Acolhida da Comunidade da Pedagogia – 2023/2

Nos dias 23/10/23 e 06-07/11/23, os Cursos de Pedagogia vespertino e noturno promoveram atividades de Acolhida da Comunidade da Pedagogia, ação permanente do projeto de ensino “Permanência e Qualidade Acadêmica: projeto dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno da Faculdade de Educação da UFPel”.

No dia 23/10/23, primeiro dia de aulas do semestre acadêmico 2023/2, as/os estudantes de ambos os cursos foram recepcionadas/os com atividade de boas-vindas, através do desenvolvimento de jogos teatrais mediados pelas estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPel, Bárbara Cruz Nunes e Nicole Pires Gonzales. Após, as/os ingressantes do curso noturno participaram de uma roda de conversa com a Coordenadora do Curso, Professora Diana Paula Salomão de Freitas e com o Secretário do Curso, Técnico-administrativo em Educação Jeferson de Mello Reichow, a fim de conhecerem elementos do Projeto Político Pedagógico e algumas rotinas administrativo-acadêmicas que farão parte do seu percurso acadêmico.

Já no dia 06/11/23 a comunidade de ambos os cursos de Pedagogia participou de aula inaugural com o tema “Pela valorização da profissão das/os Professoras/es Pedagogas/os”, conduzida por Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Professora e Diretora do Instituto de Educação da FURG e Presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). A aula inaugural contou com show de abertura da Banda Apollo, formada por Gregório Nogueira Arriada, estudante do curso de Pedagogia e por Giovanna Oliveira Flores, Pedro Maino Avila e Victor Barcelos Corrêa.

No dia 07/11/23, a comunidade dos cursos foi acolhida pelas seguintes autoridades e setores da universidade, que além de desejarem um excelente semestre acadêmico, reforçaram a importância da universidade pública e da Pedagogia para a concretização do direito social à educação, apresentando temas pertinentes à formação acadêmica e a permanência no ensino superior.

• Vice-Reitora e Presidenta do COCEPE, Professora Úrsula Rosa da Silva;
  • Pró-Reitora de Ensino e Professora da FaE, Maria de Fátima Cóssio;
  • Coordenador de Ensino de Currículo da PRE e Professor da FaE, Antonio Maurício Medeiros Alves;
  • Diretor da Faculdade de Educação, Professor Álvaro Luiz Moreira Hypolito;
  • Vice-Diretora da Faculdade de Educação, Professora Aline Accorssi;
  • Coordenadora de Permanência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Técnica Administrativa em Educação Morgana Riva;
  • Coordenadora de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Técnica Administrativa em Educação Angélica Teixeira da Silva Leitzke;
  • Representante da Coordenação de Relações Internacionais, Técnica Administrativa em Educação Amanda Bleggi;
  • Representante da Coordenação de Bibliotecas, Técnica Administrativa em Educação Leda Cristina Peres Lopes;
  • Representante da Coordenação de Bibliotecas, Técnico Administrativo em Educação Filipi Gonçalves Gotuzzo.

Neste dia as/os presentes levaram um alimento ou bebida, que foram servidos num lanche solidário e coletivo. Ainda no dia 07/11/23 as/os ingressantes do curso noturno participaram da dinâmica “Adote um bixo” conduzida pelas/os veteranas/os do 3º semestre, com intuito de criarem uma referência entre si, para ajudar na integração das/os novas/os alunas/os  ao cotidiano universitário.

Visando proporcionar a participação de todas/os estudantes de ambos os cursos de Pedagogia, as aulas nos dias 06 e 07/11 corresponderam as atividades da acolhida e foram devidamente registradas nos Planos de Ensino dos componentes curriculares. Além disso, a programação foi realizada em duas sessões, uma para estudantes do curso vespertino, com início às 13h30 e outra para alunas/os curso noturno, às 19h, ambas desenvolvidas no Auditório do CEHUS.

Ainda dentro da programação da Acolhida, nos dias 29 e 30 de novembro próximos, a comunidade da Pedagogia será agraciada com palestra das Professoras Andréa Nunes Militão (dia 29/11 à noite) e Catarina Almeida (dia 30/11 à tarde), sobre a temática da democratização do direito à educação.

Mais informações e registros em:

@pedagogiafaeufpel

WhatsApp Video 2023-12-06 at 11.03.05

Publicado em 08/11/2023, na categoria Sem categoria.