Alunas representam a UFPel em intercâmbio do Letras sem Fronteiras nos Estados Unidos

Fonte: site da UFPel.

As alunas do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e professoras do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ana Paula Roesler Legg e Anna Júlia Karini Martins representarão a Instituição em intercâmbio de dois meses na Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, como parte de projeto do Programa Letras sem Fronteiras (LsF).

 

Ana Paula é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e desenvolverá parte de seu projeto de dissertação sobre internacionalização na universidade americana, sob a orientação local do professor Rafael Vetromille-Castro (CLC). Para Ana, o programa Letras sem Fronteiras representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas como professora, bem como de suas pesquisas na área de linguística aplicada no mestrado acadêmico.

Anna Júlia, aluna da licenciatura em Letras – Habilitação Português/Inglês, é membro do grupo de pesquisa coordenado pela professora Letícia Stander (CLC) e desenvolverá projeto especificamente desenvolvido para a experiência entre ambas as universidades. Segundo ela, o trabalho como professora do IsF foi parte essencial de sua formação. “Por estar terminando a graduação, o Letras sem Fronteiras representa a oportunidade de colocar em prática muitas coisas que sei em teoria, o que tornará minha formação como professora extremamente rica”, declara.

As alunas juntam-se a outros oito professores representando o país em cinco universidades dos Estados Unidos.

O Programa Letras sem Fronteiras
O Letras sem Fronteiras (LsF) é uma iniciativa do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) com o objetivo de promover oportunidades de intercâmbio linguístico e cultural para estudantes de graduação em Letras Inglês/Português. O Programa busca valorizar as licenciaturas nas línguas ofertadas pelo IsF, além de promover ações que fortaleçam os processos de internacionalização das universidades brasileiras, quando prevê, além do envio de professores em formação, o recebimento de estudantes americanos em 2018.

O projeto piloto do LsF/Inglês oferecerá oportunidade de intercâmbio para professores bolsistas dos Núcleos de Línguas (NucLis) das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que tenham demonstrado alto desempenho profissional e linguístico no âmbito do programa.

Essa iniciativa conta com a parceria da Embaixada Americana e da American Association of State Colleges and Universities (AASCU), permitindo que dez professores de inglês dos NucLis das IES possam realizar um intercâmbio de dois meses em universidades americanas selecionadas e dez estudantes estadunidenses possam ficar em universidades brasileiras por igual período.

Professores brasileiros intercambistas, coordenadores de NucLi/IsF e a presidente nacional do Programa IsF/MEC, Dra. Denise Martins de Abreu e Lima (centro)

A UFPel está entre as cinco universidades, selecionadas dentre as mais de 50 instituições concorrentes no âmbito do IsF/MEC, devido a seu alto índice de aplicações de testes de proficiência, práticas de gestão inovadoras, resposta geral aos objetivos do programa, experiência no acolhimento de alunos estrangeiros (especialmente aquela construída desde 2011 com os English Teaching Assistants da CAPES/Fulbright) e outros quesitos. Destacou-se também o apoio da gestão ao programa localmente, garantindo sede para as atividades e fornecendo bolsas de ensino para ministrantes de outros idiomas, como o Alemão e o Português para Estrangeiros, além das atividades de Francês já existentes.

Durante o intercâmbio, os participantes brasileiros desenvolverão oficinas, palestras, divulgação do Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/A) no exterior, assim como os participantes estadunidenses desenvolverão atividades voltadas ao ensino de inglês no Brasil, conforme seus planos de atividades. A preparação desses participantes está sendo planejada e viabilizada em ambiente virtual moderado pela coordenação do Letras sem Fronteiras e em encontros presenciais.

Na última semana, as alunas da UFPel passaram três dias em Brasília com a professora Janie Cristine Amaral, coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras, em atividades de preparação para o intercâmbio com demais coordenadores e alunos premiados nacionalmente de outras quatro universidades federais. Após os dois primeiros meses, estão previstas atividades de contrapartida das professoras intercambistas para o Programa IsF na UFPel.

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Mensagem de final de ano

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Coordenadores de cursos são escolhidos pela comunidade CLC

A Comissão Eleitoral para coordenações de Colegiados de Curso do Centro de Letras e Comunicação divulga os resultados das consultas a docentes e discentes referentes aos cargos de Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a), realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2017.

Documento disponível em: Consulta_dezembro_2017_resultados

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS ALEMÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Milena Hoffmann Kunrath

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS ESPANHOL

Coordenador: Prof. Dr. Uruguay Cortazzo González

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Aline Coelho da Silva

  • LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS

Coordenadora: Profa. Dra. Maristela Gonçalves Sousa Machado

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Mariza Pereira Zanini

  • BACHARELADO EM LETRAS TRADUÇÃO ESPANHOL PORTUGUÊS

Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Cristiane Kahmann

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Marisa Helena Degasperi

  • BACHARELADO EM JORNALISMO

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Sousa da Cruz

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Carlos Andre Echenique Dominguez

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Curso de Letras Português e Espanhol recebe conceito 5 do MEC

Atualizado em 21/12/17
Com informações do site da UFPel.

O curso de Letras Português e Espanhol da UFPel recebeu o conceito máximo Cinco,  considerado como excelente, no processo de Renovação de Reconhecimento feito por comissão de avaliadores do INEP/MEC. O conceito resultante da avaliação é um dos elementos utilizados pelo Ministério da Educação para deferir o Reconhecimento ou a Renovação de Reconhecimento de um curso. A visita dos avaliadores ocorreu de 10 a 13 de dezembro de 2017. O relatório está disponível no link: MEC. Relatório final avaliação in loco – Letras-Português Espanhol

Em mensagem à comunidade CLC, a Coordenação de Português-Espanhol, que tem a frente os professores Uruguay Cortazzo e Aline Coelho, comemora o conceito máximo obtido pelo curso junto ao MEC: “Gostaríamos de agradecer a inestimável colaboração de todos na entrega de seus currículos, na participação da reunião dos professores, no elenco no NDE e Colegiado, assim como as dicas valiosíssimas do Helano, da parceria da Isabella e da Luciana, do apoio do Guilherme, da Cris Guidotti e o empenho do Luan. Consideramos que o resultado obtido é um produto coletivo que mostra que mesmo sendo uma universidade com sérias fragilidades estruturais e de conjuntura, conseguimos mostrar a nossa melhor face que a integração de todas nossas forças.”

Entenda a avaliação

A comissão do INEP avalia os cursos levando em consideração três dimensões, que são a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura; os requisitos legais e os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente. O resultado da avaliação in loco é divulgado através de relatório no sistema e-MEC e é encaminhado às unidades acadêmicas pelo Núcleo de Regulação de Cursos da Universidade.

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CLC lança vídeo institucional para resgatar sua história

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel lançou um vídeo institucional, na ocasião de sua festa de final de ano, realizada no dia 15 de dezembro de 2017, a qual reuniu servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados do CLC. O vídeo trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão Palavras e Café, com o intuito de resgatar a história dos cursos de Letras por meio de entrevistas com personagens representativas ao longo dos 43 anos de existência do curso. O projeto é coordenado pela professora e diretora do Centro, Vanessa Damasceno, que ressalta a importância de ter “um registro da memória dos cursos do ano de 1984 até 2017”.

Vídeo institucional foi exibido na festa de final de ano do CLC de 2017

 

O vídeo foi desenvolvido por servidores técnico-administrativos do CLC: Vladi B. Vargas, responsável pela direção, captação de imagens, roteiro e edição de vídeo e áudio; Bruno Añaña (áudio externo) e Daniela Agendes (locução), bem como pela aluna de Jornalismo Camila Mascarenhas (produção).

 

Confira o vídeo:

A produção tem por objetivo homenagear não somente os professores, ex-professores, ex-técnicos e ex-alunos entrevistados, mas também a comunidade como um todo, que permanece construindo a história do Centro de Letras e Comunicação. O CLC conta atualmente com dez cursos de graduação, incluindo os cursos de Letras presenciais e  de Espanhol à Distância, além do curso de Jornalismo. Enquanto Centro, a estrutura atual é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, Colegiados de Curso e Programa de Pós-Graduação – Mestrado.

Por: Daniela Agendes

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Curso para servidores e estudantes aborda o texto acadêmico

Publicação programada antes da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel.

O curso “Aspectos de revisão e formatação do texto acadêmico” recebe inscrições de estudantes e servidores da UFPel até a próxima segunda-feira (27), pelo e-mail nucleorevisao.ufpel@gmail.com. As atividades contabilizarão 9 horas. A ministrante é a revisora de textos Júlia Crochemore Restrepo, profissional visitante da Universidade Federal de Santa Catarina  (saiba mais sobre a revisora). O curso é promovido pela Coordenação do curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos.

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