc) em espaços formais e não-formais e as suas conexões com a Educação Matemática.

          Grupo de Estudos

 

Profa. Dra. Josimara Wikboldt Schwantz ORC ID

Interesses: Filosofia e Psicologia da Educação Matemática; Ensino-aprendizado da Matemática; Formação Docente, seus processos de subjetivação e a transcriação didático-pedagógica.

          Instagram

 

Profa. Dra. Letícia Maria Passos Corrêa – ORC ID

Interesses: Relações, reflexões e metodologias acerca da Educação Matemática e da Música ao longo dos tempos; Reflexões rousseaunianas aplicadas à Educação Matemática; Relações entre epistemologia e formação humana no contexto da Educação Matemática; Estudo da Educação Matemática atrelada a projetos sociais democráticos e humanísticos, em diferentes tempos históricos; Interlocuções entre Filosofia, Educação, Arte e Matemática, enquanto contributos no desenvolvimento da criticidade; Estudos acerca da Etnomatemática, incluindo a integração de narrativas históricas e filosóficas no ensino de conceitos matemáticos; Impacto das ideias filosóficas sobre ciência, lógica e matemática nos sistemas educacionais.

          Página Pessoal-Profissional

 

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira – ORC ID

Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.

 

Profa. Dra. Richéle Timm dos Passos da Silva – ORC ID

Interesses: Formação de Professores e Educação Matemática (fundamentos sócio-históricos e filosóficos/políticas/estruturas/modelos formativos), Interculturalidade e Internacionalização na Educação Matemática e no Ensino de Matemática.

Página Perfil UFPel

 

 

LINHA: Práticas Educativas e Formativas em Educação Matemática 

 

Prof. Dr. Andre Luis Andrejew Ferreira ORC ID

Interesses: EaD; Tecnologias Digitais; Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior; Pensamento Computacional

 

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros AlvesORC ID

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.

Página Pessoal-Profissional

GEEMAI

 

Profa. Dra. Carla Denize Ott FelcherORCID ID

Interesses: Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e na formação de professores; Inteligência Artificial; Educação 5.0 e EaD no contexto da Educação Matemática.

 

Prof. Dr. Cícero Nachtigall ORC ID

Interesses: Formação de professores de Matemática; Aprendizagem Autoregulada; Metodologias Ativas; Tecnologias Digitais; Inteligˆência Artificial.

          Página Pessoal-Profissional

          Página LEIIAA

 

Profa. Dra. Daiane Scopel Boff ORC ID

Interesses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática; Constituição da docência e processos de formação em Matemática; Dimensões teórica e prática da Matemática.

 

Profa. Dra. Marta Cristina Cezar PozzobonORC ID

Interesses: Formação e Docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Práticas Pedagógicas e Formativas. Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Currículos e documentos curriculares. Estudo de Aula (Lesson Study) e Desenvolvimento Profissional Docente.

 

Profa. Dra. Rita de Cassia de Souza Soares Ramos – ORC ID

Interesses: Psicologia da Educação Matemática; Processos Cognitivos em Ensino e Aprendizagem de Matemática; Didática da Matemática; Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Laboratório de Ensino de Matemática.

          Laboratório Multilinguagens

 

Profa. Dra. Rozane da Silveira AlvesORC ID

Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.

Rede Colabora

 

Profa. Dra. Sabrina Bobsin SalazarORC ID

Interesses: Práticas docentes de matemática e suas relações com a reprodução e ruptura de instituições sociais nos diversos níveis de escolaridade. Como práticas docentes de matemática podem ser aprendidas por docentes em formação inicial e continuada.

 

Profa. Dra. Thaís Philipsen GrützmannORC IDResearch Gate

Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva, no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.

Página Pessoal-Profissional

MathLibras