111. Priscila Krüger Voigt – Defendeu em 20/12/2021 Base Nacional Comum Curricular: os impactos e reflexos para o Ensino de Ciências. Palavras-chave: BNCC; Ciências da natureza; Formação de professores; Sequência de Ensino Investigativo. Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
110. Gillan Garcia Oliveira – Defendeu em 20/12/2021 A Formação do Professor de Matemática na UFPel: registros sobre andanças de um aluno/professor entre saberes e práticas. Palavras-chave: Formação dos professores de matemática; Práticas pedagógicas; Ensino de matemática. Orientação: Prof. Dr. Lui Nörnberg Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
109. Sandriane Valadão Duarte – Defendeu em 30/11/2021 Inclusão de estudantes Cegos e de Baixa Visão: discussões em espaços de formação de professores de Química. Palavras-chave: Inclusão; Ensino de Química; Alunos cegos e de baixa visão; Formação docente; Licenciatura em Química. Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
108. Gessiele da Silva Corrêa – Defendeu em 16/09/2021 Ensino de Química para alunos surdos: planejamento de materiais didáticos pautados na visualidade. Palavras-chave: Pedagogia visual; Estratégia didática; Surdos; Ensino de química. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel(Dissertação e Produto) |
107. Elisiane Peixoto Cardona Biurrun – Defendeu em 09/07/2021 Avaliações de larga escala: um diálogo com professoras de Matemática do 9º ano do ensino fundamental no município de Bagé-RS. Palavras-chave: Avaliação externa; Saeb; Prova Brasil; Educação básica. Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
106. Cíntia Göcks – Defendeu em 17/06/2021 Vicissitudes do brincar e do aprender em uma escola rural do 4º distrito de Pelotas/RS – Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; Brincadeiras; Zona Rural; Ensino Remoto; Pandemia Covid-19. Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
105. Isabela Schiavon Amaral – Defendeu em 14/06/2021 Aplicação de uma Unidade Didática para o Ensino de Botânica. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Ensino e aprendizagem; Alfabetização científica; Botânica. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
104. Jordânia da Silva Del Sacramento – Defendeu em 10/06/2021 Educação em Ciências e deficiência visual: estratégias de um ensino inclusivo para a superação de barreiras em sala de aula. Palavras-chave: Educação inclusiva; Ensino de ciências; Barreiras pedagógicas; Barreiras epistemológicas. Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
103. Theo Mariano da Rocha Pires – Defendeu em 26/04/2021 RPG no Ensino de Física: um estudo exploratório sobre a sua utilização no ensino médio. Palavras-chave: Jogos lúdicos; Tecnologia; Educação; Ensino de física. Orientação: Prof. Dr. Marcelo Pereira Machado Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
102. Natália Romano Weirich – Defendeu em 16/04/2021 Trabalho colaborativo entre o professor de AEE e o professor de ciências na perspectiva de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Técnico e Tecnológico; Inovação Pedagógica; Prática Pedagógica. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
101. Denise Alves da Silva – Defendeu em 31/03/2021 Cartografias Autopoiéticas da Docência: uma reflexão epistemológica e pedagógica no Ensino Superior. Palavras-chave: Autopoiese; Experiência cognitiva; Ensino Superior; Aprendizagem Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
100. Gabriele Lopes Garcia – Defendeu em 19/03/2021 Sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino de matemática para os anos finais do ensino fundamental. Palavras-chave: Sala de aula invertida; Metodologias ativas; Teoria da atividade; Aprendizagem matemática. Orientação: Profª. Drª. Maria Simone Debacco Co-orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
99. Andreia Domingues Bitencourte – Defendeu em 19/03/2021 Ensino de ciências na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Autismo; Ensino de ciências; Intervenção Precoce. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
98. Nilza Teresinha Ribeiro Xavier – Defendeu em 18/03/2021 Um estudo sobre as mudanças nas propostas oficiais para o ensino de matemática nos anos iniciais (1997 – 2017). Palavras-chave: Matemática; Anos iniciais; Currículo; PCNs; BNCC. Orientação: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
97. Michele Mello Ferreira Rodrigues – Defendeu em 18/03/2021 Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências. Palavras-chave: Sexualidade; Síndrome de asperger; Prática pedagógica. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
96. Silvio Costa Figueiredo – Defendeu em 17/03/2021 A biologia celular através da interpretação de imagens: uma proposta de ensino. Palavras-chave: Imagens; Ensino; Biologia. Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
95. Bruna Peres Viana – Defendeu em 09/03/2021 Estamos preparando Licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciências. Palavras-chave: Licenciatura; Diversidade; Sexualidade; Gênero; Ciência. Orientação: Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |
94. Bruna da Silveira Isnardi Duquia – Defendeu em 01/03/2021 Considerações sobre os erros na resolução de equação do 1º grau com uma incógnita. Palavras-chave: Equações de 1º Grau; Desenvolvimento do pensamento algébrico; Ensino de álgebra; Ensino fundamental. Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Co-orientação: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves Repositório Institucional da UFPel (Dissertação e Produto) |