- Serviço de Auditoria: A Audin presta serviços de Avaliação e de Consultoria, com base nos princípios elencados em seu Regimento Interno e em observância às normas de auditoria aplicadas à Auditoria Interna Governamental.
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- Avaliação: compreende a análise objetiva de evidências para fornecer opiniões ou conclusões sobre controles internos, gestão de riscos e governança, execução das metas previstas no PDI, dos programas e do orçamento institucional, regularidade, economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial e da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, dentre outros assuntos. Os produtos gerados por esse serviço, denominados Relatórios de Auditoria, são publicados no site da Audin. Acesse aqui os Relatórios de Auditoria da Audin.
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- Consultoria: refere-se às atividades de assessoramento, de aconselhamento, de treinamento e de facilitação. Deve abordar assuntos estratégicos da Instituição, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos. Está condicionada à análise prévia sobre a capacidade operacional da Audin e sobre potenciais prejuízos à sua independência ou à objetividade dos seus servidores. Os produtos gerados por esse serviço, geral e atualmente denominados Relatórios de Consultoria, são publicados no site da Audin. Acesse aqui os documentos decorrentes das ações de consultoria.
- Monitoramento: cabe à Audin realizar o acompanhamento das recomendações que emitiu após a conclusão dos serviços de auditoria (seja de avaliação ou de consultoria). Para tanto é utilizado o Sistema E-Aud da Controladoria Geral da União.
- Emissão de Parecer: Há dois tipos de pareceres nos quais as unidades de auditoria interna, por autorização normativa, emitem – parecer sobre a Prestação de Contas Anual e em procedimentos de Tomada de Contas Especial (TCE).
- Parecer sobre a Prestação de Contas Anual: compreende o acompanhamento e emissão de parecer único no processo de elaboração do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas Anual da Instituição. Acesse aqui os pareceres constantes nos Relatórios de Gestão da UFPel.
- Parecer em TCE: avaliar e emitir parecer em cada procedimento de TCE referente à sua adequação aos normativos vigentes.
- Atendimento aos órgãos de controle: assessorar a Gestão no atendimento às demandas do Tribunal de Contas da União e dos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
- Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna – Paint: É um documento elaborado no quarto trimestre de cada ano, que apresenta o planejamento das ações da Audin a serem executadas no ano seguinte pela equipe técnica. É submetido previamente à aprovação do Conselho Diretor da UFPel e da Controladoria Geral da União. O Paint é publicado no site da Audin. Acesse aqui os Paints da Audin.
- Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna – Raint: É um documento elaborado no primeiro trimestre de cada ano, que apresenta as ações que a Audin executou no ano anterior. É encaminhado ao Conselho Diretor da UFPel e à Controladoria Geral da União. O Raint é publicado no site da Audin. Acesse aqui os Raints da Audin.
- Capacitação da Equipe Técnica: em razão da necessidade de serviço e de regramentos específicos, a realização de treinamento através de cursos (online e presenciais) é prática constante dos servidores lotados na Audin, sendo que a relação da capacitação realizada é apresentada nos Raints.