TCLLE – Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira

Edital e provas – 2023: https://wp.ufpel.edu.br/cra/testes-de-competencia-em-leitura-em-lingua-estrangeira/

A certificação somente é possível após divulgação do resultado final. Não há especificação de uma data exata para que isso ocorra, conforme edital. O candidato receberá um link por e-mail para acessar o documento. Caso não o receba, pode acessar o site do Cobaltohttps://cobalto.ufpel.edu.br . Na aba “Acesso livre” em “Certificados”, será necessário inserir o documento e e-mail cadastrados na inscrição do TCLLE.


Edital e provas – 2022/2

Edital e provas (2019-2)

Edital e provas (2019-1)

Edital e provas (2018-2)


Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) têm previsão para ocorrer uma vez por ano. Os editais são divulgados neste site.

Os certificados são enviados aos candidatos pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. Isso leva em torno de um mês após a realização da prova.  Caso o candidato não receba o documento, recomenda-se procurar na caixa de spam ou acessar o site https://cobalto.ufpel.edu.br/portal/consultas/eventoPublico; preencher CPF e e-mail cadastrados no ato da inscrição; clicar em “Pesquisar” e fazer o download. Para CPFs que iniciam em “0” (zero), caso não apareçam resultados na pesquisa, testar a digitação do CPF sem o “0”.

Confira provas anteriores e editais do TCLLE no link: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/processos-seletivos-especiais/

SOBRE O TESTE

Os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE) são oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Eles têm por finalidade medir a capacidade de leitura e compreensão de textos por parte do candidato, na língua estrangeira pretendida, por meio de dez questões de múltipla escolha. No teste, o uso de dicionário individual é permitido, devendo o candidato levá-lo.

Podem ser ofertados testes de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês. No ato da inscrição, o candidato deve, obrigatoriamente, escolher uma das línguas estrangeiras. O valor de inscrição costuma ser de R$ 100,00, e o local da prova, o Campus Porto – Anglo (rua Gomes Carneiro, nº 01, Pelotas/RS).

SOBRE O CERTIFICADO

No certificado, consta a nota, a língua e a data de realização do teste. A nota mínima para aprovação no TCLLE é de atribuição de cada Programa de Pós-Graduação, segundo seus regimentos internos. O prazo de validade dos testes de competência, no âmbito da UFPel, é de dois anos, contados a partir da data de expedição do certificado.