75. Cristiane Wroblewski– Defendeu em 30/11/2018 Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS. Palavras-chave: Etnomatemática, Jogos de Linguagem, Pensamento algébrico, Artesania. Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
75. Bianca Medeiros Marques – Defendeu em 19/10/2018 A Mobilização do Pensamento Algébrico Através da Resolução de Problemas Enxadrísticos. Palavras-chave: Jogo de Xadrez; Resolução de Problemas; Pensamento Algébrico; Etnomatemática; Jogos de Linguagem. Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
74. Milene Soares Dias – Defendeu em 11/09/2018 Alunos Surdos: uma investigação na disciplina de Ciências. Palavras-chave: inclusão escolar; diferença linguística; trabalho colaborativo; prática pedagógica; ensino fundamental. Orientação: Profª. Drª. Francele de Abreu Carlan Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
73. Ana Rutz Devantier Reinke – Defendeu em 29/08/2018 O Ensino de Ciências e a Iniciação à Ciência Química no Ensino Fundamental – Situação de Estudo ‘Água e o Estuário Laguna dos Patos’. Palavras-chave: Orientação: Prof. Dr. Fábio André Sangiogo Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
72. Rosemeri Cavalheiro Penteado – Defendeu em 03/07/2018 A supervalorização da prática como enunciado da docência na Educação Infantil. Palavras-chave: educação infantil; formação e identidade docente; discursos. Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
71. Jaiane Ostemberg Dummer – Defendeu em 09/05/2018 Pesquisa na Escola: uma experiência de formação continuada de professores em um curso on-line. Palavras-chave: educação a distância, educar pela pesquisa, formação dentro da profissão. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
70. Lidiane Bilhalva Rodrigues – Defendeu em 10/04/2018 Deficiência Visual e o Ensino de Ciências Biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior. Palavras-chave: Estudantes com Deficiência Visual; ensino de ciências biológicas; Ensino Superior; educação inclusiva. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
69. Maria Joseane Rusch da Silva – Defendeu em 09/03/2018 Análise da Aplicação de Projeto de Ensino de Física com Enfoque Curricular CTS e Metodologia de Ensino-Aprendizagem PBL na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Projeto de ensino de física; modalidade EJA; enfoque curricular CTS; metodologia de ensino-aprendizagem PBL. Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
68. Melissa Lopes Meyer – Defendeu em 23/02/2018 Educação Ambiental a partir da identidade ecológica: um estudo de caso. Palavras-chave: Educação Ambiental crítica-reflexiva, saberes ambientais, identidade ecológica e temas geradores. Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
67. Marco Antônio Medronha da Silva Filho – Defendeu em 23/02/2018 “Celular Sim! Toda Hora Não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola. Palavras-chave: cultura juvenil; dispositivos móveis; qr code; práticas discursivas; formação de professores. Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto / Vídeo do Produto |
66. Kátia Martins Rocha – Defendeu em 23/02/2018 A Representação Surda no Discurso da Legislação Nacional e no Discurso Pedagógico de um Escola Especial de Pelotas/RS, com Atenção à Matemática Escolar. Palavras-chave: Cultura Surda; Representação; Discurso; Educação Matemática. Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
65. Daniel Duarte Silveira – Defendeu em 23/02/2018 O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral. Palavras-chave: História Oral e Língua de Sinais; Educação Matemática; Surdos; Libras. Orientação: Prof. Dr. Diogo Franco Rios Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |
64. Ana Cristina Medina Pinto – Defendeu em 19/02/2018 Constituição da Docência no Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB): um itinerário formativo. Palavras-chave: Formação de Professores, Licenciatura em Matemática a Distância, Professoralidade, Eixo Geometrias: Espaço e Forma. Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira Repositório Institucional da UFPel / Dissertação / Produto |