Início do conteúdo
Mestrado

Há duas modalidades de ingresso no PPG Letras UFPel, como aluno especial e como aluno regular do Programa.

  • Ingresso como aluno regular

Processo de seleção de candidatos interessados em ingressar no Programa como aluno regular do Curso.

Poderão inscrever-se como candidatos, graduados em Letras ou áreas afins, ficando a homologação a critério da Comissão de Seleção.

O Exame de Seleção ao Programa será realizado em 2 fases, sob a responsabilidade da Comissão de Seleção.

Primeira fase

Realização de uma prova escrita, de caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota mínima > 7,0.  A prova escrita de cada linha de pesquisa versará sobre as temáticas presentes em bibliografia anualmente indicada pelo Curso.

A prova escrita será traduzida em LIBRAS, pelo candidato surdo, imediatamente após sua entrega à Comissão de Seleção. A leitura, realizada em sala específica do Programa de Pós-Graduação em Letras, será registrada por meio de áudio e vídeo. Haverá a presença de intérprete de LIBRAS durante a realização da prova escrita e da leitura da prova em LIBRAS.

Para a pontuação da prova escrita, serão considerados: desenvolvimento do conteúdo proposto na questão (até 2,0 pontos por questão); clareza das ideias apresentadas em relação ao conteúdo da questão (até 2,0 pontos por questão); qualidade do texto quanto aos aspectos de correção e adequação da escrita (até 2,0 pontos por questão); evidência de capacidade de análise crítica e reflexiva em relação ao conteúdo da questão (até 2,0 pontos por questão); utilização adequada da bibliografia indicada e apresentação de outros títulos e/ou autores além dos indicados (até 2,0 pontos por questão). O somatório final de todos os itens será no máximo de 10. A nota da prova, até 10, resulta da média das questões.

Segunda fase

Avaliação do curriculum vitae comprovado, conforme critérios estabelecidos na Tabela de Pontuação de curriculum vitae (Anexo 2) e detalhados no Formulário de Comprovação de curriculum vitae (Anexo 1). Esta etapa é classificatória.

Para pontuação da análise curricular, serão consideradas as seguintes atividades:

  1. Graus e títulos acadêmicos;
  2. Produção técnico-científica nos últimos seis anos;
  3. Atividades acadêmicas e científicas nos últimos seis anos;
  4. Experiência profissional na área nos últimos seis anos.

 

Para a classificação no processo seletivo: prova escrita – peso 7; análise de curriculum vitae – peso 3. A nota final será a resultante da média: [(Peso 7) Prova Escrita + (Peso 3) curriculum]

O número de vagas é divulgado pelo Programa no lançamento de cada edital de seleção, sendo vinte e cinco por cento (25%) das vagas reservadas para pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência

Não será exigido, no momento da inscrição, aprovação em teste de proficiência em línguas, a qual poderá ser apresentada no transcorrer do ano de ingresso no Programa. Serão aceitos comprovante de aprovação em teste de competência em leitura em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês ou inglês) emitido ou reconhecido pelo Centro de Letras e Comunicação da UFPEL (reconhecem-se certificações internacionais ou aquelas emitidas por outras IES).

Para os licenciados em Letras Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês e para os candidatos surdos, com LIBRAS como língua materna e que tenham Graduação realizada no Brasil, não será necessária a comprovação de aprovação em teste de proficiência em línguas.

 

  • Ingresso como aluno especial

Processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno em regime especial.

Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Letras ou áreas afins, ficando a homologação a critério da Coordenação do Programa.