129. Susana de Gusmão Silveira Machado – Defendeu em 28/08/2023 Experiências de professoras da educação infantil na pandemia da COVID-19: histórias, dilemas e reflexões. Palavras-chave: Pandemia; Professores; Educação Infantil; Ensino Remoto.. Orientação: Prof.ª Dr.ª Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
128. Priscila Lazo Rodrigues – Defendeu em 15/08/2023 Educação de surdos e ensino em ciências: estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RS. Palavras-chave: Inclusão de Surdos; Libras; Ciências; Ensino Fundamental. Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
127. Juliana Ribeiro Cigales – Defendeu em 31/07/2023 Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais. Palavras-chave: Autorregulação da Aprendizagem; Alfabetização Científica; Anos Iniciais. Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
126. Suelem Vaz da Silva Alves – Defendeu em 20/03/2023 Os Pedagogos e o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: os desafios da prática docente. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Base Nacional Comum Curricular; Pedagogo; Prática docente. Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
125. Cléa Furtado da Silveira – Defendeu em 10/03/2023 A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado. Palavras-chave: Alunos Surdos; Física; Visualidade; Estratégias de Ensino. Orientação: Prof.ª Dr.ª Denise Nascimento Silveira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
124. Sthéfani Borges Bregue – Defendeu em 10/03/2023 Avaliação da Aprendizagem e a Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): as percepções, a prática pedagógica e as barreiras encontradas pelos professores de Ciências. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Inclusão escolar; Alunos com Transtorno do Espectro Autista; Ensino de Ciências. Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
123. Karen Furtado dos Santos – Defendeu em 27/02/2023 O Ensino de Matemática nos Anos Iniciais com alunos/as Autistas: análise das atividades pedagógicas de ensino. Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Ensino de Matemática; Alunos Autistas; Anos Iniciais. Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |