136. Natanna Antunes da Luz – Defendeu em 13/12/2024 A FOTOGRAFIA COMO PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ENSINO, INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA Palavras-chave: Fotografia; Imagem; Ensino de Química; Representação; Formação de Professores. Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
135. Maria Eduarda Domingues Sperotto – Defendeu em 13/12/2024 Recursos de Tecnologia Digital como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem de Biologia Palavras-chave: Recursos Digitais; Ensino de Biologia; Educação Básica; Formação de Professores. Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
134. Natália Schmiele Schmechel – Defendeu em 12/09/2024 O USO DO Pop It NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Palavras-chave: : Matemática nos Anos Iniciais; Pop It; Adição; Aprendizagem; Anos iniciais. Orientação: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
133. Tais Angelo Louzada – Defendeu em 05/07/2024 O protagonismo feminino na Educação de Jovens e Adultos (EJA): entre ensinagens e aprendizagens Palavras-chave: : educação de jovens e adultos; educação matemática; vivência dos alunos; protagonismo feminino. Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
132. Vanderléia Raddatz Schultz – Defendeu em 11/03/2024 A potencialidade do pensamento computacional na resolução de situações-problema no ensino de matemática para os anos iniciais Palavras-chave: Pensamento computacional; Aprendizagem matemática; Anos iniciais. Orientação: Profa. Dra. Maria Simone Debacco Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
131. Maria Aparecida Peres – Defendeu em 11/03/2024 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: METODOLOGIAS ATIVAS COMO CATALISADORES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Palavras-chave: Alfabetização Científica e tecnológica; Metodologias Ativas; Ensino de Ciências. Orientação: : Prof. Dr. Robledo Lima Gil Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
130. Tiago Dias Bolzan – Defendeu em 29/02/2024 Proposta de uma Sequência Didática para o ensino de Equação do 1º grau via Resolução de Problemas: um olhar a partir da análise de erros Palavras-chave: Resolução de problemas. Equação do 1º grau. Análise de erros. Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |