Início do conteúdo
    Notícias
  • VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – SBEM RS

    O VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS (VI FPEMat-RS) ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2020, de modo online. A professora Marta Cristina Pozzobon (PPGEMAT/UFPel) e o professor Gabriel Soares (UFN) coordenaram o Grupo de discussão (GD4), “Estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência”.

    Durante a realização do GD4, foram discutidas as orientações nos Documentos Oficiais em relação ao estágio, principalmente as Resoluções nº 2 de 2015 e de 2019, os Programas de Iniciação à Docência e a Residência Pedagógica, considerando as contribuições para o estágio e a formação inicial, os estágios em tempos de pandemia. A partir dessas ideias, o grupo trouxe como os estágios são concebidos nos Projetos dos Cursos (número de disciplinas, ênfases, carga horária e concepções), as unidades ou instâncias responsáveis pelos estágios nas instituições de formação, as parcerias com as escolas de Educação Básica, as contribuições da Residência Pedagógica e do PIBID para o estágio e outras ideias.

    Na plenária final, o GD4 apresentou as ideias principais construídas a partir das falas e contribuições dos colegas que participaram do grupo, que foram o professor José Carlos Leivas (Presidente da SBEM Regional), professora Karla Jaqueline Tatsch (UFN/Santa Maria), professora Rozane da Silveira Alves (UFPel/PPGEMAT) e a acadêmica Caroline dos Santos (UNIJUÍ/Ijuí).

    Ainda participaram do evento os professores Antônio Maurício Medeiros Alves (GD1: Anos Iniciais do Ensino Fundamental ) e Thaís Philipsen Grützmann (GD3: A prática como componente curricular). 

  • Mesa de Experiência no II ENEMI – Profa. Thaís

    No último dia 13 de novembro a Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann participou da Mesa de Experiências – As vozes dos orientadores de pós-graduação na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva no II ENEMI – Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, promovido pelo GT 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática, da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

  • VEm Humanistas: uma abordagem colaborativa – Mestre Gabriela Conrado

    De norte a sul, de leste a oeste, não importa a direção, a Etnomatemática pulsa em todas as regiões do nosso país e pelo mundo afora.

    O VEm Humanistas, evento virtual e gratuito, pensado e articulado de forma colaborativa, contribuirá para a intensificação deste movimento ao compartilhar experiências em Etnomatemática e abrir espaço para o diálogo entre as participantes Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), UFPel, e Ana Priscila Sampaio Rebouças, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UEMA.

    A partir da proposta deste evento, Gabriela e Ana apresentaram de forma colaborativa práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços e tempos diferentes com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nos municípios de Pelotas-RS e Barra do Corda-MA. Nas duas localidades foram realizados trabalhos que buscaram reconhecer e aproximar os saberes dos familiares dos estudantes sobre a construção civil com o currículo escolar, em que tiveram a preocupação em qualificar a relação dos estudantes com o espaço escolar, promovendo novas maneiras de perceber e fazer matemática em sala de aula. Construímos uma casa com tijolos artesanais e maquetes de residências com materiais reciclados. Agora esperamos construir pontes que aproximem comunidades e educadores a partir da Etnomatemática, em busca de uma educação voltada para a transformação e diversidade.

    Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Ana Priscila Sampaio Rebouças

  • Participação no PyCon Sweden 2020

    O mestrando Jerônimo Medina Madruga do PPGEMAT participou do PyCon Sweden 2020. Jerônimo, orientado pela prof. Rozane da Silveira Alves,  apresentou trabalho referente a sua pesquisa de mestrado no evento que foi transmitido pelo YouTube. O PyCon Sweden 2020, ocorrido nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, reuniu pesquisadores, professores e estudantes  de programação Python do mundo inteiro.