Início do conteúdo
    Notícias
  • LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar durante o mês de outubro

    Os projetos LEIAA e GAMA – Grupo de Apoio em Matemática oferecerão, ao longo do mês de outubro, uma atividade integrada de revisão em Matemática Elementar para estudantes do IFM – Instituto e Física e Matemática.

    A atividade será desenvolvida na abordagem Sala de Aula Invertida. Participe!

    Abordagem: Sala de Aula Invertida.

    Datas: 03/10, 04/10, 10/10, 11/10, 17/10 e 18/10.

    Horários: das 14:00 às 16:00

    Local: Sala 221 do prédio 5 (Sala do Projeto GAMA no Campus Capão do Leão).

    Vagas: 25 (preenchimento por ordem de inscrição).

    Período de inscrições: de 23/09 a 30/09.

    Divulgação da turma: 01/10.

    Conteúdos de matemática contemplados: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

    Dinâmica da atividade: Os conteúdos de Matemática Elementar serão disponibilizados na forma de apostila e em vídeo. Os participantes deverão acessar o material disponibilizado de forma antecipada a cada encontro, elaborar um resumo do conteúdo e aplicar o conhecimento resolvendo a lista de exercícios sugerida. As dúvidas serão elucidadas nos encontros presenciais.

    Observações:

    1) Os estudantes que participarem dos encontros e desenvolverem as atividades terão direito a um comprovante de participação num total de 20 horas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Clique AQUI para realizar sua inscrição.

  • Projeto LEIAA participa da I Jornada das Licenciaturas UAB/UFPEL

    O projeto LEIAA participou, nesta terça-feira (10/09/24) da I Jornada das Licenciaturas UAB/UFPEL, organizada pelo Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED/UFPel). A atividade intitulada “Dicas para estudar e aprender na universidade” foi desenvolvida pelas professoras Amanda Pranke e Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, ambas com pós-doutorado em Autorregulação da Aprendizagem, e pelo professor Cícero Nachtigall, coordenador do LEIAA.

  • Primeiro ciclo de estudos sobre Aprendizagem Autorregulada

    O projeto LEIAA (Laboratório de Estudos e Investigações sobre Aprendizagem Autorregulada) promoverá um ciclo de estudos sobre Aprendizagem Autorregulada. A atividade consistirá na leitura e discussão coletiva de textos sobre o tema.
    Os encontros serão realizados na modalidade virtual síncrona ao longo de três sábados pela manhã.

    Inscrições: de 04/09/24 a 15/09/24.

    Divulgação da turma: 16/09/24.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros virtuais síncronos: 21/09, 05/10 e 19/10, das 8:30 às 10:00.

    Público prioritário: Estudantes ingressantes de licenciatura em matemática, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Os estudantes que participarem dos encontros e desenvolverem as atividades terão direito a um comprovante de participação num total de 20 horas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Clique AQUI para realizar sua inscrição.

  • Projeto LEIAA realiza exposição na 30ª Fenadoce, no estande da UFPel

    No dia 27 de julho, sexta-feira, o projeto LEIAA teve a satisfação de realizar uma exposição no estande da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante a 30ª edição da Fenadoce. A mostra foi realizada das 18hs às 20hs e contou com a participação dos estudantes Leticia Barros Dias Soares, Matheus Nogueira Lopes e Luana Dias Lameira, acompanhados pelo professor coordenador do projeto, Cícero Nachtigall.

    O grupo disponibilizou dois informativos, sendo um deles com orientações sobre como criar uma agenda e uma breve explicação da Técnica Pomodoro. O outro informativo trazia instruções sobre como sublinhar e resumir textos. Com o objetivo de informar os visitantes da feira, uma televisão foi disponibilizada no estande. Durante a exposição, um vídeo foi exibido, apresentando os objetivos do projeto e detalhando as atividades realizadas ao longo do último ano.

     

  • Projeto LEIAA desenvolve atividade na escola Nossa Senhora de Lourdes

    O projeto LEIAA participou de atividades na Escola Nossa Senhora de Lourdes. Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto, destaca-se “A elaboração de resumos como estratégia potencializadora da aprendizagem”.

    A atividade, que contou com a participação de diversos estudantes do 1º ano do Ensino Médio (Noturno), foi desenvolvida pelos estudantes Leticia Dias e Matheus Nogueira, sob a orientação do professor Cícero Nachtigall, coordenador do LEIAA.

    A importância da autorregulação na aprendizagem foi destacada, orientando os alunos como gerenciar seu próprio processo de estudo de maneira eficiente. A elaboração de resumos foi utilizada como uma estratégia chave para melhorar a compreensão e a retenção de informações. Com intuito de fazer os estudantes refletir sobres essas técnicas que são fundamentais para o sucesso acadêmico, assim como, a capacidade de identificar informações importantes e sintetizá-las de forma clara e objetiva.

    A atividade foi desenvolvida no dia 01 de julho de 2014, das 19:00 às 20:10, nas dependências da escola.

  • Participantes da atividade Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    O projeto LEIAA dá as boas-vindas aos estudantes abaixo relacionados e informa que maiores informações sobre a atividade foram enviadas para o endereço de email cadastrado no ato da inscrição!

    Os encontros virtuais síncronos ocorrerão nos dias 04/05, 11/05 e 18/05, das 8:30 às 10:00.

    Nome completo
    DANIELA CABANA HENDLER
    DÉBORA XAVIER DA SILVA
    DIONATAN GARCIA SIQUEIRA DA SILVA
    ELLEN MÜLLER
    ESTEFÂNIA CANEZ MIELKE
    GABRIEL SOUZA DA SILVA
    GABRIELA DE FARIAS GONÇALVES
    HELENIZE CALDERIPE VELEDA
    JEAN CARLOS RAMOS PORTO
    JESSICA RUBIRA DA SILVA
    JOANA ALINE MOREIRA SIMÕES
    JOÃO VITOR RADDATZ TIMM
    JOSÉ FERNANDO UGOSKI SILVEIRA
    LARA DILELIO ALVES
    LISA ALVES DE SOUSA
    NATÁLIA ALENCAR DA SILVA MACEDO
    REYNERTH PEREIRA DA COSTA
    WALATAN MATOS DA LUZ
    WILLIAM PORTO RODRIGUES

     

  • Projeto LEIAA participa de atividades em duas escolas.

    O projeto LEIAA desenvolveu a atividade intitulada “Explorando a Aprendizagem: Dicas Práticas sobre Como Iniciar os Estudos e favorecer o Aprendizado” nas escolas municipais Prof. Maria Helena Vargas da Silveira (22/04) e Escola Municipal Ensino Fundamental Circulo Operário Pelotense (23/04).

    A atividade contou com a participação de diversos estudantes do ensino fundamental e foi desenvolvida pelos estudantes Bruna Vinholes Lopes, Gleisson Couto de Oliveira, Nathaly Alves Picanço e pelo professor Cícero Nachtigall, coordenador do LEIAA.

    O projeto agradece imensamente o convite da professora Fabiane Viana e presta homenagem a esta docente pela sua dedicação aos seus alunos.

    Escola Municipal Ensino Fundamental Circulo Operário Pelotense (23/04)

    Prof. Maria Helena Vargas da Silveira (22/04)

  • Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Se você é estudante da dos cursos de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Matemática da UFPel, venha participar Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade que será oferecida pelo projeto LEIAA (Laboratório de Estudos e Investigações sobre Aprendizagem Autorregulada).
    Os encontros serão realizados na modalidade virtual síncrona ao longo de três sábados pela manhã.

    Serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Estudantes de todos os semestres podem participar!

    Inscrições: de 19/04/24 a 30/04/24.

    Divulgação da turma: 02/05/24.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros virtuais: 04/05, 11/05 e 18/05, das 8:30 às 10:00.

    Público prioritário: Estudantes ingressantes de licenciatura em matemática, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Os estudantes que participarem dos encontros e desenvolverem as atividades terão direito a um comprovante de participação num total de 20 horas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Clique AQUI para realizar sua inscrição.