Início do conteúdo
    Notícias
  • Visita à escola Jardim De Allah

    Na terça-feira, 10 de maio de 2022, o projeto LEIAA desenvolveu, em parceria com o projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática da UFPel, uma atividade na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim de Allah.

    A atividade contou com a colaboração das professoras Amanda Pranke e Emília Cristina Rodrigues Teixeira, dos estudantes Carlos Eduardo de Miranda Bellomo, Felipe Gonçalves de Souza, Gustavo Weirich Corrêa e Rodrigo Oliveira Moreira, todos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática integral e noturno da UFPel, além do professor Cícero Nachtigall, coordenador do projeto LEIAA.

    A atividade foi desenvolvida pelo grupo durante a disciplina de Projeto de Vida, com o objetivo de fomentar a aprendizagem autorregulada, apresentar a UFPel, seus cursos e suas principais formas de ingresso.

    A professora Amanda Pranke, doutora em Educação pela UFPel e professora das turmas, destacou a importância do projeto LEIAA na escola, especialmente, ao abordar a temática das estratégias autorregulatórias para a promoção da autorreflexão, autonomia e projeção no futuro. Para os estudantes de Ensino Fundamental, esse tipo de atividade, segundo ela, potencializa a percepção e o desenvolvimento de habilidades como a proatividade, responsabilidade, persistência e resiliência, o que pode contribuir para a tomada de decisão a respeito da carreira profissional, sendo esse o objetivo principal da disciplina de Projeto de Vida.

    O professor Cícero, ex-aluno da escola, destacou a gratidão pela oportunidade e o compromisso desta instituição para com a formação dos seus estudantes. Ele acrescenta, ainda, a importância de aproximar a universidade da escola, estabelecendo parcerias como esta, na qual todos saem fortalecidos. Nas palavras dele, à escola e aos estudantes do ensino básico, é oportunizado um espaço fecundo que pode fomentar o estabelecimento de novos objetivos e/ou potencializar as metas já traçadas para a formação profissional. À universidade, por sua vez, agrega-se um precioso espaço de inserção dos estudantes e professores dos cursos de licenciatura em matemática da UFPel no espaço escolar, implicando em novas experiências e aprendizagens.

    No primeiro momento o encontro destinava-se aos alunos do 8º ano, mas logo ao saber do que se tratava os alunos do 9º ano entusiasmados solicitaram sua presença na participação da atividade. De início havia uma mistura de euforia e receio do que aquele momento se tratava, mas aos poucos os alunos foram se familiarizando com o assunto e o clima foi se destinando a uma conversa descontraída e produtiva a favor do propósito do encontro, tendo a participação natural da turma em sua maioria, com perguntas e curiosidades dos mais diversos assuntos.

    Poder participar da vida escolar dessas crianças, mesmo que por um breve momento, e deixar uma contribuição para sua jornada estudantil é de fato algo gratificante, pois fica a sensação de que mesmo que em um momento futuro, alguns deles podem lembrar desse encontro e sobre o que foi falado a eles, e dessa forma aplicarem em suas rotinas de estudos alguns dos pontos que foram abordados, como relato de cada um dos colaboradores do projeto ou como algum aconselhamento passado nesse momento.

    O acadêmico Felipe, bolsista do projeto LEIAA, acrescenta que devido ao tempo curto (aproximadamente uma hora e meia), não foi possível contemplar todos os tópicos previstos para o encontro e disso resultou um convite das turmas para uma segunda conversa que ocorrerá terça-feira, dia 24 de maio. Ele adiciona que a atividade foi muito gratificante de ser realizada e que contribuiu para sua formação como professor. Segundo Felipe, a atividade lhe trouxe o sentimento de que está no caminho certo, que por experiências como esta que ele vê que a profissão que quer para sua vida é ser docente.

    O acadêmico Rodrigo, bolsista do Projeto GAMA e colaborador do LEIAA, evidencia o fato de que essa experiência é essencial no processo de formação de qualquer professor, ter a oportunidade de estar em sala de aula, em contato com os alunos é de uma riqueza incomensurável. O colaborador também descreve que o encontro foi uma das melhores experiências vividas até agora na graduação: “Além de ter sido uma conversa descontraída e cheia de risadas, poder perceber nas expressões deles e nas incontáveis perguntas o quanto aquele momento estava sendo proveitoso, é a melhor recompensa que eu poderia ter”.

    Por fim ele destaca que o exercício desta atividade é uma via de mão dupla, uma vez que a conversa sobre a autorregulação da aprendizagem e a presença da UFPel dentro das escolas de ensino básico oportunizam que os alunos sintam-se um pouco mais perto da universidade pública. Além de incentivar a reflexão sobre importantes assuntos que poderão auxiliá-los a melhorar seus desempenhos escolares e orientá-los nas tomadas de decisões sobre quais os melhores caminhos a serem escolhidos nos seus processos de formação. Para os colaboradores, a atividade permite colocar em prática todas as referências e aprendizados que foram incentivados pelo professor Cícero, coordenador do projeto.

    De acordo com Carlos Eduardo, colaborador do projeto LEIAA, a atividade representou a possibilidade de aproximação à realidade vivida por aquelas crianças, muitas sem o simples conhecimento de como uma instituição de ensino superior público funciona e o que lhes pode proporcionar.

    O acadêmico Gustavo, colaborador do projeto, ressalta a importância dessa atividade tanto para os estudantes do ensino básico, quanto para os licenciandos em formação. Para os alunos, essa disponibilidade e proximidade com acadêmicos da UFPel, cria uma ligação entre a comunidade e a universidade, mostrando que essa instituição é lugar democrático e que está disponível a todos. Além disso, diversas dúvidas foram sanadas, tal ação é fundamental para o futuro ingresso desses estudantes à universidade pública. Ele destaca ainda que “foi uma experiência diferenciada para nós enquanto projeto. Após dois anos com várias rodas de conversas com estudantes da UFPel, atividade de extensão no IFSul (Instituto Federal Sul-riograndense), escritas de resumo, e muito trabalho remoto, uma atividade presencial com estudantes da educação básica foi de suma importância para colocar em prática os aprendizados adquiridos ao longo do primeiro ano do LEIAA”. O acadêmico agradeceu a oportunidade de sua participação ao professor Cícero, o convite da professora Amanda, e pela receptividade e carinho dos alunos da Escola Jardim de Allah. 

    Participaram desta atividade, um total de 24 estudantes de oitavo ano e 20 de nono ano.

    Escolas interessadas em agendar atividades similares poderão enviar mensagem para: projetoleiaaufpel@gmail.com 

  • Primeira Reunião Presencial do LEIAA

    No dia 20 de abril de 2022, o grupo de colaboradores do LEIAA se reuniu presencialmente, pela primeira vez, desde a criação do projeto. A reunião contou com a presença do professor Cícero Nachtigall, docente coordenador do projeto, da professora Amanda Pranke, colaboradora externa e dos discentes colaboradores: Carlos Eduardo de Miranda Bellomo, Felipe Gonçalves de Souza, Gustavo Weirich Correa, Karen Klug Kruguer, Nelitiane Soares dos Santos e Rodrigo Oliveira Moreira.

    Ao longo dos anos de 2021 e 2022, foram realizadas diversas reuniões virtuais e a reunião no campus Anglo representou a possibilidade de concretizar o que há meses era esperado: um encontro presencial, destaca o professor Cícero.

    Na ocasião, o grupo formado por diversos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Matemática – Noturno, realizou discussões acerca de temas relacionados à Aprendizagem Autorregulada, programou novas atividades que serão oferecidas às escolas públicas e aos estudantes ingressantes destes cursos e aproveitou para visitar as instalações do campus Anglo da UFPel, tendo em vista que diversos colaboradores ingressaram já no período de aulas remotas e ainda não conheciam tais espaços.

    Segundo Felipe, bolsista do projeto LEIAA, que está no projeto como voluntário desde antes de seu ingresso na universidade, a reunião significou um passo a mais para se sentir dentro da universidade, poder conhecer os rostos que via apenas de forma virtual, depois de tanto tempo trabalhando juntos, foi de uma imensa alegria, relata ele. “Poder conhecer meus colegas e o ambiente acadêmico após dois semestres de forma remota, foi bom demais, me motivando a continuar crescendo com o Projeto e auxiliando no seu crescimento também, me animou ainda mais para o próximo semestre, que ao que tudo indica, será presencial, o Projeto LEIAA é sem dúvidas a melhor coisa que me aconteceu desde que ingressei na universidade, sou extremamente grato!”

    De acordo com Gustavo, colaborador do LEIAA, o encontro foi muito gratificante e enriquecedor, como destaca “depois de mais de dois anos de ensino remoto, foi muito empolgante poder conhecer meus colegas de curso e de projeto pessoalmente. Além disso, conhecer os espaços disponíveis no campus Anglo trouxe um sentimento de pertencimento que, até então, parecia que eu não tinha”. 

  • Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Divulgação da turma para a atividade: Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Maiores informações serão enviadas para o email cadastrado no ato da inscrição.

     

    Nome completo
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES
    CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO
    ERIC CARRARD FERREIRA
    KAREN KLUG KRUGER
    NELITIANE SOARES DOS SANTOS
    UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO

  • Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Se você é estudante dos cursos de Licenciatura em Matemática ou Física da UFPel, venha participar Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade que será oferecida pelo projeto LEIAA (Laboratório de Estudos e Investigações sobre Aprendizagem Autorregulada).

    Estudantes de todos os semestres podem participar!

    As conversas terão como fio condutor algumas cartas do livro “Cartas de Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior”. Por meio da leitura, análise e discussão destas cartas serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Inscrições: de 16/02/22 a 23/02/22.

    Divulgação da turma: 25/02/22.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros síncronos: 03/03, 04/03 e 05/03 das 9:00 às 11:00.

    Público prioritário: Estudantes de licenciatura em matemática ou física, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Terão direito ao comprovante de participação de 20 horas os participantes que obtiverem frequência em pelo menos 75% de presença nos encontros síncronos e no envio das atividades propostas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Faça a sua inscrição aqui.

  • Turma para a atividade: Roda de conversas sobre autorregulação da aprendizagem

    Divulgação da turma para a atividade: Roda de conversas sobre autorregulação da aprendizagem.

    Maiores informações serão enviadas para o email cadastrado no ato da inscrição.

     

    Nome completo
    ALEXANDRE OLIVEIRA JORGE
    ALINE DIAS DE OLIVEIRA BUENO
    CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO
    CAROLINE RODRIGUES SOARES
    ELENICE DA SILVA SOBRINHO
    HORRANA COELHO KLAGENBERG
    JULIA RODRIGUES RIBAS
    LUCAS BARRETO BARBOSA
    LYON BIERHALS DA SILVEIRA
    VITOR SAQUETE RODRIGUES
    WILLIAM DA CRUZ SINOTTI
    YASMIN BEILFUSS HORNKE

  • Integração à universidade: Roda de conversas sobre autorregulação da aprendizagem

    As conversas terão como fio condutor algumas cartas do livro “Cartas de Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior”. Por meio da leitura, análise e discussão destas cartas serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Inscrições: de 04/08/21 a 12/08/21.

    Divulgação da turma: 13/08/21.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros síncronos: 14/08, 21/08, 28/08 e 04/09 das 9:00 às 11:00.

    Público prioritário: Estudantes de licenciatura em matemática ou física, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Terão direito ao comprovante de participação de 20 horas os participantes que obtiverem frequência em pelo menos 75% de presença nos encontros síncronos e no envio das atividades propostas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Faça a sua inscrição aqui.

  • Turma para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada.

    Turma para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada – Segunda oferta de 2020/2.

    As informações serão enviadas para os emails cadastrados no ato da inscrição.

    Nome completo
    BETANIA DOMINGUES FURTADO
    CARLA GIOVANA GONÇALVES MALGUEIRO
    DION GUSTAVO OXLEY LEITE
    FELIPE GONÇALVES DE SOUZA
    GEICIELE RAATZ HARTWIG
    JULIANA CARVALHO BITTENCOURT
    LETICIA BARROS DIAS SOARES
    MAIARA DUARTE TAVARES
    NELITIANE SOARES DOS SANTOS

     

  • Inscrição para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada.

    Nesta atividade serão contempladas cinco cartas do livro “Cartas de Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior”. Por meio da leitura, análise e discussão das cartas serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Inscrições: de 19/04/21 a 30/04/21.

    Quantidade de vagas: 30.

    Divulgação da turma: 02/05/21.

    Datas e horários dos encontros síncronos: 08/05/21, 15/05/21, 22/05/21 e 29/05/21 das 9hs às 10:30hs.

    Público prioritário: Estudantes de licenciatura em matemática ou física, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Terão direito ao comprovante de participação de 20 horas os participantes que obtiverem frequência em pelo menos 75% de presença nos encontros síncronos e no envio das atividades propostas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Faça a sua inscrição aqui.

     

  • Turma para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada.

    Turma para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada – Primeira oferta de 2020/2.

    As informações serão enviadas para os emails cadastrados no ato da inscrição.

     

    ALINE DE SOUZA MUNIZ
    ANDERSON COSTA MORAES
    CAMILA PINTO AIRES
    CARLA DENISE ROCHA DA SILVA
    CLÁUDIO BITTENCOURT
    CLAYTON MARCELO FREITAS DE AVILA
    CRISTIAN LÜBKE
    CRISTIAN TORRES AMARAL
    EDUARDA HARTWIG CENTENO
    ELIARA R D BRISOLARA
    ERIC CARRARD FERREIRA
    GABRIEL DOKI KÖNIG DE MELLO
    JOSÉ AIRTON LIMA CARDOSO
    JULIANO JARDIM DE CASTRO
    LARISSA MAIA SCHMIDT
    MAIARA DUARTE TAVARES
    MILENE DUMMER
    NATHÁLIA BARROSO
    NELITIANE SOARES DOS SANTOS
    THIAGO DE OLIVEIRA LUÇARDO

     

  • Inscrição para a atividade: Conversando com o Gervásio sobre aprendizagem autorregulada.

    Inscrições: de 22/03/21 a 30/03/21.

    Quantidade de vagas: 20.

    Divulgação dos participantes: 01/04/21.

    Datas e horários dos encontros síncronos: 03/04/21, 10/04/21, 17/04/21 e 24/04/21 das 9hs às 10:30hs.

    Público prioritário: Estudantes de licenciatura em matemática ou física.

    Observações:

    1) Terão direito ao comprovante de participação de 20 horas os participantes que obtiverem frequência em pelo menos 75% de presença nos encontros síncronos e no envio das atividades propostas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Faça a sua inscrição aqui.