Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Optar por uma carreira em Licenciatura em Letras pode ser interessante para quem deseja, além de aprender para si, aprender a ensinar aos outros e a fomentar o apreço sobre ler e escrever. O curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pode ajudar quem deseja se tornar professor de língua e/ou literatura a atingir as esferas pessoal e profissional de sua vida.

 

Na UFPel, o curso é noturno e tem duração de oito semestres. O objetivo do curso de Licenciatura em Letras-Português é formar profissionais capazes de atuar de maneira prática no contexto escolar ajudando a amenizar, ao longo de sua carreira docente, o nível deficitário no que diz respeito à leitura e produção de textos que se tem observado nos alunos egressos do Ensino Médio que chegam ao Ensino Superior.

 

Desse modo, o curso de Letras deverá sempre motivar os profissionais licenciados na área a contribuírem para a contínua e efetiva busca de teorias e práticas educacionais que visem à atenuação de problemas em leitura e escrita.

 

A entrevistada de hoje é a egressa Jenifer Dias. Acompanhe os relatos dela sobre as vivências no curso.
Jenifer teve experiência no ensino, na pesquisa e na extensão durante a sua passagem pela UFPel. Hoje ela atua como bolsista do Mestrado pela Capes e é educadora voluntária na Rede Emancipa de Educação Popular. Além disso, foi candidata a vereadora nas eleições municipais de Pelotas de 2020.

 

Publicado em Alunos | Comentários desativados em Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Convocação para reunião do Conselho

A Direção do CLC divulga a convocação da reunião do Conselho no dia 17/06, quinta-feira,  às 9h30: SEI_UFPel – 1330294 – Convocação

Publicado em Direção, Reuniões | Comentários desativados em Convocação para reunião do Conselho

(Re)Credenciamento de Especialistas na REDE ANDIFES-ISF

Está aberto, até o dia 05 de julho, o (re)credenciamento de especialistas à Rede Andifes IsF. Podem participar docentes e/ou alunos de doutorado de qualquer instituição de ensino superior (pública ou privada), que tenham participado de ações na área de ensino, pesquisa ou extensão de línguas estrangeiras. Os credenciados poderão atuar em até 5 papeis na Rede IsF: docente orientador, docente autor, docente ministrante, docente gestor e/ou docente pesquisador. 

O edital e as orientações podem ser acessados na página da Andifes em: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: comunicacao@programaisf.pro.br 
Publicado em Idiomas sem Fronteiras (IsF) | Comentários desativados em (Re)Credenciamento de Especialistas na REDE ANDIFES-ISF

Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo. São mais de 800 milhões de pessoas que falam inglês, considerando também os que a adotaram como segunda língua. A importância de estar próximo desse idioma é grande, até porque nos dias de hoje, para muitas oportunidades de emprego, por exemplo, há necessidade de um entendimento básico.

A Universidade Federal de Pelotas teve o Curso de Licenciatura em Letras – Inglês como o primeiro a ser oferecido pela antiga Faculdade de Letras, em 1984. Atualmente, após reformulações curriculares nos anos de 2000, 2003 e 2007, o curso é oferecido como licenciatura dupla e denomina-se Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas. A duração é de oito semestres letivos e atualmente é oferecido de forma vespertina. O objetivo do curso é a formação de professores habilitados tanto pedagógica quanto linguisticamente para o ensino da língua materna e da língua inglesa como língua estrangeira.

A entrevistada dessa semana é a pelotense Gabriela Bohlmann Duarte, que conta ter escolhido a UFPel pela proximidade de casa e pela oportunidade de ter acesso ao ensino público de qualidade. Ela, que sempre gostou muito de inglês, já havia estudado a língua por um tempo, optando assim pelo curso: “Sempre gostei muito de inglês, então me pareceu um curso com o qual eu encontraria afinidades.”

Durante a sua graduação, Gabriela sempre buscou se envolver em projetos  de ensino, de pesquisa e de extensão. Chegou a atuar na Extensão como professora voluntária e participou de eventos. Formada desde 2012, decidiu tentar ingressar no Mestrado após a Graduação, devido a já ter uma caminhada na iniciação científica na universidade.

Enquanto graduanda, presenciou um período de mudanças nas grades curriculares e na sede do curso: “Sempre houve uma oferta grande de projetos e componentes optativos. Acho que essas experiências me proporcionaram conhecer mais sobre outras áreas e encontrar as minhas afinidades como professora e pesquisadora. As atividades de estágio foram tanto em contexto escolar quanto na extensão e foram muito tranquilas na época”, diz Gabriela. 

Recentemente, ela realizou mestrado e doutorado na área de Linguística Aplicada, na UFPel e UCPel, respectivamente. Está atuando desde a graduação como professora e, em 2016, passou para um concurso público na Unipampa – Bagé. Depois, foi redistribuída para a UFPel e atua no CLC como Professora de Língua Inglesa.

Por fim, a egressa nos falou sobre o seu sentimento em poder ter tido a oportunidade de estudar no curso de se Licenciatura em Letras – Português e Inglês na UFPel: “Diria que a graduação é uma oportunidade de nos conhecermos mais e de vivermos experiências que certamente farão parte da nossa vida. Além do convívio com os colegas, acho que o curso propicia uma formação incrível,  tanto em língua inglesa quanto portuguesa, e que há vários caminhos que podem ser percorridos dentro da licenciatura”.

Publicado em Alunos, Cursos | Comentários desativados em Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Vacinação contra a Covid-19: orientações

Sobre a vacinação contra a COVID-19 dos profissionais da educação da UFPel:

1. Locais, horários e dias

DRIVE-THRU – Centro de Eventos da Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3.390) | das 9h às 17h:

Terça (08/06) – professores (incluindo professores substitutos e voluntários)

Quarta (09/06) – administrativo e apoio (incluindo trabalhadores terceirizados)

IFSUL – CAMPUS PELOTAS – das 9h às 17h Rua Jornalista Candido de Mello (entrada pelo estacionamento):

Quinta (10/06) – todos os grupos mencionados acima (que não puderam ir no drive).

2. DOCUMENTOS:

– Documento de identidade

– Comprovante de residência

– CPF ou Cartão SUS

– Declaração de atuação na instituição (para ser entregue de forma impressa na hora da vacinação).

3. Declaração:

*A Declaração para servidores está disponível no cobalto:

1. Acessar o Cobalto (http://cobalto.ufpel.edu.br) e fazer o login;

2. Acessar o Menu “PROGEP” –>> Servidor –>> Consultar Dados

3. Clicar no botão “Imprimir”

Só imprimir a declaração e apresentar no dia, não é necessária assinatura da Direção do CLC! O documento tem validação eletrônica!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Vacinação contra a Covid-19: orientações

Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Quer coisa mais fantástica do que poder aprender a se comunicar com o mundo? O curso de Jornalismo possibilita isso. É uma graduação relativamente nova na UFPEL, tendo sido criada em 2015. O curso é noturno e tem a duração de oito semestres. O objetivo é formar profissionais habilitados para o exercício do jornalismo em diferentes contextos, atuando com ética, criatividade e iniciativa. Os bacharéis saberão refletir criticamente sobre os processos de comunicação mais amplos da sociedade, bem como sobre seu próprio fazer jornalístico, tornando-se capazes de compreender e interpretar os processos sociais da atualidade e suas relações com o passado e o futuro.

Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web.

E foi pensando desta forma que os egressos do curso Mariana Hallal e Rafael Techera falaram um pouco sobre as suas vivências, compondo assim a segunda entrevista da nossa série de reportagens – Oportunidades de carreira – cursos de graduação do CLC.

Ela é nascida em Pelotas e ele, em Novo Hamburgo, e desde pequenos têm o mesmo sonho, seguir carreira na profissão de jornalistas.

Mariana Hallal tem 22 anos. Escolheu a UFPEL por ser uma universidade pública e também por estar perto de casa. Ser jornalista sempre foi um grande sonho para ela, que não se imaginava fazendo outra coisa. Formada desde fevereiro de 2020, Mariana relatou suas experiências enquanto ainda era graduanda: “Fiz de tudo. Estagiei em assessoria de imprensa, no IFSul, em uma rádio (RádioCom) e em um jornal impresso (Diário Popular). Ajudei a criar a Marte, primeira empresa júnior do curso. Também participei de projetos de pesquisa e extensão. Aproveitei todas as oportunidades que a UFPEL oferecia para conhecer o máximo possível sobre a carreira de jornalista e decidir o que pretendia fazer”.

Continue lendo

Publicado em Alunos | Comentários desativados em Série de Reportagens: Cursos do Centro de Letras e Comunicação

Lista de selecionados para oficinas de Produção da Leitura e da Escritura

A coordenação do projeto de ensino Estudos de Língua Portuguesa divulga a lista de participantes das oficinas de Produção da Leitura e da Escritura. O número de vagas abertas no edital foi atingido no primeiro dia de inscrição.

Lista de alunos do projeto de ensino

Saiba mais sobre as oficinas no edital.

Publicado em Câmara de Ensino, Cursos | Comentários desativados em Lista de selecionados para oficinas de Produção da Leitura e da Escritura

Aberto edital para oficinas de Produção da Leitura e da Escritura

O Centro de Letras e Comunicação, através do projeto de ensino Estudos de Língua Portuguesa, está abrindo inscrições para oficinas de Produção da Leitura e da Escritura.

As inscrições serão realizadas de 31/05 a 03/06/2021 e podem serem feitas através do envio de mensagem para o seguinte endereço eletrônico: camilamartinsvellar@gmail.com

Para mais informações leia: edital para leitura e produção textual

Publicado em Editais e resultados, Notícias | Comentários desativados em Aberto edital para oficinas de Produção da Leitura e da Escritura