47. Carla Denize Ott Felcher – Defendeu em 19/12/2016 O Uso do Facebook no Processo de Ensino dos Números Racionais. Palavras-chave: Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Repositório Institucional da UFPel |
46. Marylucia Cavalcante Silva – Defendeu em 29/11/2016 Percepções e Aproximações sobre os Saberes Elementares Aritméticos para o Ensino Público Primário entre Maranhão e São Paulo: aritmética escolar na legislação oficial de 1890 a 1895. Palavras-chave: Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins Repositório Institucional da UFPel |
45. Raquel Massot Siqueira – Defendeu em 13/10/2016 O Trabalhador Surdo nas Indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na educação de jovens e adultos. Palavras-chave: surdos; inclusão; indústria. Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins Repositório Institucional da UFPel |
44. Patrícia de Faria Ferreira – Defendeu em 12/08/2016 O Impacto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na Formação Matemática de Professoras Alfabetizadoras e sua Relação com a Cultura da Performatividade. Palavras-chave: Alfabetização Matemática, formação de professores, PNAIC, subjetivação, cultura da performatividade. Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca Repositório Institucional da UFPel |
43. Nádia Regina Barcelos Martins – Defendeu em 07/07/2016 Quando Dois Mais Dois são Mais que Quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPel. Palavras-chave: sucesso escolar, desenvolvimento humano, violência, escola pública. Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins Repositório Institucional da UFPel |
42. Rodrigo Farias Gama – Defendeu em 27/06/2016 Uso de Jogos Digitais como Objetos Auxiliares para o Ensino de Funções do Primeiro e Segundo Graus. Palavras-chave: aprendizagem ubíqua, funções, jogos digitais, redes sociais. Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto Repositório Institucional da UFPel |
41. Daniel de Souza Pereira – Defendeu em 29/04/2016 A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como uma Proposta Curricular para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. Palavras-chave: projeto de ensino, CTS, seminário integrado, Ensino Médio Politécnico. Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger Repositório Institucional da UFPel |
40. Aurélia Valesca Soares de Azevedo – Defendeu em 29/04/2016 Avaliação: uma proposta de orientação da aprendizagem do aluno e reorientação da prática pedagógica do professor. Palavras-chave: avaliação formativa; orientação e reorientação; aprendizagem do aluno; prática do professor. Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Repositório Institucional da UFPel |
39. Maura Cristina Rickes dos Santos – Defendeu em 29/04/2016 Reprovação e Algumas Reflexões sobre as Faces da Avaliação: um estudo de caso no IFSUL – Campus Pelotas. Palavras-chave: escola; reprovação; avaliação. Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira Repositório Institucional da UFPel |
38. Samantha Pinto da Silva – Defendeu em 15/04/2016 O Uso da Lógica de Programação para a Educação Matemática no Ensino Médio: experiências com o SCRATCH. Palavras-chave: tecnologias digitais; resolução de problemas; matemática; algoritmo; linguagem de programação Scratch. Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Repositório Institucional da UFPel |
37. Cristiane Leitzke Buss – Defendeu em 18/03/2016 Intrumento para Identificação de Software Educativo para o Ensino de Matemática nos 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Palavras-chave: instrumento avaliativo; Ensino da Matemática; software educativo. Orientação: Profª. Drª. Aline Brum Loreto Repositório Institucional da UFPel |