Estudantes do PET Pedagogia realizam Visita à UFMG e ao município de Lagoa Santa

Estudantes do PET Pedagogia da Faculdade de Educação, sob a coordenação da Professora Gilceane Caetano Porto, acompanhados de mestrandos do Programa de PósGraduação em Educação da FaE/UFPel, egressos do PET Pedagogia, realizaram uma missão de estudos junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao Projeto Alfaletrar no município de Lagoa Santa, Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de setembro.

Na manhã do primeiro dia, o grupo foi recebido pelo diretor e vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) UFMG, Gilcinei Carvalho e Daniela Montuani, e teve a oportunidade de conhecer as ações do CEALE e do Laboratório de Alfabetização (LAL).

À tarde, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Bebeteca, um espaço dedicado à literatura infantil, participando de uma oficina intitulada “Temas Sensíveis: Morte na Literatura Infantil”.

No dia seguinte, a visita técnica foi realizada no município de Lagoa Santa, onde se reuniram com a Secretária de Educação do município e a coordenadora do Núcleo de Alfabetização do Projeto Alfaletrar, idealizado por Magda Soares, professora Emérita da
UFMG e uma das mais importantes referências do campo da alfabetização e do letramento no Brasil.

A parte da tarde foi marcada pela visita a uma escola que atende desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, para conhecer como o projeto está sendo desenvolvido em sala de aula e nas dependências escolares.

O encerramento da agenda ocorreu na 13ª Mostra Paralfaletrar, evento que expôs as produções de materiais e recursos pedagógicos desenvolvidos por professoras e estudantes dos anos iniciais do município.

Visita à exposição Paralfaletrar em Lagoa Santa-MG

Publicado em 27/09/2024, nas categorias Acontece na FAE, Acontece na Pedagogia.