Início do conteúdo
    Notícias
  • Autoavaliação do PPGL

    Prezadas e prezados docentes / Prezadas e prezados discentes  / Prezadas egressas e prezados egressos do PPGL/UFPel,

    Esperamos encontrá-las(os) bem. Entramos em contato para solicitar que nos auxiliem no importante processo de autoavaliação do nosso PPG. O instrumento de autoavaliação, hoje imprescindível no processo de avaliação da CAPES, tem a finalidade de congregar os pontos fortes do nosso Programa, bem como apresentar as dificuldades hoje enfrentadas pelo PPGL e pela comunidade acadêmica. O passo seguinte ao preenchimento desse instrumento será a apresentação dos resultados às três categorias envolvidas no processo (docentes, discentes e técnicos-administrativos), para que juntos possamos construir um planejamento de enfretamento dessas dificuldades.

     

    O formulário encontra-se no link abaixo:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcctaucubVCFNR6623820wgAA9qnXXxd3evSuuWtxv9h9pNg/viewform

     

    Agradecemos antecipadamente a participação de todas e de todos,

    Comissão de Autoavaliação do PPGL

    Daiane Neumann (Presidente)
    Raquel Recuero (Representante docente)
    Alfeu Sparemberger (Representante docente)
    Angel Hilian (Representante discente)
    Jade Arbo (Representante discente)
    André Firpo Beviláqua (Representante dos egressos)

  • Funcionamento da secretaria durante o recesso

    Informamos abaixo os horários de funcionamento da secretaria do PPGL durante o recesso acadêmico (21 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025):

    Atendimento presencial:

    • Dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro: das 8h às 12h
    • De 2 a 24 de janeiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
  • PPGL convida para Defesa de Tese de Doutorado


    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com a doutoranda Jehnifer Penning da Rosa, convidam a comunidade acadêmica para assistir a defesa de sua tese.

    ⚜️ O título de sua tese é: “(Re)Aprender a rezar na era da técnica: experiência e aura nos romances da tetralogia O Reino, de Gonçalo M. Tavares”, e terá como banca os professores: Profª. Drª. Claudia Lorena Vouto da Fonseca (orientadora e presidente da banca) – UFPel, Prof. Dr. Helano Jader Cavalcante Ribeiro (coorientador) – UFPB, Profª. Drª. Karina de Castilhos Lucena (UFRGS), Profª. Drª. Larissa Costa da Mata (UFERSA), Profª. Drª. Milena Hoffmann Kunrath (UFPel) e Prof. Dr. Gustavo Henrique Rückert (UFPel).

    A apresentação será no dia 16 de dezembro (segunda-feira), às 09h30 via Webconferência e Google Meet, através dos links: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cla-lso-0up-jty e https://meet.google.com/oae-ihit-hfi

    Contamos com sua presença!

  • Edital PPGL 07/2024 – SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO – PIPD/CAPES: Resultado Preliminar

    O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, em conjunto com a Comissão de Avaliação formada para fim específico deste edital, tornam pública, em ordem classificatória, a planilha de avaliações dos quesitos referentes às inscrições homologadas para ao Edital PPGL 07/2024 – Programa Institucional de Pós-Doutorado.

    Eventuais pedidos de recurso devem ser enviados para o e-mail ppgl.ufpel@gmail.com no prazo editalício.

     

    SEI_2881029_Despacho

  • Curso de Extensão – Ecologias Regenerativas: Imaginando Futuros Sustentáveis através da Ficção Científica

     

    Você já pensou em como a ficção científica pode nos ajudar a imaginar formas mais sustentáveis de viver no planeta? 🌍 Neste curso de extensão, vamos explorar como essas histórias podem ajudar na nossa compreensão sobre desafios contemporâneos como mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade e transição energética, além de inspirar novos futuros.

     

    📅 Quando e onde?
    Encontros presenciais às segundas e quintas, de 09 a 19 de dezembro, das 19:00 às 21:00, no Auditório do Campus II.

     

    🎯 Por que participar?

    – Descubra como histórias de ficção científica propõem novos caminhos para pensar sustentabilidade.

    – Mergulhe em discussões sobre ética, ciência e o futuro do nosso planeta.

    – Troque ideias com pessoas de diferentes áreas e perspectivas!

     

    📌 Aberto a todos! Não precisa ser especialista, apenas curioso e disposto a imaginar futuros possíveis.

    Inscreva-se pelo e-mail jade.arbo@ufpel.edu.br e junte-se a essa jornada pelo universo da regeneração planetária! 🚀🌱

  • Edital PPGL 07/2024 – SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO – PIPD/CAPES: Homologações

    O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, em conjunto com a Comissão de Avaliação formada para fim específico deste edital, tornam pública, em ordem alfabética, a lista de homologações das inscrições ao Edital PPGL 07/2024 – Programa Institucional de Pós-Doutorado.

    Eventuais dúvidas e eventuais pedidos de recurso deverão ser enviados, nos termos do Edital, ao e-mail ppgl.ufpel@gmail.com

     

    SEI – 23110.036230_2024-41

  • Palestra: Prof.ª Aline Fay de Azevedo

    O PPGL e o LAPLIMM convidam para a palestra da Prof.ª Aline Fay de Azevedo (PUCRS), com o título “Protocolo de consciência fonológica para bilíngues e a neurobiologia da leitura à luz da Psicolinguística

    A aprendizagem da leitura e da escrita está intimamente ligada à Consciência Fonológica (CF), uma vez que para dominar o código escrito é necessária a reflexão sobre os sons da fala e sua representação na escrita. Com o aumento no número de escolas que oferecem programas ou currículos bilíngues no Brasil, crescem também as demandas por pesquisas sobre biliteracia que considerem as peculiaridades da realidade brasileira. Com base no exposto, o objetivo desta palestra é apresentar os primeiros passos da elaboração da Bateria de Avaliação Metafonológica Bilíngue (BAMBI), que se encontra em fase de validação, para crianças em fase de alfabetização no Brasil. A BAMBI é composta por uma bateria de testes em português e inglês que contém 5 subtestes no nível da sílaba e 4 no nível do fonema. A BAMBI visa contribuir para informar a prática da alfabetização nas duas línguas, instrumentalizando profissionais das mais diversas áreas, podendo ainda ser utilizado em pesquisas acadêmicas na área da linguagem, cognição e educação.

    A palestra ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 9:30, no Auditório Acadêmico Andrew Valadão (prédio de aulas, 4º andar). Ao término desta etapa do Ciclo, serão fornecidos atestados de participação, e não haverá transmissão da palestra. A atividade é aberta ao público geral, e não é necessário inscrever-se previamente.