Projetos desenvolvidos

Dados de 2017 confira nesta página

Dados de 2018 – arquivados até maio:

Português/Francês (GRADUAÇÃO) Português/Inglês (GRADUAÇÃO)(GRADUAÇÃO) Português/Espanhol (GRADUAÇÃO) Português/Alemão (GRADUAÇÃO) Letras (MESTRADO ACADÊMICO)
O projeto se apresenta como um conjunto de cursos na área de línguas estrangeiras e portuguesa. Os cursos oferecidos são divididos em níveis, que podem ser cursados em sequência a cada semestre letivo. Ao término de cada semestre, os alunos aprovados são certificados do nível de conhecimento.Proporcionar cursos de línguas à comunidade em geral, contribuindo para o conhecimentos de diferentes línguas e culturas.
ALINE COELHO DA SILVA   – Coordenadora
DANIELA SILVA AGENDES – Coordenadora Adjunta

  • Espanhol para o ENEM – 18/05/2017 a 15/12/2018
    Curso : Letras Espanhol

Desenvolver estratégias de leitura e instrumentalizar o aluno para que seja capaz de ler e interpretar diversos tipos de textos escritos em língua espanhola.
Oferecer à comunidade de escolas  municipais e estaduais, que não possuem aulas de ELE, um curso de língua espanhola  que capacite  o público alvo a ler e interpretar corretamente um texto, uma história em quadrinho ou uma situação qualquer.
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ  – Coordenadora

Curso: Jornalismo

Promover, no ciberespaço, um suporte para os acadêmicos de jornalismo, bem como, aos internautas, para executar os conhecimentos adquiridos em práticas jornalísticas e oferecer um meio de inteligência coletiva, respectivamente na área do Webjornalismo.
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ – Coordenador
MICHELE NEGRINI – Coordenadora Adjunta

Curso: Jornalismo

O Projeto Federal em Campo tem como foco a realização de programas de rádio para a Rádio Federal FM, com foco principal no futebol amador e profissional da cidade de Pelotas, envolvendo os três principais clubes de futebol da cidade, a saber, Grêmio Esportivo Brasil, Esporte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha.
Ações: Realizar a transmissão ao vivo dos jogos dos principais times de futebol profissional masculino e feminino  de Pelotas e a divulgação semanal dos eventos esportivos da cidade.
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM –  Coordenador
FELIPE MARQUES COUTO – Coordenador Adjunto

Curso: Jornalismo (GRADUAÇÃO)

Este trabalho tem como objetivo potencializar a produção de programas telejornalísticos voltados à divulgação de ações da UFPEL para a comunidade.
Realizar reflexões sobre o telejornalismo e realizar um telejornal para veiculação quinzenal.
Conhecer as formas de abordagem da notícia em telejornalismo e em Webtelejornalismo.- Entender os aspectos técnicos que envolvem a produção da informação televisiva.- Produzir informações de âmbito audiovisual para divulgação no meio televisivo e na Web. Produzir um telejornal quinzenal para veiculação na TV Câmara e na web. Elaboração de programas telejornalísticos.
MICHELE NEGRINI – Coordenadora
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO – Coordenadora Adjunta

  • Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade. – 03/05/2017 a 23/04/2019
    Cursos: Jornalismo (GRADUAÇÃO) // Cinema e Audiovisual (GRADUAÇÃO)

Proporcionar a interação universidade-escola através de atividades de webrádio e webtv a serem desenvolvidas por professores, acadêmicos e técnicos administrativos dos cursos de Jornalismo e Cinema da UFPel com alunos de escolas públicas e escolas especiais, no sentido de habilitá-los para a construção de um conhecimento mais amplo da realidade social, mediante uma visão crítica e inovadora dos temas a serem trabalhados com foco na inclusão digital e nos direitos sociais.
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO – Coordenadora

  • Formação de Jovens Comunicadores Comunitários – 01/06/2017 a 20/12/2018

Cursos : Letras – Português (GRADUAÇÃO) // Jornalismo (GRADUAÇÃO)
O Projeto Novos Comunicadores Comunitários oferece oficinas para a produção e veiculação de conteúdos em dispositivos midiáticos como rádio, vídeo, web, redes sociais, fotografia e impresso. Tem como ênfase o desenvolvimento coletivo das competências e habilidades técnicas para produção de programas radiofônicos, de textos para impresso e web, de fotografia e vídeo bem como de conteúdo para web e redes sociais, promovendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade e o direito de comunicar. Promover a formação de jovens comunicadores para a sua inclusão em processos comunicativos críticos que envolvem a produção, o consumo e a circulação midiática.
MARCIA DRESCH – Coordenadora
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM – Coordenador Adjunto

  • Língua espanhola para a comunidade – 14/04/2017 a 15/12/2018
    Curso: Letras – Português/Espanhol (GRADUAÇÃO)

Oferece à comunidade cursos de língua espanhola em nível básico. Desenvolver estratégias que permitam ao aluno estabelecer comunicação em língua espanhola em diferentes contextos, além de instrumentalizá-los para compreender textos orais e escritos, bem como entender os aspectos culturais dos povos que tem o espanhol como língua materna.
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ – Coordenadora

  • Cursos de Audiodescrição e Capacitações – 02/05/2017 a 22/12/2018

Curso: Letras Tradução Inglês – Português (GRADUAÇÃO) // Letras – Tradução Espanhol – Português (GRADUAÇÃO)
Cursos Básicos de Áudio-descrição, Módulos I e II (Prática), Oficinas diversas, inclusive de Sistema Braille, palestras, seminários, debates e outras atividades que apresentem temáticas referentes à Acessibilidade e Inclusão Universais ou as promovam.

-Oferecer gratuitamente Cursos, oficinas, palestras, debates, seminários, entre outras atividades culturais que promovam a Acessibilidade e Inclusão Universais ou as ofereçam para a comunidade em geral. – Envolver estudantes, comunidade e parceiros em ações afirmativas que proporcionem formação e fomentem o desenvolvimento da consciência coletiva da necessidade de aceitação das diferenças e da ajuda humanitária, quando for o caso. – Contribuir para a divulgação cultural de diferentes culturas que estiveram por longo tempo segregadas e promover a igualdade social, através da participação dos atores que as representam.- Realizar campanhas de divulgação de diferentes culturas e contra o racismo, contra o preconceito e a exclusão social e de outras causas que abranjam ações afirmativas, de acordo com o objetivo principal.
MARISA HELENA DEGASPERI – Coordenadora