Início do conteúdo
    Notícias
  • Greve

    Em relação à greve docente deflagrada a partir do próximo dia 15 de abril, o PPGL vem manifestar que, respeitado o direito constitucional à adesão individual de cada professor e cada professora, aguardará a assembleia marcada para a próxima semana para definir, em negociação com o comando de greve, quais serão as atividades essenciais mantidas durante o período. Assim, pedimos que aguardem e sigam acompanhando as notícias postadas aqui na página.

  • PPGL convida para banca de Mestrado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com o mestrando Leonardo da Rosa Ribeiro, convidam a comunidade acadêmica para assistir a defesa de dissertação. A apresentação será no dia 12 de abril (sexta-feira), às 10h30min via Webconferência e Google Meet pelos links: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ber-xaz-p9m-8dg e https://meet.google.com/jzo-zjqq-rdw.

    ⚜️ O título de sua dissertação é: “Translinguagem e leitura: efeitos da instrução para práticas translíngues na compreensão leitora em francês como língua estrangeira” e terá como banca os professores: Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger (UFPel – Orientador), Prof.ª Dr.ª Isabella Mozzillo (UFPel) e Prof.ª Dr.ª Lilian Cristine Hübner (PUCRS).

    Contamos com sua presença!

     

  • Edital 55/2024 – Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE)

    O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vem tornar público o processo seletivo para uma (01) cota de bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE, segundo as normas do Edital 30/2023 -PDSE/CAPES com duração mínima de 3 (três) e duração máxima de 6 (seis) meses.

    As inscrições serão recebidas entre os dias 5 e 15 de abril através do e-mail ppgl.ufpel@gmail.com . Recomenda-se a leitura atenta do edital.

    Os anexos necessários podem ser encontrados na página da PRPPG.

    Edital PDSE 55 2024

  • PPGL convida para banca de Mestrado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com o mestrando Gabriel Zardo de Oliveira, convidam a comunidade acadêmica para assistir a defesa de dissertação. A apresentação será no dia 26 de março (terça-feira), às 14h via Webconferência e Google Meet pelos links: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ber-mqd-1ot-n00 e https://meet.google.com/qdu-cdwr-zqo

    ⚜️ O título de sua dissertação é: “A influência da língua espanhola na língua portuguesa em contexto de fronteira Brasil-Uruguai: o emprego da regência verbal em textos escritos por estudantes do Ensino Fundamental II” e terá como banca os professores: Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger (UFPel – orientador), Prof.ª Dr.ª Taís Bopp da Silva (UFPel – coorientadora), Prof.ª Dr.ª Isabella Ferreira Mozzillo (UFPel) e Prof.ª Dr.ª Susiele Machry da Silva (UTFPR).

    Contamos com sua presença!

  • PPGL convida para banca de Mestrado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com a mestranda Maria Alice Schmidt Sepúlveda, convidam a comunidade acadêmica para assistir a defesa de dissertação. A apresentação será no dia 18 de março (segunda-feira), às 9h no Mini-auditório 1 – CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas).

    ⚜️ O título de sua dissertação é: “A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE VOGAIS NO APRENDIZADO DE INGLÊS POR FALANTES DE PORTUGUÊS”, e terá como banca as professoras: Prof.ª Dr.ª Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel), Prof.ª Dr.ª Claudia Regina Minossi Rombaldi (CAVG-IFSul) e Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UFPel).

    Contamos com sua presença!

     

  • PPGL convida para banca de Doutorado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com a doutoranda Virgínia Barbosa Lucena Caetano, convidam a comunidade acadêmica para assistir a defesa de sua tese. A apresentação será no dia 07 de março (quinta-feira), às 13h30 por webconferência através do link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/luc-ygm-fha

    ⚜️ O título de sua tese é: “#gordofobiamedica: uma análise discursiva de sentidos em disputa sobre ser gordo” e terá como banca os professores: Prof.ª Dr.ª Luciana Iost Vinhas (UFPel), Prof.ª Dr.ª Cláudia Castellanos Pfeiffer (UNICAMP), Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS), Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Aracy Graça Ernst (UFPel) e Prof.ª Dr.ª Rosely Machado (FURG).

    Contamos com sua presença!

     

  • Aulas do dia 05/03.

    Informamos que Fundamentos de Análise do Discurso será ministrada na sala 43 do CEHUS.

  • Aulas dos dias 04 e 05/03

    Informamos que Tópicos em Literatura, Cultura e Tradução II será ministrada na sala 43 e Tópicos Especiais em Autoria de Materiais Didáticos, na sala 35 do CEHUS.

    Assim que formos informados do restante das salas, postaremos aqui.