Início do conteúdo
Corpo Docente

LINHA: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov – Research Gate

Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos; Educação indígena.

Prof. Dr. Diogo Franco Rios – ORC ID

Interesses: História da Educação Matemática; História da Matemática; História da Formação de Professores; Estudos Culturais e Educação Matemática; História Oral e Educação Matemática, com enfoque em temas como Inclusão e atendimento a grupos sociais menos valorizados no contexto educativo brasileiro, como idosos, pessoas com deficiências, grupos marginalizados ou vulnerabilizados.

Profa. Dra. Daniela Stevanin HoffmannORC ID

Interesses: Psicologia da Educação Matemática em diálogo com influências sociais, culturais e históricas para ensinar e aprender Matemática. Legislação, políticas públicas e currículos em Educação Matemática

Profa. Dra. Denise Nascimento SilveiraORC ID

Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação. 

Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz

Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira – ORC ID

Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.

 

LINHA: Tecnologias e Educação Matemática 

Prof. Dr. Andre Luis Andrejew FerreiraORC ID

Interesses: EaD; Tecnologias Digitais; Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior; Pensamento Computacional

Profª Dra. Carla Denize Ott FelcherORCID ID

Interesses: Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e na formação de professores; Inteligência Artificial; Educação 5.0 e EaD no contexto da Educação Matemática.

Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz SperottoORC ID

Interesses: Processos de aprendizagem intermediados por tecnologias digitais, metodologias ativas como facilitadoras de aprendizagem, mídias digitais e constituição de sujeitos, todos vinculados a Educação Matemática.

Profa. Dra. Rozane da Silveira AlvesORC ID

Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.

Rede Colabora

 

LINHA: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros AlvesORC ID

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.

Página Pessoal-Profissional

GEEMAI

Profa. Dra. Daiane Scopel Boff 

Interesses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática; Constituição da docência e processos de formação em Matemática; Dimensões teórica e prática da Matemática.

Profa. Dra. Marta Cristina Cezar PozzobonORC ID

Interesses: Formação e Docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Práticas Pedagógicas e Formativas. Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Currículos e documentos curriculares. Estudo de Aula (Lesson Study) e Desenvolvimento Profissional Docente.

Profa. Dra. Rita de Cassia de Souza Soares Ramos – ORC ID

Interesses: Psicologia da Educação Matemática; Processos Cognitivos em Ensino e Aprendizagem de Matemática; Didática da Matemática; Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Laboratório de Ensino de Matemática.

Profa. Dra. Thaís Philipsen GrützmannORC IDResearch Gate

Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva, no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.

Página Pessoal-Profissional

MathLibras