Início do conteúdo

VEm Humanistas: uma abordagem colaborativa – Mestre Gabriela Conrado

De norte a sul, de leste a oeste, não importa a direção, a Etnomatemática pulsa em todas as regiões do nosso país e pelo mundo afora.

O VEm Humanistas, evento virtual e gratuito, pensado e articulado de forma colaborativa, contribuirá para a intensificação deste movimento ao compartilhar experiências em Etnomatemática e abrir espaço para o diálogo entre as participantes Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), UFPel, e Ana Priscila Sampaio Rebouças, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UEMA.

A partir da proposta deste evento, Gabriela e Ana apresentaram de forma colaborativa práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços e tempos diferentes com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, nos municípios de Pelotas-RS e Barra do Corda-MA. Nas duas localidades foram realizados trabalhos que buscaram reconhecer e aproximar os saberes dos familiares dos estudantes sobre a construção civil com o currículo escolar, em que tiveram a preocupação em qualificar a relação dos estudantes com o espaço escolar, promovendo novas maneiras de perceber e fazer matemática em sala de aula. Construímos uma casa com tijolos artesanais e maquetes de residências com materiais reciclados. Agora esperamos construir pontes que aproximem comunidades e educadores a partir da Etnomatemática, em busca de uma educação voltada para a transformação e diversidade.

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Ana Priscila Sampaio Rebouças

Publicado em 14/11/2020, em Notícias.