Tutoriais: Projetos de Extensão no Cobalto

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura disponibilizou tutoriais em vídeo e em PDF, com os trâmites completos, nesta página.

Abaixo, estão reunidos pequenos tutoriais com respostas às dúvidas mais frequentes com relação a cadastro e edição de projetos de Extensão, no Cobalto.

Se você ainda não possui um projeto, veja como começar – Guia da PREC para cadastro de projetos no Cobalto: em vídeo ou em pdf.

Dúvidas frequentes:

Adicionar alunos/servidores na ação:

1. Clicar na aba Ações;
  2. Selecionar com um clique a ação desejada;
  3. Botão Alterar (acima);
  4. Uma pequena janela se abriu: ir até a aba Equipe;
  5. Selecionar opção Aluno/Servidor/Outro e preencher os dados;
  6. Botão Salvar (acima, esquerda).

No caso de Servidor, ainda é preciso:

1. Ir até a aba Equipe;
  2. Depois na aba Servidores: tudo o que estiver em vermelho deverá ser enviado para aprovação (botão à esquerda: Enviar à Aprovação).

Excluir alunos/servidores na ação:

1. Clicar na aba Ações;
  2. Selecionar com um clique a ação desejada;
  3. Botão Alterar (acima);
  4. Uma pequena janela se abriu: ir até a aba Equipe;
  5. Selecionar o participante com um clique;
  6. Botão Excluir;
  7. Botão Salvar (acima, esquerda).

Renovação de projetos: a renovação funciona como uma reedição do projeto, pelo mesmo tempo do cadastro inicial.
Ex.: se o projeto tem dois anos, será renovado por mais dois. Não há limite de vezes para renovação.
Clicar no botão Novo. Escolher o projeto. Preencher os dados solicitados.
Prorrogação de projetos: a prorrogação só pode ser solicitada uma vez e serve para prorrogar o projeto por um período de no máximo um ano.

Clicar no botão Novo. Escolher o projeto. Preencher os dados solicitados.

Regularização de projetos renovados/prorrogados:

Após o projeto ser prorrogado (aceite da PREC), ele precisa possuir equipe de trabalho que abranja o novo período ao qual foi estendido, de modo a “cobrir” tal prorrogação. Quando um projeto é prorrogado, apenas a carga horária das/os coordenadoras/es é atualizada pela PREC.

Para tanto:
  1. Ir até a aba Ações do projeto no Cobalto – uma pequena janela se abrirá;
  2. Escolher uma ação e clicar no botão Alterar;
  3. Ir até a aba Equipe: alterar, para mais, o período de algum/ns participante/s da equipe. Ou, adicionar novo/s participante/s, que compreendam o período da prorrogação;
  4. Salvar a ação como um todo (botão salvar, à esquerda da pequena aba).

Relatórios: a partir de julho/18 são realizados no Cobalto.

“Submissão de Relatório de Projeto/Ação de Extensão: Qual o prazo para entrega do relatório 2017? A Resolução 10/2015 – COCEPE que versa sobre os projetos unificados, orienta que os relatórios devem ser apresentados na Pró‐Reitoria da ênfase do projeto no prazo máximo de 30 dias a contar da data fim do projeto/ação.

Dúvida: “Meu projeto encerra em 2019, tenho que apresentar algum relatório deste ano que passou?” Não há necessidade de submissão de relatórios parciais, neste momento, pois o sistema não conta com esta funcionalidade.

Entretanto, no caso de certificação, as ações deverão ser relatadas para certificar ou, ainda, solicitar certificado para aqueles membros que cessaram o vínculo, se for o caso.

Em outras palavras, se o projeto vai continuar vigente por mais tempo, mas já há ações com “turmas” encerradas, os certificados podem ser solicitados, mas somente após o envio do relatório, o qual será:

* Geral do projeto, se todas as ações do projeto forem certificadas;
* De uma ou outra ação em específico, se somente elas forem certificadas.
O relatório, nestes casos, não indicaria o término do projeto.

Visualização de todos os projetos de extensão da UFPel

A Câmara de Extensão do CLC atenta em especial para a possibilidade de visualizar todos os projetos cadastrados na UFPel, por toda a comunidade universitária, diretamente no Cobalto. Basta entrar em “Projetos unificados”, em “cadastro” (caso seja servidor) ou em “consulta” (caso seja aluno), e selecionar todos os projetos. Pode-se optar pelo filtro avançado para pesquisar por Equipe, Ano de realização, Unidade de origem, Grande área e Status. Esta ferramenta dá visibilidade e transparência aos nossos projetos, cumprindo com o princípio da publicidade dos processos.

Notícia completa publicada em: https://wp.ufpel.edu.br/prec/2018/10/08/liberada-a-renovacao-e-a-consulta-de-projetos-de-extensao-na-plataforma-dos-projetos-unificados-no-cobalto/

Projetos com recursos financeiros

Projetos de extensão com administração de recursos financeiros pela Fundação deverão ser informados na aba específica com o preenchimento do Plano de aplicação.

Projetos com recursos de órgãos de fomento externo o coordenador deverá fazer o “upload” do documento que comprove.

Para cadastrar novas fontes financiadoras, é necessário entrar em contato com a CIP (COmissão Interdisciplinar de Projetos) através do e‐mail cip.ufpel@gmail.com