nov 07

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

               APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS:

               QUANDO: de 13 a 17/11/2017.

               ONDE: Solicitar na Secretaria do Curso.

               HORÁRIO: das 08 às 14 h.

Para pedir aproveitamento é necessário preencher e assinar o formulário específico (página do Curso, aba Formulários), e entregar com o conteúdo programático e histórico.

A disciplina cursada deverá ter correspondência de no mínimo 75% do conteúdo E 75% da carga horária com a disciplina do Curso de Engenharia de Materiais que o aluno deseja ser dispensado. Se a disciplina foi cursada em outra Instituição, entregar o original do conteúdo programático e cópia acompanhada do original do Histórico, mostrando a disciplina com aprovação.

A análise será feita pelo professor responsável pela disciplina.

 

out 16

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

 

Período: de 16 a 20/10;

Local: Secretaria do Curso, das 8 às 14h;

Entregar , já preenchido e assinado, o formulário que encontra-se em http://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/trancamento-de-disciplina/

OBS: a matrícula deverá ficar com no mínimo 8 créditos.

out 11

(sem título)

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS I
Prof. César informou agora que hoje, 11/10 não haverá aula.

out 09

ÚLTIMO DIA LETIVO 2017/2

Último dia letivo do segundo semestre de 2017 mudou para 7 de março

out 09

PONTOS FACULTATIVOS

UFPel terá pontos facultativos dias 13 e 14/10 e 3 e 4/11

out 02

II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil

Publicação a pedido da Profª Margarete Gonçalves

 

“Prezados Senhores:

Damos início à II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, uma semana repleta de diferentes eventos, todos focando a divulgação e os ensinamentos de novas tecnologias para a indústria de Composites. Nestes eventos, você e outros colaboradores de sua empresa poderão encontrar soluções para problemas enfrentados no seu dia a dia, assim como ideias para melhorias em sua produção e novos projetos. Confira (todas as palestras terão tradução simultânea):

 

ü  Dia 2 de outubro – Seminário Adesão Estrutural (das 8h30 às 12h40) – cinco palestras abordarão os tipos de adesivos disponibilizados no mercado, inovações técnicas, orientações de uso e cases de sucesso

 

ü  Dia 3 de outubro – Seminário Fundamentos dos Composites Avançados (das 8h30 às 15h50) – dez palestras vão detalhar diversas matérias-primas, processos, ensaios, métodos numéricos e estatísticos,  reciclagem e cases de aplicação. Há ainda, uma área de exposição de tecnologia e atendimento (Table-top) com as seguintes empresas: Barracuda, Instron, Texiglass, Teijin Toho, Evonik, MTS, Owens Corning, Kaneka, MAP, Saertex, Heraeus, DIAB, A.Schulman e Arkema.

 

Ainda neste dia ocorrerá o primeiro dia do Curso Reparo de Estruturas em Materiais Composites (treinamento com parte teórica e prática). Estre treinamento propicia uma introdução aos materiais composites, explicação detalhada sobre os laminados, fabricação de laminados durante o curso, abordagem de diversas matérias-primas e, técnicas de reparo. Por fim, o aluno realiza o dano e o reparo de um laminado de composites com fibra de vidro

 

ü  Dia 4 de outubro – Painel Aeroespacial (as 8h30 às 15h20) – oito palestras mostrarão novas matérias-primas, inovações em processo, módulo de falha, tendência de mercado e durabilidade dos composites. Os profissionais presentes poderão participar do segundo dia do Table-top (exposição de tecnologias e reuniões) e acontecerá, também, o segundo dia do curso de Reparo de Estruturas em Materiais Composites

 

ü  Dia 5 de outubro – Congresso Internacional SAMPE Brasil (das 8h30 às 16h15) – nove palestras apresentam os novos desenvolvimentos em composites, sejam eles realizados pela indústria ou por universidades, do Brasil e de outros países. Embraer, TechnipFMC e Boeing falam de seus projetos, desafios e mercado. Além destes temas, metodologias para aumento de produtividade e seleção correta de matérias-primas, inovações em aplicações, compósitos híbridos, novos usos para a fibra de carbono, e estudo de processo e matérias-primas serão outros assuntos abordados. Último dia do Table-top.

 

ü  Dia 6 de outubro – Curso Compósitos Pré-impregnados (prepreg) – tipos, características, aplicações e processos de fabricação (das 8h10 às 17h). Uma oportunidade única de conhecer os tipos de prepregs, sistemas de resina utilizados, aplicações principais e processos de fabricação (curso ministrado pelos especialistas do IPT/LEL – Laboratório de Estruturas Leves)

 

Mais informações estão disponíveis em www.sampe.com.br

Muito obrigada pela atenção e nos encontramos na II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil!

set 29

ALTERAÇÃO DE SALAS

 

Disciplina ALGA T2 – passa para a sala 318 nas segundas, quartas e sextas;

Química Analítica – terça-feira passa para o Laboratório de Graduação. Na sexta continua na sala 310;

Processamento de Materiais – na segunda passa para a sala 217. Na quarta continua na sala 251.

set 29

ALUNOS MATRICULADOS EM ESTÁGIO E/OU TCC:

 

Os alunos que ainda não realizaram a entrega das cópias dos certificados para contabilizar como Formação Livre e Atividades Complementares, assim como o preenchimento da planilha (site do Curso à aba Formulários), por favor, comecem a providenciar.

As cópias dos documentos deverão ser entregues na Secretaria onde ficarão arquivadas para posterior análise pelos professores. TRAZER OS ORIGINAIS PARA CONFERÊNCIA.

set 29

3ª SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA DE MATERIAIS

Programa da 3ª Semana Acadêmica, de 02/10 a 06/10

set 26

SEGURANÇA DO TRABALHO

Aula hoje (26/09) às 18:50h no Anglo, sala 318.

Posts mais antigos «