Início do conteúdo
Defesas 2022
122. Adriana Mello Almeida Martins – Defendeu em 08/12/2022
Uma Prática Docente Antirracista. Palavras-chave: Formação de Professores; Prática Pedagógica; Antirracismo.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Simone Debacco
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
121. Débora Marília Hauenstein – Defendeu em 23/08/2022
Ensino de geometria analítica auxiliado pela geometria computacional : uma sequência didática desenvolvida com o uso do geogebra.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Dimensão interdisciplinar; Estágio supervisionado.
Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
120. Joélcio Rosa da Silva Júnior – Defendeu em 13/06/2022
A Interdisciplinaridade no processo de Formação de Professores em Cursos de Licenciatura em Química e em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Dimensão interdisciplinar. Estágio supervisionado.
Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira

Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
119. Márcia Helena de Oliveira Tarouco – Defendeu em 31/05/2022
Contribuições de um Curso na modalidade EAD no processo de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais.
Palavras-chave: Matemática; Anos Iniciais; Formação Continuada; Ensino remoto.
Orientação: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
118. Katia Rosane Machado – Defendeu em 24/05/2022
A Mediação das Tecnologias Digitais (TD) no Ensino Remoto para a Aprendizagem Significativa em Educação Matemática.
Palavras-chave: TD no ensino de Porcentagem; Educação Financeira no ensino fundamental; Aprendizagem Significativa da Porcentagem e conceitos
subsunçores; Tipos de Aprendizagem Significativa.

Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
117. Janaina Vieira De Lara  – Defendeu em 06/05/2022
Ensino de Ciências: Estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno Do Espectro Autista em tempos de pandemia. Palavras-chave: ensino de ciências; transtorno do espectro autista; estratégias metodológicas; educação inclusiva.
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) 
116. Verônica Porto Gayer Defendeu em 30/03/2022
A Concepção de Ciência dos Egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: rupturas e tensionamentos . Palavras-chave: Concepção de Ciência; Ruptura Paradigmática; Formação Inicial; Ensino de Ciências.
Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
115. Daniele Ritta Menezes – Defendeu em 30/03/2022
Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de
uma horta.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos; Metodologia Ativa;
Matemática; Teoria Sócio-Histórico-Cultural.

Orientação: Profª. Drª. Maria Simone Debacco
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
114. Evanir Erdmann – Defendeu em 11/03/2022
Da aritmética à geometria: a educação do olhar entre aprendizagens lúdicas e fotográficas.
Palavras-chave: Metodologia Ativa; Aprendizagem Criativa; Geometria; Fotografia;
Educação do olhar.
Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)

113. Thaiane Silveira Carrasco – Defendeu em 04/03/2022
Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio.
Palavras-chave: Vídeos; Atividade Experimental; Ensino de Química; Metodologias de Ensino; ERE.
Orientação: Profª. Drª. Alzira Yamasaki
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
112. Andreia de Fátima Netto Barcellos – Defendeu em 24/02/2022
Kahoot!: Uma Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Formação; Kahoot!; Matemática; Tecnologia.
Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto

Co-orientação: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)