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Defesas 2016
47. Carla Denize Ott Felcher – Defendeu em 19/12/2016
O Uso do Facebook no Processo de Ensino dos Números Racionais.
Palavras-chave:
Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel
46. Marylucia Cavalcante Silva – Defendeu em 29/11/2016
Percepções e Aproximações sobre os Saberes Elementares Aritméticos para o Ensino Público Primário entre Maranhão e São Paulo: aritmética escolar na legislação oficial de 1890 a 1895. 
Palavras-chave:
Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins
Repositório Institucional da UFPel
45. Raquel Massot Siqueira – Defendeu em 13/10/2016
O Trabalhador Surdo nas Indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na educação de jovens e adultos. 
Palavras-chave: surdos; inclusão; indústria.
Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins
Repositório Institucional da UFPel
44. Patrícia de Faria Ferreira – Defendeu em 12/08/2016
O Impacto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na Formação Matemática de Professoras Alfabetizadoras e sua Relação com a Cultura da Performatividade.
Palavras-chave: 
Alfabetização Matemática, formação de professores, PNAIC, subjetivação, cultura da performatividade.
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
Repositório Institucional da UFPel
43. Nádia Regina Barcelos Martins – Defendeu em 07/07/2016
Quando Dois Mais Dois são Mais que Quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPel.
Palavras-chave: s
ucesso escolar, desenvolvimento humano, violência, escola pública.
Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins
Repositório Institucional da UFPel
42. Rodrigo Farias Gama – Defendeu em 27/06/2016
Uso de Jogos Digitais como Objetos Auxiliares para o Ensino de Funções do Primeiro e Segundo Graus.
Palavras-chave: aprendizagem ubíqua, funções, jogos digitais, redes sociais.

Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto
Repositório Institucional da UFPel
41. Daniel de Souza Pereira – Defendeu em 29/04/2016
A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como uma Proposta Curricular para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: 
projeto de ensino, CTS, seminário integrado, Ensino Médio Politécnico.
Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger
Repositório Institucional da UFPel
40. Aurélia Valesca Soares de Azevedo – Defendeu em 29/04/2016
Avaliação: uma proposta de orientação da aprendizagem do aluno e reorientação da prática pedagógica do professor. Palavras-chave: avaliação formativa; orientação e reorientação; aprendizagem do aluno; prática do professor.
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Repositório Institucional da UFPel
39. Maura Cristina Rickes dos Santos – Defendeu em 29/04/2016
Reprovação e Algumas Reflexões sobre as Faces da Avaliação: um estudo de caso no IFSUL – Campus Pelotas. Palavras-chave: escola; reprovação; avaliação.
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel
38. Samantha Pinto da Silva – Defendeu em 15/04/2016
O Uso da Lógica de Programação para a Educação Matemática no Ensino Médio: experiências com o SCRATCH.
Palavras-chave: tecnologias digitais; resolução de problemas; matemática; algoritmo; linguagem de programação Scratch.
Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel
37. Cristiane Leitzke Buss – Defendeu em 18/03/2016
Intrumento para Identificação de Software Educativo para o Ensino de Matemática nos 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Palavras-chave: instrumento avaliativo; Ensino da Matemática; software educativo.
Orientação: Profª. Drª. Aline Brum Loreto
Repositório Institucional da UFPel