Início do conteúdo
Perguntas Frequentes
Como faço minha ASSINATURA ELETRÔNICA com certificação Digital pelo Gov.BR?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Também pode acessar o passo a passo para assinatura aqui:

Tutorial para assinatura digital gov.br

Quando terá SELEÇÃO e como consigo participar das Seleções para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática?

O PPGECM oferta todo ano, dois Editais de Seleção para Aluno Especial (para cursar disciplinas) e um Edital de Seleção para ingresso de Alunos Regulares (para cursar o Mestrado). O ingresso de alunos regulares no Curso está ocorrendo no segundo semestre letivo. Os Editais são publicados em diferentes períodos, ao longo do ano, e divulgados no site do PPGECM neste link.

Para cursar disciplinas do curso ou cursar o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, basta ficar atento ao lançamento dos editais e seguir as orientações constantes nesses Editais. As publicações podem ser acompanhadas no menu “PROCESSO SELETIVO>Editais de Seleção” no site do PPGECM.

Como agendar BANCA DE QUALIFICAÇÃO de dissertação?

Você deverá preencher o Formulário 2: Encaminhamento de Banca de Qualificação ou Defesa de Dissertação transformar o documento em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a, que colocará em processo no SEI e encaminhará para aprovação em Reunião de Colegiado do PPGECM.

A banca deve ocorrer, pelo menos, 15 dias após o pedido de homologação da banca de Qualificação ou Defesa em Reunião de Colegiado. Não é necessário ter data pré-agendada para solicitar a homologação da banca, precisando apenas de uma previsão do mês em que acontecerá.

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Como agendar BANCA DE DEFESA de dissertação?

Para solicitar o encaminhamento da homologação da banca de defesa, o aluno deve ter:

  1. os 24 créditos necessários para a conclusão do curso;
  2. todas as disciplinas obrigatórias cursadas;
  3. o relatório de estágio encaminhado (via processo no SEI);
  4. e o certificado de proficiência em língua estrangeira enviado (via processo no SEI).

Para a realização do pedido de hoomlgação da banca de Defesa em reunião de colegiado do Curso, você deverá preencher os seguintes formulários:

  1. Formulário 2: Encaminhamento de Banca de Qualificação ou Defesa de Dissertação transformar o documento em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a, que colocará em processo no SEI e encaminhará para aprovação em Reunião de Colegiado do PPGECM.
  2. Formulário de Encaminhamento de Produto Educacional transformar o documento em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a, que colocará em processo no SEI e encaminhará para aprovação em Reunião de Colegiado do PPGECM.

A banca deve ocorrer, pelo menos, 15 dias após o pedido de homologação da banca de Defesa em Reunião de Colegiado. Não é necessário ter data pré-agendada para solicitar a homologação da banca, precisando apenas de uma previsão do mês em que acontecerá.

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Como atesto minha PROFICIÊNCIA?

O/A estudante deve preencher  SOLICITACAO DE PROFICIENCIA, juntar o certificado e/ou histórico da proficiência (frente e verso), transformar o documento em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a.

O/A orientador/a colocará em processo no SEI com um despacho de solicitação de cadastro no Cobalto e encaminhará para o PPGECM.

Como solicito APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS?

O/A estudante deve preencher  o REQUERIMENTO DE APROVEITAMENTO , juntar o/os histórico/s escolar/es (ou o/os atestado/s de aproveitamento da/das disciplina/s), transformar o documento em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a.

O/A orientador/a colocará em processo no SEI com um despacho de solicitação de cadastro no Cobalto e encaminhará para o PPGECM.

Possibilidades de aproveitamento:

  1. Disciplina(s) cursada(s) como Estudante em Regime Especial no PPGECM: enviar o requerimento com o histórico da disciplina cursada.
  2. Disciplina(s) cursada(s) em outro(s) Programas durante o curso: enviar o requerimento com o(s) atestado(s) e ementa(s) da(s) disciplina(s). O máximo de créditos a ser aproveitado é seis.
  3. Aproveitamento de créditos por publicações: deverá ser anexada a primeira e a última página do trabalho, além de índice/sumário que contenha o título do trabalho e/ou nome do(a) aluno(a). Pode ser aproveitado 1 crédito por cada artigo publicado em periódico indexado, e pode ser realizado um aproveitamento único de 1 crédito por três trabalhos completos apresentados em evento.

Observação: Somente podem ser aproveitadas disciplinas com conceito A ou B.

Como realizar a entrega de VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO?

As solicitações de ficha catalográfica devem ser feitas através do formulário no link abaixo. O prazo para envio da ficha é de, no mínimo, 48 horas úteis.

http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha

Depois de inserida a ficha catalográfica, realizada todas as correções, e formatação conforme Manual de Normas da UFPel para Trabalhos Acadêmicos , o texto final da Dissertação deve ser salvo em PDF.

O Produto Educacional também deverá ser salvo em PDF. Caso o produto não seja compatível com o formato PDF (software, jogo, formação continuada, etc), o/a estudante deverá construir um documento PDF, com capa e folha de rosto, de acordo com o Manual de Normas da UFPel para Trabalhos Acadêmicos , fazendo uma breve apresentação do produto e que contenha o link de acesso para ele.

Após, devem ser preenchidos os seguintes termos de autorização:

  1. Termo de autorização para publicaçã de dissertação e tese na Biblioteca da UFPel: Preencher o documento, transformar em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a, que colocará em processo no SEI e encaminhará para homologação do título em Reunião de Colegiado do PPGECM. Somente serão aceitas Dissertações que o/a autor/a tenha autorizado a sua publicação na biblioteca da UFPel.
  2. Termo de autrização para publicação de produto na plataforma EduCapes: Preencher o documento, transformar em PDF, assinar esse documento via GOV.BR e encaminhar para o/a orientador/a, que colocará em processo no SEI e encaminhará para homologação do título em Reunião de Colegiado do PPGECM. Somente serão aceitas Dissertações que o/a autor/a tenha autorizado a sua publicação na biblioteca da UFPel.

Estes quatro documentos (Dissertação, Produto, Termo Biblioteca e Termo EduCapes) devem ser encaminhados para seu/sua orientador/a que irá encaminhar um processo específico no SEI para a Secretaria do PPGECM.

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Como consigo um ATESTADO DE MATRÍCULA?

Esse documento pode ser retirado diretamente do cobalto em: Aluno > Consultas > Matrícula > Imprimir.

Preciso de um ATESTADO ESPECÍFICO, como consigo?

Mande um e-mail para ppgecmufpel@gmail.com solicitando o pedido específico. O atestado será entregue em até cinco dias úteis. Situações preferenciais serão atendidas conforme a legislação em vigor (Lei 10.048/00).

Como faço o CANCELAMENTO DE DISCIPLINA?

Você deverá preencher o FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO DE DISCIPLINA , transformar o documento em PDF, assinar com GOV.BR e encaminhar para o/a seu/sua orientador/a, que colocará o documento em processo no SEI e encaminhará ao PPGECM para aprovação em Reunião de Colegiado.

Conforme regimento interno do PPGECM, Art. 32:

O aluno poderá fazer o cancelamento de disciplina ou equivalente, conforme art. 18 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel, até o cumprimento de 50% da disciplina, mediante aprovação do orientador, com justificativa em formulário próprio.

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Como faço o TRANCAMENTO DE MATRÍCULA?

Você deverá preencher o FORMULÁRIO DE TRANCAMENTO DE MATRÍCULA , anexar laudos ou documentos comprobatórios da justificativa, transformar o documento em PDF, assinar com GOV.BR e encaminhar para o/a seu/sua orientador/a, que colocará o documento em processo no SEI e encaminhará ao PPGECM para aprovação em Reunião de Colegiado.

Conforme regimento interno do PPGECM, Art. 30:

É facultado ao aluno requerer trancamento de matrícula conforme art. 18 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel. O bolsista, ao fazer este pedido, terá sua bolsa automaticamente cancelada.

Conforme Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel, Art. 18, § 1º:

Ao aluno, será permitido o trancamento geral de matrícula por, no máximo, 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não.

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Como faço o pedido de AUXÍLIO FINANCEIRO para eventos?

Para solicitar auxílio financeiro para apresentação/participação em eventos científicos ou a realização de visitas técnicas é necessário o preenchimento do seguinte formulário:

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO DO PPGECM

O documento deve ser assinado com a certificação digital pelo GOV.BR .

Após a inserção da assinatura eletrônica, o/a aluno/a encaminhará o documento PDF para a secretaria do PPGECM (ppgecm@ufpel.edu.br), juntamente com os seguintes documentos:

  1. Aceite do trabalho;
  2. e Programação do Evento.

Os pedidos devem ser feitos com 30 dias de antecedência da data do evento.

Os Valores são:

  1. Diária capital = R$200,00
  2. Diária cidades de interior = R$150,00
  3. Diária evento on-line = R$75,00

OBS.: Os valores de auxílio poderão ser menores que os acima, de acordo com o recurso que o PPGECM dispor para distribuir aos estudantes. Os valores acima, são os valores máximos que poderão ser concedidos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS AUXÍLIO FINANCEIRO.

Até 15 dias depois do evento, o/a aluno/a deve enviar o Comprovante de participação (Atestado/Certificado) no caso de Eventos Científicos ou o relatório de viagem em caso de visita Técnica (RELATÓRIO DE VIAGEM – VISITA TÉCNICA –PPGECM) para o e-mail do PPGECM (ppgecmufpel@gmail.com).

Como retiro o HISTÓRICO e o DIPLOMA?

A retirada é feita na Secretaria do PPGECM. Para retirada de qualquer dos documentos é necessário assinar o Livro Protocolo, que conterá o nome do/a estudante e a informação do nome do documento que está sendo retirado (Diploma / Histórico).

O Diploma deverá ser retirado, pessoalmente, pelo egresso ou por outra pessoa com procuração autenticada em cartório.

Como solicito a PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA?

O/A aluno/a deverá preencher o REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO , transformar em PDF, assinar eletronicamente utilizando a assinatura GOV.BR e encaminhar o documento para seu/sua orientador/a que colocará o documento em processo no SEI e encaminhará para Reunião de Colegiado do PPGECM.

OBS.: a prorrogação só será autorizada para a finalização do curso. Para tal, o/a discente deverá ter cumprido os requisitos para conclusão do curso (créditos, proficiência, relatório de estágio e qualificação).

O encaminhamento do processo no SEI deverá ocorrer, pelo menos, 03 dias antes da data da Reunião de Colegiado.

Onde tenho acesso aos REGRAMENTOS do PPGECM?

Ao ingressar no PPGECM você passa a ser regido pelos seguintes documentos: Regimento Interno do PPGECM e Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.