Início do semestre letivo de 2025/1, bom retorno!

A Direção do CLC deseja um bom retorno aos estudantes, estamos muito felizes em iniciar 2025/1 com vocês. Contem conosco para uma jornada acadêmica inspiradora e cheia de desafios, bons estudos.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Início do semestre letivo de 2025/1, bom retorno!

Vídeo comemorativo – 40 anos CLC – UFPel

Na noite fria de 13 de agosto de 2024, o Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas celebrou os 40 anos dos cursos de Letras e os 14 anos do curso de Jornalismo.

O vídeo abaixo foi exibido na ocasião:

*Vídeo: VideoLetras – CLC | UFPEL*

O CLC recebeu e homenageou as professoras que iniciaram a trajetória em 1984 e os professores que iniciaram o curso de Jornalismo.  Foi lindo ver tantas pessoas querendo abraçar o CLC.  Tudo foi organizado com muito carinho.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Vídeo comemorativo – 40 anos CLC – UFPel

Edital 10/2025 – Homologação das Inscrições

Aos sete dias do mês de julho do ano de 2025, às 09 horas, reuniu-se a Comissão Organizadora das Eleições (COE), de forma virtual, na sala do Núcleo Administrativo do CLC, link https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-8jx-nly-bez, para proceder à homologação das inscrições para concorrer ao cargo de coordenador e coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, do Centro de Letras e Comunicação, de acordo com Edital de votação eletrônica Nº. 010/2025, processo 23110.024151/2025-78.

Confira o edital: SEI_3140596_Ata_de_Reuniao
Confira a lista de votantes dos alunos: Estudantes_votantes_Portugues
Confira a lista de votantes dos servidores: Eleitores_servidores_clc

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Edital 10/2025 – Homologação das Inscrições

Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica – A natureza relacional da mudança na aquisição da escrita: Uma perspectiva semiológico-enunciativa

Nos estudos em aquisição da linguagem, o tema da mudança é central em termos tanto fenomênicos quanto descritivos e explanatórios. Inserindo-se nesse contexto temático global, este projeto integrado delimita, como tema específico, a mudança na aquisição da escrita. A abordagem desse tema específico ancora-se na teoria da linguagem de Émile Benveniste e em dois corpora de escrita infantil. Em estudo anterior, as análises realizadas conduziram à caracterização de mudanças de configuração em relações semiológico-enunciativas estruturantes dessa escrita: as relações locutor-língua, locutor-alocutário/alocução-mundo e língua-locutor. Neste projeto, recortamos como problema a natureza relacional da mudança na aquisição da escrita à luz de uma perspectiva semiológico-enunciativa (Oliveira, 2022). A investigação desse problema é importante e necessária em termos teóricos e sociais: teóricos, pois são escassas reflexões não desenvolvimentistas a esse respeito; sociais, pois tal investigação pode contribuir para o fazer de profissionais que lidam com a escrita da criança. Mais especificamente, o problema será investigado a partir de três questões: (1) as relações semiológico-enunciativas estruturantes da escrita infantil; (2) o papel do tempo nas mudanças que se operam nessas relações; (3) os efeitos de tais mudanças na criança. Alguns indícios dessas mudanças são as transformações do rabisco e do desenho em letra, assim como as transformações de produções gráficas mais simples (rabiscos, desenhos e letras isoladas) em produções gráficas mais complexas do ponto de vista tanto sistêmico quanto discursivo (estorinhas, relatos, convites, bilhetes, cartinhas, rimas). Em termos metodológicos, a investigação será realizada a partir de análises de dados ainda não examinados dos dois corpora de escrita infantil, com vistas a uma reflexão pautada pelas três referidas questões.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no seguinte link: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u9746

 

 

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica – A natureza relacional da mudança na aquisição da escrita: Uma perspectiva semiológico-enunciativa

Cineclube: Grupo de Conversação em Língua Inglesa

O Grupo de Estudos sobre Tecnologias e Ensino e Aprendizagem em Línguas da Universidade Federal de Pelotas (Geteal/UFPel) promove, a partir de 07 de julho, o Cineclube: Grupo de Conversação em Língua Inglesa. O projeto busca estimular a prática da conversação para estudantes de língua inglesa, utilizando filmes como pretexto. Os encontros serão presenciais, ao longo de cinco semanas, e ocorrerão nas segundas-feiras, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1), das 10h às 12h.

O Cineclube é voltado para estudantes da UFPel e contará com 15 vagas, sendo essencial para que as pessoas selecionadas para o grupo compareçam no primeiro dia, a fim de garantir a vaga. Será oferecido certificado.

As inscrições estão abertas até o dia 05 de julho e podem ser feitas pelo formulário que se encontra na página do Instagram do @geteal.ufpel.

O Cineclube é uma ação de ensino promovida por três alunos participantes do projeto de pesquisa “Laboratório de Ensino e aprendizagem de línguas on-line: práticas híbridas e a distância”. Os ministrantes são Samira Nogueira Brayer, Rafaela Anacker Hermes e Ricardo Trampuscki Cruz, todos alunos do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, sob orientação da professora Gabriela Bohlmann Duarte.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Cineclube: Grupo de Conversação em Língua Inglesa

Clube de leitura Ler Mulheres lê “Cartas para minha mãe” em julho

O Clube de Leitura “Ler Mulheres” do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), projeto de extensão dedicado à leitura de obras de autoria feminina, terá o próximo encontro dia 31/07, das 18h às 19h30, na Otroporto, rua Benjamin Constant, 701a. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

No mês em que é celebrado a mulher negra latino-americana e caribenha, o Clube irá dialogar sobre o livro “Cartas para a minha mãe”, da cubana Teresa Cárdenas (Tradução de Eliana Aguiar). Relato a um só tempo singelo e pesado, de uma criança que gostaria de poder conversar com sua mãe, já falecida. Através de pequenas cartas, quase bilhetes, conhecemos a solidão em que vive a pequena narradora, que revela um panorama bastante conturbado da estrutura familiar em que foi levada a viver.

Quem já leu a obra do mês e tiver interesse em participar, basta comparecer ao encontro. Para consultas e informações sobre as próximas reuniões, o Clube atende pelo e-mail clubedeleituraclc@gmail.com. Ou pelo Instagram do projeto.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Clube de leitura Ler Mulheres lê “Cartas para minha mãe” em julho

Edital 10/2025 – Escolha Coordenação Letras Português

O presente edital tem o propósito de regulamentar o processo de consulta à comunidade do Centro de Letras e Comunicação (CLC) para eleição da/do Coordenadora/Coordenador e da/do Coordenadora-Adjunta/Coordenador-Adjunto do Curso de Licenciatura em Letras – Português, com a participação do corpo docente, discente e servidoras/es técnico-administrativos da Unidade para o período 2025-2027.

Confira o edital: SEI_3134085_Edital_para_Votacao_Eletronica_CNA

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Edital 10/2025 – Escolha Coordenação Letras Português

Edital 08/2025 – Homologação das Inscrições e lista de eleitores

Aos 30 dias do mês de junho do ano de 2025, às 18 horas e 30 minutos, reuniu-se a Comissão Organizadora das Eleições (COE), de forma virtual, na sala do Núcleo Administrativo do CLC, link https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-8jx-nly-bez, para proceder à homologação das inscrições para concorrer ao cargo de coordenador e coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, do Centro de Letras e Comunicação, de acordo com Edital de votação eletrônica Nº. 008/2025, processo 23110.021527/2025-92.

Confira o edital: SEI_3132065_Ata_de_Reuniao
Confira a lista de eleitores: Lista eleitores Espanhol-Edital 08-2025

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Edital 08/2025 – Homologação das Inscrições e lista de eleitores

Edital 09/2025 – Homologação das Inscrições e lista de eleitores

Aos 30 dias do mês de junho do ano de 2025, às 18 horas e 45 minutos, reuniu-se a Comissão Organizadora das Eleições (COE), de forma virtual, na sala do Núcleo Administrativo do CLC, link https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-8jx-nly-bez, para proceder à homologação das inscrições para concorrer ao cargo de coordenador e coordenador adjunto do curso de Bacharelado em Redação e Revisão de Textos, do Centro de Letras e Comunicação, de acordo com Edital de votação eletrônica Nº. 009/2025, processo 23110.022834/2025-91.

Confira o edital: SEI_3132069_Ata_de_Reuniao
Confira a lista de eleitores: Lista eleitores RRT-Edital 09-2025

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Edital 09/2025 – Homologação das Inscrições e lista de eleitores

10º Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde

O 10º Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde aqui da Folha de S. Paulo. O curso acontecerá entre 11 de agosto e 5 de setembro, na Redação da Folha, em São Paulo, em tempo integral (das 9h às 18h). Serão concedidas bolsas de ajuda de custos para quem precisar.
O treinamento oferece palestras, entrevistas e oficinas com médicos, com especialistas em diversas áreas da saúde e com jornalistas que cobrem o tema. Também estão programadas visitas a hospitais, unidades de saúde e centros de pesquisa.
Não é necessário ser formado em jornalismo para concorrer a uma das dez vagas. Link com mais informações: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/novo-em-folha/2025/06/folha-abre-inscricoes-ao-10o-programa-de-treinamento-em-jornalismo-de-saude.shtml
Publicado em Notícias | Comentários desativados em 10º Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde