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Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da FAE/UFPEL tem como objetivo promover e incentivar os professores em serviço das áreas de Ciências e Matemática, a desenvolverem uma cultura profissional pautada pela autonomia, pela pesquisa em sala de aula, pela estruturação e desenvolvimento de currículos flexíveis, pela reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, pelo desenvolvimento de metodologias e estratégias metodológicas adequadas ao ensino de Ciências e Matemática, pelo desenvolvimento de um processo de avaliação formativa, enfim, pelo desenvolvimento de ações que caracterizem sua intervenção na escola e o seu trabalho docente como os de um professor autônomo e pesquisador de sua prática.

A opção por estas prioridades se relacionam com a nossa crença na necessidade de participar de processos e de ações que tenham como foco a melhoria dos padrões do ensino nas escolas, uma vez que os resultados apontados pelos diversos índices que tentam medir a qualidade do ensino no nosso país e no nosso estado (por exemplo, PISA, IDEB, ENEM, entre outros) apontam para resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos.

Este Programa de Pós-graduação pauta-se, então, pelo propósito de produzir mudanças no campo da ação profissional dos professores das Áreas de Ciências e de Matemática de nossa região de abrangência, principalmente, nas redes públicas estadual e municipal de ensino, além de conhecimentos a serem socializados principalmente nas redes de ensino públicas estadual e municipal.

Os alunos do curso terão também a oportunidade de desenvolver estudos e pesquisas sobre práticas interdisciplinares incluindo-se aí a elaboração de projetos de ensino não só entre as áreas de conhecimento envolvidas com o Programa, mas também integrando outras áreas de conhecimento e fundamentações teóricas sólidas nestas atividades.

Outro aspecto importante a destacar neste projeto relaciona-se com a articulação teoria/prática, especificamente a pesquisa em sala de aula, que entendemos como um eixo basilar em um Mestrado Profissional em Ensino. Esta articulação pretende ser um espaço para o desenvolvimento de análises e reflexões da prática e na prática. Neste sentido, pretendemos que as dissertações de mestrado sejam os instrumentos onde se expressa esta relação, seja na elaboração, desenvolvimento e análise de projetos curriculares dos mestrandos em sua realidade de trabalho, seja também na análise de situações específicas de escolas, de currículos, de materiais didáticos, etc.

Finalmente, entendemos este processo de formação continuada como uma ressignificação da prática, que, em lugar de ser uma mera aplicação de conhecimentos, será o resultado da produção de conhecimentos que serão fonte de referência para novas práticas e para a pesquisa de interrogações geradas pelo cotidiano escolar.

Neste sentido, acreditamos que este Mestrado Profissional poderá ser um agente de transformação nas escolas e de revitalização das salas de aula de Ciências e de Matemática em nossa região.

Assim:
Período mínimo de integralização: 24 meses
Período máximo de integralização: 30 meses
Organização de ofertas de disciplinas: semestral
Forma de ingresso: processo seletivo
Local de referência do curso: Faculdade de Educação/UFPel
Aulas: Sextas-feiras, havendo a possibilidade de um outro turno

Atendimento Presencial da Secretaria da Faculdade de Educação:

Segunda à sexta, das 08h às 20h.

Atendimento Presencial da Secretaria do PPGECM:

Terça-feira, das 10h às 14h

Sexta-feira, das 08h às 13h e das 14h às 17h

Canais de Atendimento da Secretaria do PPGECM:

Whatsapp: (53) 3284-5539

E-mail: ppgecm@ufpel.edu.br / ppgecmufpel@gmail.com

Coordenador: Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo

Secretária: Gabriela P. de Pereira