Início do conteúdo
Defesas 2023
129. Susana de Gusmão Silveira Machado – Defendeu em 28/08/2023
Experiências de professoras da educação infantil na pandemia da COVID-19: histórias, dilemas e reflexões.
Palavras-chave: Pandemia; Professores; Educação Infantil; Ensino Remoto..
Orientação: Prof.ª Dr.ª Rosária Ilgenfritz Sperotto
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
128. Priscila Lazo Rodrigues – Defendeu em 15/08/2023
Educação de surdos e ensino em ciências: estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RS.
Palavras-chave: Inclusão de Surdos; Libras; Ciências; Ensino Fundamental.
Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
127. Juliana Ribeiro Cigales – Defendeu em 31/07/2023
Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais.
Palavras-chave: Autorregulação da Aprendizagem; Alfabetização Científica; Anos Iniciais.
Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
126. Suelem Vaz da Silva Alves – Defendeu em 20/03/2023
Os Pedagogos e o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: os desafios da prática docente.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Base Nacional Comum Curricular; Pedagogo; Prática docente.
Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
125. Cléa Furtado da Silveira – Defendeu em 10/03/2023
A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado.
Palavras-chave: Alunos Surdos; Física; Visualidade; Estratégias de Ensino.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
124. Sthéfani Borges Bregue – Defendeu em 10/03/2023
Avaliação da Aprendizagem e a Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): as percepções, a prática pedagógica e as barreiras encontradas pelos professores de Ciências.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Inclusão escolar; Alunos com
Transtorno do Espectro Autista; Ensino de Ciências.

Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan

Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)
123. Karen Furtado dos Santos – Defendeu em 27/02/2023
O Ensino de Matemática nos Anos Iniciais com alunos/as Autistas: análise das atividades pedagógicas de ensino.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Ensino de Matemática; Alunos Autistas; Anos Iniciais.
Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg
Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto)