O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
    Notícias
  • PPGEMAT no XXIV EBRAPEM

    Os mestrandos André Nunes Ferreira, Carina Espilma Lima, Eliane Machado de Mélo, Elisabete Strelow de Castro, Larissa Testolin Schmiescki dos Santos, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Marcos Aurélio da Silva Martins, Maria do Socorro Aragão Paim, Melissa Novack Oliveira Ribeiro, Patricia Michie Umetsubo Gonçalves, Pierre Teixeira da Silva, Suelen Martins Vasconcelos e Vinícius Torres Marques estão participando do XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM, apresentando suas pesquisas e representando o PPGEMAT/UFPel no evento.

  • VI Encontro Humanístico Multidisciplinar / V Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos

    Dia 25 de novembro de 2020, os professores João Carlos Pereira de Moraes – UNIPAMPA/Jaguarão, Marta Cristina Cezar Pozzobon – UFPel/Pelotas, João Alberto da Silva – FURG/Rio Grande, Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel/Pelotas, educadores matemáticos no extremo-sul gaúcho, preocupados em qualificar o ensinar, o pensar e o aprender Matemática, propuserem o grupo de trabalho (GT): “Educação Matemática no extremo-sul gaúcho”, no VI Encontro Multidisciplinar Humanístico e V Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos, realizado pela Universidade Federal do Pampa. No GT foi discutido a Educação Matemática em suas diferentes instâncias e perspectivas, com pesquisas, estudos e relatos de experiências voltados ao ensino, ao currículo, a aprendizagem, a formação de professores, ao uso de tecnologias e materiais didáticos, bem como à produção de teorizações pertinentes sobre o campo em si. A dinâmica de apresentação e debate dos trabalhos foi a partir das Cirandas de Formação, em que os coordenadores do GT propuseram a cada participante a leitura crítica, antes do evento, da produção de outro colega. Os autores tiveram dez minutos para a apresentação e os leitores cinco minutos para tecer comentários acerca do trabalho lido. Neste contexto, os coordenadores do GT exerceram a função de mediadores e articuladores do debate entre os participantes.

  • Profa. Thaís no CEC/SIIEPE da UFPel

    A Profa. Thaís Philipsen Grützmann apresentou o trabalho “MathLibras e a primeira oficina virtual em 2020“, tendo como coautores os mestrandos Marcos Aurélio da Silva Martins e Patricia Michie Umetsubo e a professora da rede básica de ensino Thaiana Neuenfeld Philipsen, sob a orientação da Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff. O trabalho fez parte do VII Congresso de Extensão e Cultura, na 6º Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel (CEC/SIIEPE), na temática: Extensão e Sociedade: as muitas formas de interação.

    Para assistir a apresentação clique aqui.

  • VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – SBEM RS

    O VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS (VI FPEMat-RS) ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2020, de modo online. A professora Marta Cristina Pozzobon (PPGEMAT/UFPel) e o professor Gabriel Soares (UFN) coordenaram o Grupo de discussão (GD4), “Estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência”.

    Durante a realização do GD4, foram discutidas as orientações nos Documentos Oficiais em relação ao estágio, principalmente as Resoluções nº 2 de 2015 e de 2019, os Programas de Iniciação à Docência e a Residência Pedagógica, considerando as contribuições para o estágio e a formação inicial, os estágios em tempos de pandemia. A partir dessas ideias, o grupo trouxe como os estágios são concebidos nos Projetos dos Cursos (número de disciplinas, ênfases, carga horária e concepções), as unidades ou instâncias responsáveis pelos estágios nas instituições de formação, as parcerias com as escolas de Educação Básica, as contribuições da Residência Pedagógica e do PIBID para o estágio e outras ideias.

    Na plenária final, o GD4 apresentou as ideias principais construídas a partir das falas e contribuições dos colegas que participaram do grupo, que foram o professor José Carlos Leivas (Presidente da SBEM Regional), professora Karla Jaqueline Tatsch (UFN/Santa Maria), professora Rozane da Silveira Alves (UFPel/PPGEMAT) e a acadêmica Caroline dos Santos (UNIJUÍ/Ijuí).

    Ainda participaram do evento os professores Antônio Maurício Medeiros Alves (GD1: Anos Iniciais do Ensino Fundamental ) e Thaís Philipsen Grützmann (GD3: A prática como componente curricular). 

  • Mesa de Experiência no II ENEMI – Profa. Thaís

    No último dia 13 de novembro a Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann participou da Mesa de Experiências – As vozes dos orientadores de pós-graduação na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva no II ENEMI – Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, promovido pelo GT 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática, da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

  • VEm Humanistas: uma abordagem colaborativa – Mestre Gabriela Conrado

    De norte a sul, de leste a oeste, não importa a direção, a Etnomatemática pulsa em todas as regiões do nosso país e pelo mundo afora.

    O VEm Humanistas, evento virtual e gratuito, pensado e articulado de forma colaborativa, contribuirá para a intensificação deste movimento ao compartilhar experiências em Etnomatemática e abrir espaço para o diálogo entre as participantes Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), UFPel, e Ana Priscila Sampaio Rebouças, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UEMA.

    A partir da proposta deste evento, Gabriela e Ana apresentaram de forma colaborativa práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços e tempos diferentes com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nos municípios de Pelotas-RS e Barra do Corda-MA. Nas duas localidades foram realizados trabalhos que buscaram reconhecer e aproximar os saberes dos familiares dos estudantes sobre a construção civil com o currículo escolar, em que tiveram a preocupação em qualificar a relação dos estudantes com o espaço escolar, promovendo novas maneiras de perceber e fazer matemática em sala de aula. Construímos uma casa com tijolos artesanais e maquetes de residências com materiais reciclados. Agora esperamos construir pontes que aproximem comunidades e educadores a partir da Etnomatemática, em busca de uma educação voltada para a transformação e diversidade.

    Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Ana Priscila Sampaio Rebouças

  • Participação no PyCon Sweden 2020

    O mestrando Jerônimo Medina Madruga do PPGEMAT participou do PyCon Sweden 2020. Jerônimo, orientado pela prof. Rozane da Silveira Alves,  apresentou trabalho referente a sua pesquisa de mestrado no evento que foi transmitido pelo YouTube. O PyCon Sweden 2020, ocorrido nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, reuniu pesquisadores, professores e estudantes  de programação Python do mundo inteiro.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.