Início do conteúdo
Depoimentos

Este espaço é destinado para que você que participou do projeto LEIAA possa deixar seu sua impressão, comentário, sugestão ou crítica.

Fique à vontade!

Para deixar um depoimento sobre o projeto LEIAA, clique AQUI.

 

Depoimentos:

“Bom dia Gostaria de agradecer pela palestra e pelo ensinamentos repassados, pois para mim foi importante para minha caminhada do ensino superior. Obrigado.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática à distância – Março de 2024.

 

“Sou ingressante do CLMD e tive meu primeiro contato com o LEIAA hoje, achei muito proveitoso porque ofereceu um norte aos ingressantes. Sou grata.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática à distância – Março de 2024.

 

“Foram encontros de muita valia para minha formação, ajudou na maneira de estudar com maior produtividade. Temas como auto eficácia, teoria social cognitiva, me ajudaram a construir uma rotina de estudos baseado na organização do tempo e ambiente adequado para melhor aproveitamento. As Cartas de Gervásio me fizeram refletir sobre a importância do agendamento de tarefas por sua importância. Em fim, ao final deixou saudades o convívio com nosso professor e colegas, principalmente na troca de experiências.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Janeiro de 2024.

 

“Gostaria de agradecer imensamente pela oficina. Além da didática excelente, o encontro foi muito interativo. O professor conseguiu trazer boas discussões sobre o assunto. Consegui identificar vários pontos sobre minha rotina e pensar em novas adaptações para estudar melhor.”

  Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Dezembro de 2023.

 

“Cada encontro no LEIAA é enriquecedor em busca do autoconhecimento e isso contribui demais para ter uma aprendizagem de qualidade. Espero que em 2024, possamos compartilhar de mais experiências de qualidade como foram as deste ano. Para quem ainda não conhece o projeto, recomendo que busque informações e possa usufruir assim como eu.”

                                                               Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Dezembro de 2023.

 

   “O Projeto LEIAA tem sido um grande parceiro das minhas disciplinas de Pesquisa em Turismo I e Pesquisa em Turismo II, nas quais há alguns anos a Célia e o Cícero têm ministrado oficinas de autorregulação da aprendizagem. As oficinas são momentos ricos de diálogos, trocas e reflexões. Sinto que todos nós, professora e alunos, aprendemos muito com as atividades propostas, no sentido de conhecermos as teorias que norteiam esse processo bem como as aplicações práticas para nos autorregularmos na nossa aprendizagem. São dicas valiosas para nos conhecermos melhor e identificarmos as melhores técnicas de estudo conforme as nossas características, necessidades e limitações. Fico muito feliz ao escutar de meus alunos que as oficinas promovem uma nova perspectiva à organização de seus estudos! Sou muito grata ao Projeto, nas figuras do Cícero e da Célia, pela disponibilidade e parceria!”

                                                                                                                       Professora da UFPel – Dezembro de 2023.

 

“Adorei participar dos encontros, pois é um espaço interessante de poder partilhar com outras pessoas sobre a graduação, sobre os pontos negativos e positivos e como cada um reage com as dificuldades, etc que aparecem ao longo da graduação. Esses encontros me fizeram refletir muito sobre a forma que estudo, sobre a procrastinação e outros aspectos, foi muito interessante.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Setembro de 2023.

 

“Parabéns gostei muito de participar dos encontros mesmo sendo online. Muitas, diversas e profundas reflexões! Por muita das vezes me imaginei, fiquei impressionada com as semelhanças das situações vividas por Gervásio quando estava lendo as cartas. Muito feliz em poder participar mesmo sendo a distância. Gratidão! Abraço!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Setembro de 2023.

 

“Entrei nessa roda de conversa, o projeto LEIAA, com intuito de conseguir criar novos hábitos de estudos e junto aos outros participantes poder aprender como ter um aprendizado significativo, como sou aluno do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática, estava muito perdido em meio a minha organização. Hoje depois de ter passado por essa roda de conversa, vejo que já tive um melhor desempenho nas disciplinas, tudo consequência da minha nova maneira de estudar, que já me trouxe muitos benefícios, como a sonhada nota dez em uma prova da faculdade, o que muitos me disseram que era quase impossível de conseguir, ainda mais sendo aluno do primeiro semestre onde ainda estamos nos descobrindo dentro da faculdade. Agradeço muito ao LEIAA, e a autorregulação é muito importante e vale a pena tentar!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Setembro de 2023.

 

“Só elogios ao projeto LEIAA, me inscrevi por curiosidade e adorei poder compartilhar desafios, angústias e trocar ideias com outros colegas, isso me aproximou mais do Campus pois estudo online, ainda que vá no Polo não tinha contato mais direto com colegas de outras cidades e dos que vão no presencial. Achei genial o uso das leituras das cartas do Gervásio para nos provocar a refletir sobre nossas práticas de estudo e organização do tempo, o texto narrativo provocou curiosidade, e nos colocou no lugar do Gervásio em alguns momentos, se fosse textos simples de dicas não teria tanto impacto. Parabéns aos organizadores do projeto.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Setembro de 2023.

 

“Foi uma experiência gratificante pois. por já desenvolver algumas técnicas de estudo e ter algumas leituras no campo de atuação e da neurociência voltada ao aprendizado, pude comparar alguns métodos e ferramentas relatadas nos encontros. De forma a ampliar meu conhecimento no assunto.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Junho de 2023.

 

“O projeto LEIAA representa uma parte essencial na minha caminhada acadêmica. Tive a oportunidade de discutir diversos assuntos e refletir sobre a minha maneira de estudar. Também pude aprender sobre diferentes estratégias de aprendizagem, muitas das quais pratico até hoje. Agradeço imensamente pela oportunidade e pela iniciativa fomentada pelo projeto, seja no ambiente escolar, universitário ou na própria rotina diária, todos deveriam conhecer/aprender sobre autorregulação da aprendizagem. “

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Junho de 2023.

 

“Muito bom o encontro. Apresentou uma maneira do aluno se organizar nos estudos, estabelecer prioridades, criar agenda de compromissos.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Fevereiro de 2023.

 

“Participar do grupo LEIAA foi um divisor na minha mentalidade quanto estudante. Tanto as conversas com o grupo quanto as cartas do Gervásio foram incríveis e mudaram muito minha percepção do que é ser um discente. Fico muito feliz por ter me envolvido no projeto e tenho certeza que vou levar esse aprendizado para o resto da vida.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Agosto de 2022.

 

“Estou contente demais por ter participado do incrível Projeto LEIAA! Foi através dele que eu tive o primeiro encontro com o querido professor Cícero, com colegas do curso e também com a universidade! Nos encontros, debatemos sobre algumas cartas do Gervásio, as quais eu me identifiquei muito, porém não me senti sozinha, pois várias pessoas enfrentam os mesmos problemas e/ou situações que eu, sendo assim, todos estão na mesma maré. Para quem nunca participou do projeto, recomendo que se inscreva, pois é de suma importância para a nossa jornada acadêmica, já que é nele que aprendemos sobre diversas questões, dentre elas, como ter disciplina, lidar com a procrastinação e também com os desafios. Me senti acolhida demais pelos envolvidos!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Agosto de 2022.

 

“Só tenho a agradecer pela oportunidade, foi de suma importância para mim, me fez repensar meus métodos de estudo, me revelou dicas valiosas.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Março de 2022.

 

“Quando fiz minha inscrição para participar do projeto LEIAA, não tinha a noção de quanto seria importante, tanto pelas dicas repassadas como pela acolhida. Os encontros foram fantásticos e tomar conhecimento das cartas de Gervásio foi incrível. Agradecimento especial ao professor Cicero, sem dúvida o melhor professor, e aos colegas. Muito obrigada”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Março de 2022.

 

“Gostaria de deixar meu relato de agradecimento, ao projeto LEIAA e também ao Projeto GAMA, por ter me ajudado a superar o desafio que foi voltar a estudar depois de anos. As leituras dos relatos das cartas e as conversas dos encontros no sábado pela manhã, me deram ânimo a superar os desafios. Sempre temos que fazer uma reflexão de como nos melhorar como estudantes, com muita organização, planejamento e serenidade. Temos que ter humildade em aprender com quem já passou por esta situação e devemos ouvir nossa voz interior ou será nosso umbigo kkkkk, que sempre fará de tudo para nos ajudar. Por fim um Feliz Natal e Ano Novo a todos, em especial a todos que participam deste projeto que na minha visão, é essencial que todos que estão ingressando na universidade participem.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Dezembro de 2021.

 

“Me sinto honrada em ter participado deste projeto! Aqui pude aprender mais a respeito da vida acadêmica e a refletir sobre os pontos que podem ser melhorados! Também pude compartilhar sonhos que cultivei por tanto tempo e que agora estão se tornando realidade! Como foi emocionante, é impossível encontrar palavras, foi mais do que eu possa descrever!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Outubro de 2021.

 

“Foi muito importante e significativo para mim ter participado deste projeto! Me fez refletir muito sobre minha jornada até aqui e sobre meus atos. É muito importante para nós, em nossa difícil caminhada acadêmica, nos identificar com algo ou alguém e ver que não estamos sozinhos, que outras pessoas estão passando pelas mesmas coisas que nós, e este projeto me trouxe reflexões importantíssimas, que me fizeram repensar meus atos, o que talvez estou fazendo de errado e como melhorar. As cartas tem um conteúdo muito rico, que fez eu me identificar com cada palavra do nosso querido Gervásio. Que bom que participei deste projeto, afinal as leituras e os diálogos nos sábados somaram muitas coisas boas em minha vida!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática –  Maio de 2021

 

“Me faltam palavras para descrever o quão importante foi participar deste projeto! O mais incrível de participar foi ver que todos temos dificuldades, alguns em pontos diferentes de outros, mas todos nós precisamos falar com alguém sobre isso! Foi importante pra mim escutar os depoimentos dos colegas e poder falar os meus! Me senti muito acolhida por todos neste projeto! Foi um aprendizado que vou levar sempre comigo! Sem falar que aprendi também a me conhecer melhor! Gostaria de deixar aqui o meu muito obrigada por ter a chance de participar!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática –  Abril de 2021

 

“Só tenho a agradecer, pois foi de muita importância este projeto, me ajudou a me conhecer e a perceber que não é só eu que tenho dificuldades de acompanhar o ritmo que é estudar uma graduação e o conversar, desabafar e romper barreiras é para todos, só me repetindo obrigada.”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Abril de 2021

 

“Como é bom encontrar um lugar onde eu pude compartilhar as minhas dificuldades e perceber que não estou sozinho quanto aos obstáculos durante a aprendizagem, principalmente por estar 100% do meu tempo em casa, estudando comigo mesmo, separar um tempo na minha semana para refletir sobre os temas que as cartas do Gervásio abordam foi essencial. Como estudante de graduação a reflexão que a atividade propõe sobre o nosso próprio processo de aprendizado é muito enriquecedora. Me senti abraçado!”

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática – Abril de 2021