122. Adriana Mello Almeida Martins – Defendeu em 08/12/2022 Uma Prática Docente Antirracista. Palavras-chave: Formação de Professores; Prática Pedagógica; Antirracismo. Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Simone Debacco Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
121. Débora Marília Hauenstein – Defendeu em 23/08/2022 Ensino de geometria analítica auxiliado pela geometria computacional : uma sequência didática desenvolvida com o uso do geogebra. Palavras-chave: Formação inicial de professores; Dimensão interdisciplinar; Estágio supervisionado. Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
120. Joélcio Rosa da Silva Júnior – Defendeu em 13/06/2022 A Interdisciplinaridade no processo de Formação de Professores em Cursos de Licenciatura em Química e em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Dimensão interdisciplinar. Estágio supervisionado. Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
119. Márcia Helena de Oliveira Tarouco – Defendeu em 31/05/2022 Contribuições de um Curso na modalidade EAD no processo de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Palavras-chave: Matemática; Anos Iniciais; Formação Continuada; Ensino remoto. Orientação: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
118. Katia Rosane Machado – Defendeu em 24/05/2022 A Mediação das Tecnologias Digitais (TD) no Ensino Remoto para a Aprendizagem Significativa em Educação Matemática. Palavras-chave: TD no ensino de Porcentagem; Educação Financeira no ensino fundamental; Aprendizagem Significativa da Porcentagem e conceitos subsunçores; Tipos de Aprendizagem Significativa. Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
117. Janaina Vieira De Lara – Defendeu em 06/05/2022 Ensino de Ciências: Estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno Do Espectro Autista em tempos de pandemia. Palavras-chave: ensino de ciências; transtorno do espectro autista; estratégias metodológicas; educação inclusiva. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
116. Verônica Porto Gayer – Defendeu em 30/03/2022 A Concepção de Ciência dos Egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: rupturas e tensionamentos . Palavras-chave: Concepção de Ciência; Ruptura Paradigmática; Formação Inicial; Ensino de Ciências. Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
115. Daniele Ritta Menezes – Defendeu em 30/03/2022 Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos; Metodologia Ativa; Matemática; Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Orientação: Profª. Drª. Maria Simone Debacco Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
114. Evanir Erdmann – Defendeu em 11/03/2022 Da aritmética à geometria: a educação do olhar entre aprendizagens lúdicas e fotográficas. Palavras-chave: Metodologia Ativa; Aprendizagem Criativa; Geometria; Fotografia; Educação do olhar. Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
113. Thaiane Silveira Carrasco – Defendeu em 04/03/2022 Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio. Palavras-chave: Vídeos; Atividade Experimental; Ensino de Química; Metodologias de Ensino; ERE. Orientação: Profª. Drª. Alzira Yamasaki Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
112. Andreia de Fátima Netto Barcellos – Defendeu em 24/02/2022 Kahoot!: Uma Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Formação; Kahoot!; Matemática; Tecnologia. Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Co-orientação: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |