Início do conteúdo
Doutorado

Há duas modalidades de ingresso no PPG Letras UFPel, como aluno especial e como aluno regular do Programa.

  • Ingresso como aluno regular

Processo de seleção de candidatos interessados em ingressar no Programa como aluno regular do Curso.

Poderão inscrever-se como candidatos, os Graduados em Letras ou áreas afins, que possuam Mestrado em Letras ou áreas afins, ficando a homologação a critério da Comissão de Seleção.

O Exame de Seleção ao Programa será realizado em 3 fases, sob a responsabilidade da Comissão de Seleção.

Primeira fase

A avaliação da versão escrita do projeto de tese a ser desenvolvido no Doutorado, devendo o candidato obter nota mínima de 7,0. A avaliação é de caráter eliminatório e será realizada por uma banca específica com docentes do PPGL.

Na primeira fase, serão levados em consideração os seguintes critérios de avaliação: relevância e viabilidade da pesquisa proposta (até 3,0 pontos); revisão da literatura (até 2,0 pontos); objetivos e metodologia (até 2,0 pontos); clareza das ideias apresentadas (até 1,5 pontos); aspectos de correção e adequação da escrita (até 1,5 pontos). O somatório final de todos os itens será no máximo de 10 pontos.

Segunda fase

Na segunda fase, a avaliação da defesa do projeto de tese a ser desenvolvido no Doutorado, perante uma banca do PPGL, devendo o candidato obter nota mínima de 7,0. A avaliação é de caráter eliminatório e será realizada por uma banca específica com docentes do PPGL.

Na segunda fase, serão considerados os seguintes critérios de avaliação: relevância e viabilidade da pesquisa proposta (até 3,0 pontos); revisão da literatura (até 2,0 pontos); objetivos e metodologia (até 2,0 pontos); clareza das ideias apresentadas (até 1,5 pontos); aspectos de correção e adequação da escrita (até 1,5 pontos). O somatório final de todos os itens será no máximo de 10 pontos.

Terceira fase

Na terceira fase, a avaliação do Curriculum Vitae comprovado, conforme critérios estabelecidos na Tabela de Pontuação de curriculum vitae (Anexo 2) e detalhados no Formulário de Comprovação de curriculum vitae (Anexo 1). Esta etapa é classificatória.

Na análise do curriculum vitae: para pontuação da análise curricular, serão utilizados os critérios estabelecidos e detalhados no Anexo 1, que deverá ser preenchido de acordo com o Anexo 2 e considerar seguintes atividades:

I. graus e títulos acadêmicos;
II. produção técnico-científica nos últimos cinco anos;
III. atividades acadêmicas e científicas nos últimos cinco anos;
IV. experiência profissional na área nos últimos cinco anos.

2. Para a classificação:
a) Avaliação do Projeto de tese – Peso 3,5
b) Avaliação da defesa do Projeto de tese – Peso 3,5
c) Análise do curriculum vitae – Peso 3,0
d) A nota final que será a resultante da soma: [(Peso 3,5) Projeto de tese + (Peso 3,5) defesa do Projeto de
tese + (Peso 3,0) análise do curriculum]

O número de vagas é divulgado pelo Programa no lançamento de cada edital de seleção, sendo vinte e cinco por cento (25%) das vagas reservadas para pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência

Não será exigido, no momento da inscrição, aprovação em teste de proficiência em línguas, a qual poderá ser apresentada no transcorrer do primeiro ano de ingresso no Programa. O doutorando deve comprovar proficiência em uma língua estrangeira diferente daquela apresentada quando da titulação de Mestre. Serão
aceitos comprovantes de aprovação em teste de competência em leitura em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês ou inglês) emitido ou reconhecido pelo Centro de Letras e Comunicação da UFPEL (reconhecem-se certificações internacionais ou aquelas emitidas por outras IES).

  • Ingresso como aluno especial

Processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno em regime especial.

Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Letras ou áreas afins, que possuam Mestrado em Letras ou áreas afins, ficando a homologação a critério da Coordenação do Programa.