Notícias
  • PRPPG lança edital para apoio a participação em eventos – Discentes de PPGs

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) acaba de lançar o edital de apoio a participação em eventos – Discentes de Pós-Graduação (APE-DPG), que visa apoiar a publicação de trabalhos completos de discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel em eventos científicos no Brasil ou na América Latina.

    O edital APE-DPG visa, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de artigos publicados por discentes de PPGs da UFPel em eventos científicos relevantes; (2) ampliar o suporte para a participação de discentes de PPGs da UFPel em eventos; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel; (4) estimular uma ampliação da produtividade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel; (5) ampliar a divulgação da produção científica da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre abril e junho de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados até o dia 20 de abril diretamente à PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital.

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    http://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

    O edital APE-DPG, em conjunto com o edital de Apoio à Participação em Eventos – Docentes e TAs (APE-DTA), faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) e da política de apoio à consolidação dos grupos de pesquisa e dos PPGs da UFPel que vem sendo desenvolvida pela PRPPG.

  • PRPPG, PREC e PRG lançam edital conjunto para apoio à participação em eventos científicos

    As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão e Cultura e de Graduação da Universidade Federal de Pelotas acabam de lançar o edital de Apoio à Participação em Eventos – Docentes e TAs (APE-DTA), visando apoiar a participação de docentes e técnico-administrativos da UFPel em eventos de pesquisa, ensino, extensão e cultura no Brasil ou no exterior, através do financiamento de até cinco diárias para docentes ou TAs que possuam trabalho(s) aceito(s) para publicação e/ou apresentação. Este edital faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) da UFPel, que terá outras ações sendo divulgadas em breve.

    O edital de Apoio à Participação em Eventos pretende, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de artigos publicados por pesquisadores da UFPel em eventos científicos relevantes; (2) ampliar o suporte para a participação de pesquisadores da UFPel em eventos; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel a partir das redes de colaboração que se potencializam através da participação em eventos internacionais; (4) estimular a ampliação da produção acadêmica de servidores da UFPel; (5) ampliar a divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre abril e junho de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados até o dia 20 de abril diretamente na PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital. A PRPPG irá encaminhar os pedidos para avaliação na Pró-Reitoria relacionada com o pedido.

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    http://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

  • PRPPG divulga Comitê de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    Após receber indicações da comunidade da UFPel, para as áreas de Ciências Agrárias, Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) definiu a composição do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Em 2015, o comitê se renovará nas outras áreas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Linguística e Letras, Engenharias e Ciências Biológicas, garantindo assim a permanência por dois anos, de cada representante, na composição do comitê.

    A nova composição do Comitê, com as áreas representadas, ficou definida como segue:

    Rodrigo Ferreira Kruger – Coordenador de Pesquisa da PRPPG (Coordenador do Comitê)

    Mário Canever – Coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG (Vice Coordenador do Comitê)

    Eleonora Campos da Motta Santos – Artes

    Aristeu Lopes – Ciências Humanas

    Vinícius Farias Campos – Ciências Agrárias

    Renata Ovenhausen Albernaz – Ciências Sociais Aplicadas

    Airton José Rombaldi – Ciências da Saúde

    Gelson Perin – Ciências Exatas e da Terra

    Giovana Gonçalves – Linguística e Letras

    Leomar da Rosa Junior – Engenharias

    Lucielli Savegnago – Ciências Biológicas

    Sergio Cava – Inovação Tecnológica

    A PRPPG agradece à comunidade da UFPel pelo apoio e participação no processo proposto e, especialmente, aos pesquisadores que foram escolhidos, por estarem disponíveis para ajudar a Pró-Reitoria nesta importante ação relacionada à distribuição de bolsas de iniciação científica e tecnológica na Universidade.

  • Pesquisadores devem verificar informações na base de dados

    O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) estão informando que, devido a um problema ocorrido na base de dados que armazena as informações dos Projetos de Pesquisa da UFPel, foi feita uma recuperação através de backup e dos próprios dados existentes na base.

    Desta forma, pode haver alguma inconsistência em projetos que foram cadastrados ou alterados no COBALTO no período de 11 de setembro a 29 de novembro de 2013. Isto refere-se aos dados complementares do projeto, como equipe, anexos, bolsistas, entre outros.

    Assim, o CTI e a PRPPG solicitam que as pessoas que cadastraram ou realizaram alterações nos projetos no período acima mencionado entrem no sistema COBALTO para verificar as informações.

    Eventuais problemas deverão ser encaminhados para o email suportepesquisa@ufpel.edu.br, que foi disponibilizado temporariamente para este fim. O telefone 3921-1267 da CTI também estará a disposição para contato.

  • Incubadora de Base Tecnológica da UFPel divulga selecionados para a PRÉ-INCUBAÇÃO

    A Coordenação de Inovação Tecnológica divulga os selecionados para pré-incubação da Incubadora de Base Tecnológica da UFPel, Edital 01/2013. As empresas selecionadas apresentaram projetos em áreas como materiais odontológicos, tecnologia da informação, química verde, controle biológico, biotecnologia, prototipagem e tecnologia veterinária. As empresas selecionadas são:

    Categoria Incubação Externa:
    -Yller.

    Categoria Incubação Interna:
    – AMT;
    – Bioplant;
    – CK;
    – Magen;
    – MRS;
    – Protopel;
    – Quitosana verde;
    – Rodotech.

    As demais propostas selecionadas como suplentes são:
    – Academ 1;
    – Basidiosul Cogumelos;
    – Crioulos Seleção;
    – Gaúcho Recicla;
    – Irrigue.

    A Coordenação de Inovação Tecnológica entrará em contato com os proponentes selecionados para informar a programação de eventos nos próximos dias. Os suplementes que quiserem detalhes sobre a avaliação de suas propostas, favor agendar reunião pelo e-mail manuela.ufpel@gmail.com.