- Serviço de Auditoria: A Audin presta serviços de Avaliação e de Consultoria, com base nos princípios elencados em seu Regimento Interno e em observância às normas de auditoria aplicadas à Auditoria Interna Governamental.
- Avaliação: compreende a análise objetiva de evidências para fornecer opiniões ou conclusões sobre controles internos, gestão de riscos e governança, execução das metas previstas no PDI, dos programas e do orçamento institucional, regularidade, economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial e da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, dentre outros assuntos.
- Consultoria: refere-se às atividades de assessoramento, de aconselhamento, de treinamento e de facilitação. Deve abordar assuntos estratégicos da Instituição, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos. Está condicionada à análise prévia sobre a capacidade operacional da Audin e sobre potenciais prejuízos à sua independência ou à objetividade dos seus servidores.
- Monitoramento: cabe à Audin realizar o acompanhamento das recomendações que emitiu após a conclusão dos serviços de auditoria (seja de avaliação ou de consultoria). Para tanto é utilizado o Sistema E-Aud da Controladoria Geral da União.
- Emissão de Parecer: Há dois tipos de pareceres nos quais as unidades de auditoria interna, por autorização normativa, emitem – parecer sobre a Prestação de Contas Anual e em procedimentos de Tomada de Contas Especial (TCE).
- Parecer sobre a Prestação de Contas Anual: compreende o acompanhamento e emissão de parecer único no processo de elaboração do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas Anual da Instituição.
- Parecer em TCE: avaliar e emitir parecer em cada procedimento de TCE referente à sua adequação aos normativos vigentes.
- Atendimento aos órgãos de controle: assessorar a Gestão no atendimento às demandas do Tribunal de Contas da União e dos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
- Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna – Paint: É um documento elaborado no quarto trimestre de cada ano, que apresenta o planejamento das ações da Audin a serem executadas no ano seguinte pela equipe técnica. É submetido previamente à aprovação do Conselho Diretor da UFPel e da Controladoria Geral da União.
- Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna – Raint: É um documento elaborado no primeiro trimestre de cada ano, que apresenta as ações que a Audin executou no ano anterior. É encaminhado ao Conselho Diretor da UFPel e à Controladoria Geral da União.
- Capacitação da Equipe Técnica: em razão da necessidade de serviço e de regramentos específicos, a realização de treinamento através de cursos (online e presenciais) é prática constante dos servidores lotados na Audin, sendo que a relação da capacitação realizada é apresentada nos Raints.