dez 22

RETIFiCAÇÃO do Edital PNPD/CAPES 2018

O PPG Letras retifica o Edital PNPD/CAPES 2018

Onde se lê: As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 22 de janeiro de 2017, sendo o candidato inteiramente responsável pela integridade dos arquivos anexados. O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel não se responsabiliza por quaisquer falhas de rede que possam ocorrer na transmissão dos arquivos.

Leia-se:As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro de 2018, sendo o candidato inteiramente responsável pela integridade dos arquivos anexados. O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel não se responsabiliza por quaisquer falhas de rede que possam ocorrer na transmissão dos arquivos.

RETIFICAÇÃO do Edital PNPD/CAPES 2018

dez 22

PPG Letras abre inscrições para bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES

O PPG Letras torna público Edital de Seleção para preenchimento de 01 vaga de bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES. Mais informações no link abaixo.

RETIFiCAÇÃO do Edital PNPD/CAPES 2018

dez 19

COMUNICADO: Processo de Seleção 2018

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas comunica que realizará seus processos seletivos de novas turmas, nas áreas de Linguística e Literatura, para ingresso no segundo semestre letivo do ano.

Em breve, lançaremos o Edital de Seleção 2018, com início das atividades acadêmicas previsto para agosto. Acompanhe as notícias pela página do Programa.

 

 

dez 19

Horário da Secretaria do PPG Letras

Com o término da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel, informamos que a secretaria do PPG Letras retoma seu horário normal, de segunda à sexta, das 8h às 14h.

dez 08

Convite: Defesa de Dissertação de Mestrado de Lóren Cristine Ferreira Cuadros

Acesse aqui o convite

nov 24

Número especial da Revista Fórum Linguístico em homenagem à Professora Aracy Ernst

O Programa de Pós-Graduação em Letras tem a satisfação de divulgar o lançamento do número especial da Revista Fórum Linguístico, intitulado “Falta, excesso e estranhamento: Estudos em homenagem à Aracy Ernst”, organizado por Renata Silveira da Silva e Luciana Iost Vinhas.
A edição especial traz 13 artigos inéditos de pesquisadores de várias instituições brasileiras, um ensaio da socióloga Claudine Haroche e uma entrevista com a Professora Aracy Ernst.
As organizadoras tentaram reproduzir nesta edição a preocupação da Professora Aracy com a consistência da análise no âmbito da Análise de Discurso. Com isso em mente é que a autora trouxe a proposta de três noções que caracterizam o percurso teórico-analítico do estudioso do discurso: a falta, o excesso e o estranhamento.
O link da edição da revista encontra-se abaixo:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/2514

nov 24

Minicurso “Trauma, memória e sua recepção na narrativa contemporânea de Laub”

 

O minicurso “Trauma, memória e sua recepção na narrativa contemporânea de Laub”, ministrado pela mestranda do PPG Letras Jehnifer Penning, tem como público-alvo alunos dos cursos de Letras, áreas afins e comunidade em geral. Nos encontros, serão abordados temas relacionados à escrita do trauma, em particular o romance Diário da queda, de Michel Laub.

Serão ofertadas 25 vagas. Aos alunos que obtiverem, no mínimo 75% de frequência, serão conferidos certificados no total de 20 horas.

Inscrições podem ser feitas através do e-mail: j-penning@hotmail.com

O cronograma do curso e local das aulas (CCHS – Antigo prédio da UCPel da rua Almirante Barroso) podem ser conferidos a seguir:

 

5/12/2017 (Sala 305) – Encontro inicial. Neste dia, o discutido será a narrativa em questão, Diário da Queda (2011), e serão levados trechos da obra para discussão e levantamento de questões pertinentes sobre o assunto.

07/12/2017 (Sala 253) – Segundo encontro. Tal momento fica reservado para a discussão do trauma, a partir de uma visão abrangente a respeito dos teóricos escolhidos para o aporte deste trabalho. Agamben, Freud e Lacapra serão discutidos e trabalhados com o grupo.
 
12/12/2017 (Sala 305) – Data reservada para falar da memória, utilizando-se das teorias de Agamben e Benjamin, relacionando a teoria com a narrativa em análise.
 
14/12/2017 (Sala 253) – Penúltimo encontro. Este momento será reservado para debater o assunto do testemunho, pelo viés de Benjamin e Agamben, e, também, a temática da condição humana, elencada por Arendt.
 
19/12/2017 (Sala 305) – Encontro Final. Disponibilizar-se tal momento do curso para uma visão geral a respeito do todo trabalho durante os cinco encontros. Nesta data, será pedido aos participantes um pequeno trabalho, no qual deve aparecer, de algum modo, a(as) temática(s) trabalhada(s) no período do curso livre.

 

nov 07

Curso Livre: Narrativa e Artes Visuais Contemporâneas no Brasil: experiência, pensamento e discurso

O PPG Letras promove o Curso Livre “Narrativa e Artes Visuais Contemporâneas no Brasil: experiência, pensamento e discurso”, ministrado pela Prof. Dra. Renata Requião (Centro de Artes/UFPel). O curso, com certificação de 20h, tem como público-alvo graduandos e pós-graduandos em Letras, artes visuais e demais interessados. Os créditos poderão ser aproveitados por alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, mediante aprovação do trabalho final.

Ementa: Panorama da produção da Literatura/ Narrativa no Brasil Contemporâneo. Panorama da produção das Artes Visuais na Contemporaneidade, no Brasil e no Mundo. Considerações sobre a produção artística e a vida em si, na contemporaneidade, pautadas por formulações discursivo-teórico-filosófica, na linhagem do ensaísmo e das leituras críticas dos “interpretes do Brasil” . Leitura crítica de obras literárias narrativas e de obras de artes visuais, produzidas no Brasil, consideradas em sua relação com a produção e o sistema da arte na contemporaneidade, e com a vida contemporânea em geral.

Período: 13/11 a 18/12 (segundas-feiras)
Horário: 8h00 às 11h40
Local: sala 112 Campus Anglo/Porto
Vagas: 40

 

Inscrições  encerradas

 

nov 04

DIVULGAÇÃO: Literatura Afro-Brasileira no Brasil nos Cem Anos da Morte de Firmina dos Reis

O Programa de Pós-Graduação em Letras divulga evento em torno da obra de Firmina dos Reis. As palestras ocorrem no Clube Cultural FICA AHÍ, situado na rua Deodoro, 368. Serão fornecidos certificados de 20h. Entrada livre

9/11 — 19:00. Literatura euro-brasileira vs. literatura afro-brasileira. Prof. Uruguay Cortazzo e Prof. Eduardo de Assis Duarte.
10/11 — 9:00. Introdução à literatura afro-brasileira no Brasil I. Prof. Eduardo de Assis Duarte.
10/11 — 15:00. Introdução à literatura afro-brasileira no Brasil II. Prof. Eduardo de Assis Duarte
11/11 — 9:00. Maria Firmina dos Reis. Centenário da sua morte e apresentação da 6ª. Edição da “Úrsula”. Prof. Eduardo de Assis Duarte
11/11 — 15:00. Vozes e silêncios no cânone literário brasileiro: o texto de Firmina dos Reis. Prof. Alfeu Sparemberger
11/11 — 21:00. Encontro do Prof. Eduardo de Assis Duarte com a Comissão de Combate ao Racismo e a Discriminação na UFPel.

 

out 27

Docentes do PPGL organizam número da Revista Fórum em parceria com a Profa. Izabel Seara (UFSC)

O número temático Aerodinâmica e articulação da fala: pesquisas em Fonética e Fonologia, organizado pelas professoras Doutoras Izabel Christine Seara (UFSC), Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel) e Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel), pretende reunir pesquisas que envolvam a aplicação da ultrassonografia aos estudos da fala – técnica inovadora e em expansão no país desde 2010. A utilização do ultrassom para a análise de dados linguísticos tem evidenciado resultados promissores no que concerne a estudos em (i) aquisição de língua materna (normal e com desvios); (ii) aquisição de línguas estrangeiras – sendo utilizado, inclusive, como apoio a tarefas de instrução explícita; (iii) descrição e análises de dados do português; (iv) descrição e análise de dados variáveis e (v) desenvolvimento de terapias de fala. Também serão acolhidas propostas relativas a estudos aerodinâmicos e articulatórios que utilizem outras ferramentas metodológicas. Os textos (artigos, ensaios, resenhas ou entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser submetidos até 31/01/2018, exclusivamente pelo portal do periódico.


Mais informações em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/announcement/view/706