Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto LEIAA participa de atividades em duas escolas

    O projeto LEIAA desenvolveu a atividade intitulada “Explorando a Aprendizagem: Dicas Práticas sobre Como Iniciar os Estudos e favorecer o Aprendizado” nas escolas municipais Prof. Maria Helena Vargas da Silveira (22/04) e Escola Municipal Ensino Fundamental Circulo Operário Pelotense (23/04).

    A atividade contou com a participação de diversos estudantes do ensino fundamental e foi desenvolvida pelos estudantes Bruna Vinholes Lopes, Gleisson Couto de Oliveira, Nathaly Alves Picanço e pelo professor Cícero Nachtigall, coordenador do LEIAA.

    O projeto agradece imensamente o convite da professora Fabiane Viana e presta homenagem a esta docente pela sua dedicação aos seus alunos.

    Escola Municipal Ensino Fundamental Circulo Operário Pelotense (23/04)

    Prof. Maria Helena Vargas da Silveira (22/04)

  • Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade.

    Se você é estudante da dos cursos de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Matemática da UFPel, venha participar Roda de conversa sobre autorregulação da aprendizagem: Integração à universidade que será oferecida pelo projeto LEIAA (Laboratório de Estudos e Investigações sobre Aprendizagem Autorregulada).
    Os encontros serão realizados na modalidade virtual síncrona ao longo de três sábados pela manhã.

    Serão abordados alguns temas centrais da Aprendizagem Autorregulada, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e procrastinação.

    Estudantes de todos os semestres podem participar!

    Inscrições: de 19/04/24 a 30/04/24.

    Divulgação da turma: 02/05/24.

    Quantidade de vagas: 30.

    Datas e horários dos encontros virtuais: 04/05, 11/05 e 18/05, das 8:30 às 10:00.

    Público prioritário: Estudantes ingressantes de licenciatura em matemática, mas quaisquer estudantes da UFPel podem participar.

    Observações:

    1) Os estudantes que participarem dos encontros e desenvolverem as atividades terão direito a um comprovante de participação num total de 20 horas.

    2) Havendo mais inscritos do que vagas, as mesmas serão preenchidas por ondem de inscrição.

    Clique AQUI para realizar sua inscrição.

  • Projeto LEIAA conversa com os ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática à Distância

    O projeto LEIAA ofertou, no dia 23 de abril de 2024, a oficina “Estratégias autorregulatórias para potencializar a aprendizagem na universidade” para os estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática à distância – CLMD da UFPel.

    A atividade ocorreu na modalidade de webconferência e foi ministrada pela professora doutora Amanda Pranke.

    Participaram 35 estudantes dos dos polos de Arroio dos Ratos, Canguçu, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha e Sobradinho.

  • Projeto LEIAA promove o último encontro de estudos do ano de 2023

    No último dia 16 de dezembro, o Projeto LEIAA realizou seu último encontro de estudos do ano de 2023. Durante a reunião, foi abordado um texto sobre autoeficácia, e houve também uma análise retrospectiva do ano, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de compartilhar seus comentários e percepções acerca do período dedicado ao estudo e aprendizado sobre autorregulação da aprendizagem.
    Dentre os participantes estavam Adriana de Fátima Cruz Rodrigues, Bruna Vinholes Lopes, Clarissa Félix Tavares, Gleisson Couto de Oliveira, Letícia Barros Dias Soares, Matheus Nogueira Lopes, Nathaly Alves Picanço, Sérgio Luiz Pierobom e Vânia Escanlat Pereira, e o coordenador do projeto o Professor Cícero Nachtigall. Como atividade final, foi elaborada uma nuvem de palavras para para sintetizar todos os aspectos relevantes que o Projeto LEIAA desempenhou ao longo do ano.

  • Projeto LEIAA promove ação para fomentar a autorregulação da aprendizagem no curso de turismo.

    No dia 13 de dezembro de 2023, o Projeto LEIAA realizou uma ação no curso de Turismo. Foram abordadas algumas dimensões relacionadas a autorregulação da aprendizagem por meio de atividades interativas, reflexivas e partilhas de experiências. A oficina contou com a presença de 8 estudantes do curso de Turismo e da professora Gisele Silva Pereira, responsável pela disciplina de Pesquisa em Turismo II. O encontro foi conduzido pelo coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, teve duração de duas horas e e foi realizado na sala 342 do Campus Anglo. O projeto LEIAA convida e se coloca a disposição de professores e cursos interessados em desenvolverem atividades relacionadas a autorregulação da aprendizagem.

  • Participantes da atividade de revisão em Matemática Básica

    Os projetos LEIAA e GAMA agradecem o interesse dos estudantes abaixo relacionados e informa que maiores informações sobre a atividade foram enviadas para o endereço de email cadastrado no ato da inscrição!

    Os encontros virtuais síncronos ocorrerão nos dias 09/10, 11/10, 16/10, 18/10 e 20/10, das 8:30 às 10:00.

    ADRIANA DE FÁTIMA CRUZ RODRIGUES
    ANA VITÓRIA ALVES NEITZKE MARTINS
    ANIELE MORAES FURTADO
    CAUAN BRITO SILVA
    CYNTIA BORGES SPERLING
    GABRIEL FONSECA LEITZKE
    JOÃO VITOR RADDATZ TIMM
    LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO
    MARCELO CARVALHO DA SILVA
    MARIA HELENA LOPES AFONSO
    NELITIANE SOARES DOS SANTOS
    RODRIGO DOS SANTOS MARTINEZ
    SERGIO LUIZ PIEROBOM

     

  • LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar no recesso

     

    LEIAA e GAMA oferecem revisão em matemática elementar

     

    Os projetos LEIAA e GAMA – Grupo de Apoio em Matemática oferecerão, nas duas últimas semanas do próximo recesso acadêmico, uma atividade integrada de revisão em Matemática Elementar para estudantes do IFM – Instituto e Física e Matemática. A atividade, que será desenvolvida na abordagem Sala de Aula Invertida, integrará elementos que visam fomentar a aprendizagem autorregulada.

    Participe!

    Abordagem: Sala de Aula Invertida, com encontros virtuais síncronos.

    Datas: 09/10, 11/10, 16/10, 18/10 e 20/10.

    Horários: das 8:30 às 10:00 (encontros virtuais síncronos)

    Local: O link da sala de webconferência será enviado para o email cadastrado no ato da inscrição.

    Vagas: 40 (preenchimento por ordem de inscrição).

    Período de inscrições: de 25/09 a 02/10.

    Divulgação da turma: 03/10.

    Conteúdos de matemática contemplados: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios. Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente.

    Dinâmica da atividade: Os conteúdos de Matemática Elementar serão disponibilizados na forma de apostila e em vídeo. Os participantes deverão acessar o material disponibilizado de forma antecipada a cada encontro, elaborar um resumo do conteúdo e aplicar o conhecimento resolvendo a lista de exercícios sugerida. As dúvidas serão elucidadas com os bolsistas (em espaço que será disponibilizado para a turma) ou nos encontros virtuais síncronos.

    Parte de cada encontro será destinada para conversas sobre a aprendizagem invertida e aprendizagem autorregulada, no formato de infusão curricular.

    Carga-horária do curso: 20 horas(1).

    Faça a sua inscrição AQUI.

     

    (1) A frequência será contabilizada por meio da participação nos encontros virtuais síncronos e envio de atividades. Terá direito ao atestado de participação estudantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência.

  • Projeto LEIAA oferece atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS

    Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto LEIAA ofereceu uma atividade sobre gestão do tempo no Ciclo de Palestras CCOS – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
    A atividade foi ministrada pela professora Célia Artemisa Miranda (FAE/UFPel) e pelo professor Cícero Nachtigall (FAE/UFPel) e abordou a gestão do tempo integrada a perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.
    Participaram do evento estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Turismo, Tecnólogo em Comércio Exterior, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais.

  • Projeto LEIAA visita a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.

    No dia 25 de agosto, o projeto LEIAA visitou a Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, onde aplicou uma atividade em turmas do turno da noite. O objetivo principal dessa atividade era apresentar a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e suas diferentes formas de ingresso, além de abordar a importância da autorregulação da aprendizagem.

    O projeto realizou a atividade com as turmas, do 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio. O discente Matheus Nogueira Lopes, e o coordenador do projeto, Professor Cícero Nachtigall, estiveram presentes. Durante a atividade, os estudantes puderam interagir, elucidar dúvidas e participar de uma atividade prática que consistiu em realizar um planejamento para ultrapassar dificuldades de aprendizagem nas disciplinas escolares,