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Defesas 2018
75. Cristiane Wroblewski– Defendeu em 30/11/2018
Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS. 
Palavras-chave: Etnomatemática, Jogos de Linguagem, Pensamento algébrico,
Artesania.
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
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75. Bianca Medeiros Marques – Defendeu em 19/10/2018
A Mobilização do Pensamento Algébrico Através da Resolução de Problemas Enxadrísticos. 
Palavras-chave: Jogo de Xadrez; Resolução de Problemas; Pensamento Algébrico;
Etnomatemática; Jogos de Linguagem.
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
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74. Milene Soares Dias – Defendeu em 11/09/2018
Alunos Surdos: uma investigação na disciplina de Ciências. 
Palavras-chave: inclusão escolar; diferença linguística; trabalho colaborativo; prática pedagógica; ensino fundamental.
Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan

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73. Ana Rutz Devantier Reinke – Defendeu em 29/08/2018
O Ensino de Ciências e a Iniciação à Ciência Química no Ensino Fundamental – Situação de Estudo ‘Água e o Estuário Laguna dos Patos’. 
Palavras-chave:
Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo
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72. Rosemeri Cavalheiro Penteado – Defendeu em 03/07/2018
A supervalorização da prática como enunciado da docência na Educação Infantil. 
Palavras-chave: educação infantil; formação e identidade docente; discursos.
Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira
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71. Jaiane Ostemberg Dummer  – Defendeu em 09/05/2018
Pesquisa na Escola: uma experiência de formação continuada de professores em um curso on-line
. Palavras-chave: educação a distância, educar pela pesquisa, formação dentro da
profissão.
Orientação: Profª. Drª. 
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
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70. Lidiane Bilhalva Rodrigues – Defendeu em 10/04/2018
Deficiência Visual e o Ensino de Ciências Biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior
Palavras-chave: Estudantes com Deficiência Visual; ensino de ciências biológicas; Ensino Superior; educação inclusiva.
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
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69. Maria Joseane Rusch da Silva – Defendeu em 09/03/2018
Análise da Aplicação de Projeto de Ensino de Física com Enfoque Curricular CTS e Metodologia de Ensino-Aprendizagem PBL na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 
Palavras-chave: Projeto de ensino de física; modalidade EJA; enfoque
curricular CTS; metodologia de ensino-aprendizagem PBL.
Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger

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68. Melissa Lopes Meyer – Defendeu em 23/02/2018
Educação Ambiental a partir da identidade ecológica: um estudo de caso.
Palavras-chave: Educação Ambiental crítica-reflexiva, saberes ambientais, identidade ecológica e temas geradores.

Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil
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67. Marco Antônio Medronha da Silva Filho – Defendeu em 23/02/2018
“Celular Sim! Toda Hora Não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola. Palavras-chave: cultura juvenil; dispositivos móveis; qr code; práticas discursivas; formação de professores.
Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto
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66. Kátia Martins Rocha Defendeu em 23/02/2018
A Representação Surda no Discurso da Legislação Nacional e no Discurso Pedagógico de um Escola Especial de Pelotas/RS, com Atenção à Matemática Escolar. Palavras-chave: Cultura Surda; Representação; Discurso; Educação Matemática.
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
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65. Daniel Duarte Silveira  – Defendeu em 23/02/2018
O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral.
Palavras-chave: História Oral e Língua de Sinais; Educação Matemática; Surdos; Libras.
Orientação: Prof. Dr. Diogo Franco Rios

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64. Ana Cristina Medina Pinto – Defendeu em 19/02/2018
Constituição da Docência no Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB): um itinerário formativo. Palavras-chave: Formação de Professores, Licenciatura em Matemática a Distância, Professoralidade, Eixo Geometrias: Espaço e Forma.
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira

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