Notícias
  • Revista a desclassificação de trabalhos do CIC

    Durante a preparação do CIC, alguns artigos foram desclassificados por estarem fora do formato do evento. Vários problemas foram detectados e um deles foi a troca de cor no cabeçalho com o logo do evento. Como não estava claro o motivo para este desrespeito ao padrão, os trabalhos foram inicialmente eliminados do processo de premiação do evento, mas foram mantidos para apresentação e publicação.

    Já durante o evento foi identificado o motivo da troca de cor: o uso do editor Libre Office. Com o uso deste editor, ao abrir o modelo de trabalho o cabeçalho automaticamente mudava de cor, sem dar chance aos autores de perceberem o problema. Após discussão com os integrantes do Comitê Executivo foi tomada a decisão de rever estas desclassificações, uma vez que ficou claro que os autores não tinham responsabilidade sobre este problema. Então as avaliações de todos os trabalhos foram revistas e os trabalhos reinseridos no processo de premiação.

    Em função do tempo necessário para realizar este processo criterioso, só foi possível divulgar a decisão e os resultados neste momento.

    Por conta desta revisão nas avaliações, alguns artigos foram adicionados ao segundo turno e receberão igualmente o certificado de trabalho destaque na sessão. Nenhum trabalho foi retirado do segundo turno de apresentações.

    A lista atualizada, já com os trabalhos reconsiderados, está divulgada no site do evento: http://www.ufpel.edu.br/cic/2013/

  • UFPel Lança Edital de Seleção de Projetos Para a Incubadora de Base Tecnológica.

    A Universidade Federal de Pelotas – UFPel, através da Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Novos Empreendimentos de Base Tecnológica, nas Categorias de Pré-Incubação e Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFPel e convida os interessados a apresentarem suas propostas.

    O Edital tem por objetivo selecionar até 10 projetos de empresas para ingresso na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFPel que terá sedes no Campus Capão do Leão e também na cidade de Pelotas.

    As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em sociedade, e deverão ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos, processos e/ou serviços inovadores de base tecnológica, seja por uma empresa já existente ou a ser constituída.

    Mais informações com Manuela na Coordenação de Inovação Tecnológic/PRPPG, fone: 39211413.

    Formulário de Inscrição

    Edital da Incubação

  • Comissão Organizadora do XXII CIC e XV ENPOS seleciona alunos para a Comissão de Apoio do evento

    A Comissão Organizadora do XXII Congresso de Iniciação Científica e XV Encontro de Pós-
    Graduação está divulgando hoje, dia 23 de outubro de 2013, a seleção para os alunos desta
    Instituição que queiram participar e compor a Comissão de Apoio do evento.
    A Comissão de Apoio do XXII CIC/ XV ENPOS terá a função de auxiliar a Comissão
    Organizadora em tarefas operacionais nos dias do evento, ou seja, auxiliarão na entrega do
    material de apoio aos participantes do evento, realizarão monitoria dentro e fora das salas com
    apresentações orais, monitoria nas palestras, observarão e prezarão pela ordem do evento,
    orientarão os participantes do evento a encontrarem seus locais de apresentações, dentre
    outras tarefas designadas por um dos membros da Comissão Organizadora do evento.
    Cada membro da Comissão de Apoio terá direito a um certificado de 40 horas, cumprindo
    carga horária de 100% presencial entre os dias de realização do evento, ou seja, entre os dias
    18 e 22 de novembro de 2013.
    As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE através do seguinte e-mail:
    cic-ufpel@hotmail.com

    Para realizar a inscrição coloque o seguinte assunto no e-mail:
    “COMISSÃO DE APOIO XXII CIC / XV ENPOS”, juntamente com os seguintes dados:
    – Nome completo;
    – Curso;
    – Semestre;
    – Telefone(s) para contato;
    – Experiências em eventos (se houver);

    As inscrições serão de hoje, dia 23 de outubro de 2013, até às 23h59min do dia 28 de outubro
    de 2013, segunda-feira. As vagas são limitadas. O resultado com a lista dos selecionados para
    trabalharem no evento será divulgado no site do XXII CIC até o dia 01 de novembro de 2013.

    Fique atento, pois os selecionados receberão um e-mail informando sua seleção para trabalhar
    no evento, e-mail este do qual deverão confirmar sua participação.
    Qualquer dúvida entrem em contato com Guilherme Goebel na Pró-Reitoria de Pesquisa
    e Pós-Graduação através do número (53) 3921.1412 ou através do seguinte e-mail:
    cic-ufpel@hotmail.com

  • Edital PAPEC-DPG tem resultado divulgado pela PRPPG

    A PRPPG acaba de divulgar o resultado do edital PAPEC-DPG, que visa apoiar a participação de discentes de PPG sem eventos nacionais e na América Latina onde possuem artigos a serem publicados.

    Foram 34 solicitações totalizando R$ 17.400,00. Destas, foram recomendadas 26 solicitações, em um total de R$ 15.750,00.

    A PRPPG parabeniza a todos os contemplados e solicita que a documentação abaixo seja entregue na PRPPG até dia 1º de novembro, impreterivelmente, para que sejam implementados os auxílios.

    • Formulário de Implementação do Auxílio PAPEC-DPG, disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/
    • Carta de aceitação do(s) artigo(s) do discente no evento (se não foi entregue no momento da inscrição).

    A lista completa de discentes contemplados encontra-se na lista abaixo, enquanto que os resultados completos encontram-se no arquivo Resultado_PAPEC-DPG.

    • Amanda Avila Rodrigues
    • André Silveira da Silva
    • Caroline Gomes Lucas
    • Cristiane Schwartz Venzke
    • Darlan De Mammann Marchi
    • IvâniaDeliberalli
    • Janaína TauilBernado
    • Karine LasteMacagnan
    • Luan Merseburger Picanço
    • Luiane Soares Motta
    • Luiz Carlos Lemos Junior
    • Marcelle Moura Silveira
    • Marcelo Guerreiro Crizel
    • Maria Clara LysakowskiHallal
    • Mariana Teixeira da Silva
    • Neida Lucia Conrad
    • RérintonJoabél Pires de Oliveira
    • Ricardo Tadeu Paraginski
    • Roberta JeskeKunde
    • Rosana Colussi
    • Thais Larré Oliveira
    • Volnei KnoppZibetti
    • Wallace Moraes Pereira
    • Yuri Salenave Ribeiro

  • PRPPG Convida a Comunidade para Participar nas Avaliações do XXII CIC e do XV ENPOS

    O XXII CIC e o XV ENPOS serão os maiores eventos da história UFPel!

    Neste ano 1630 trabalhos foram submetidos para o CIC e 770 trabalhos foram submetidos para o ENPOS, números que configuram um recorde de submissões para ambos os eventos. O CIC e o ENPOS irão acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro e neste período as aulas estarão suspensas para viabilizar a participação da maior parte de nossa comunidade.

    Com o objetivo de qualificar os eventos e de ampliar a participação da comunidade, a PRPPG está convidando professores doutores ou em doutoramento e doutorandos dos PPGs da UFPel para participarem como avaliadores nos eventos.

    Os interessados em participar devem enviar um email, até a próxima quinta-feira (dia 24/10), para avaliador.cic.ufpel@gmail.com, informando os dados abaixo:

    Nome:

    Grande Área de Atuação:

    Área de Atuação:

    Telefone:

    Titulação: (  ) Doutor   (  ) Em doutoramento

    Evento: (  ) CIC   (  ) ENPOS   (  ) Ambos