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Objetivos

I − Objetivos gerais:
a) atualizar, ampliar e aperfeiçoar a formação de pesquisadores e capacitar docentes para atuação nos três níveis de ensino, promovendo a discussão e a produção de conhecimento na área de Letras.
b) proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais da linguagem e áreas afins um programa de estudos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação profissional.
c) formar pesquisadores qualificados nas diversas subáreas do campo das Letras capazes de identificar problemas relevantes e apontar soluções por meio de projetos de pesquisa originais e inovadores, comprometidos com o rigor e o avanço do conhecimento científico.

II − Objetivos específicos:
a) implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de estudo, incentivando a cooperação interinstitucional em nível nacional e internacional.
b) proporcionar aos professores de universidades e escolas da rede pública e particular, assim como a outros profissionais que utilizam a linguagem como seu principal objeto de trabalho, oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos, discursivos e literários necessários à sua prática pedagógica e/ou profissional.
c) produzir conhecimento relacionado às Linhas de Pesquisa da Área de Concentração do Curso, partindo tanto da realidade sociocultural da comunidade, quanto da reflexão teórica contemporânea no âmbito dos estudos em Letras.
d) oferecer aos alunos de cursos de Letras e áreas afins, especialmente, do estado e dos países do Mercosul a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Programa.
e) propiciar aos professores-pesquisadores da UFPel e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela integração a novos projetos e pelo contato com novos pesquisadores.
f) estabelecer bases teóricas e práticas para um projeto de estudos comparativos, no nível da fala e da escrita, entre o português, o espanhol, o inglês, o francês e o alemão.