11. Alline Bettin de Oliveira – Defendeu em 28/11/2013 A Realidade Aumentada como Recurso Potencialmente Significativo para a Aprendizagem sobre o Processo de Frutificação. Palavras-chave: ensino de Botânica, aprendizagem significativa, realidade aumentada Orientação: Profª. Drª. Leila de Fátima Nogueira Macias Dissertação / Produto: Parte 1 – Parte 2 – Software |
10. Lidiane Schimitz Lopes – Defendeu em 27/11/2013 A História da Matemática e o Blog na Formação Inicial do Professor. Palavras-chave: aprendizagem significativa, blogs, formação de professores, História da Matemática Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira Dissertação / Produto |
9. Carla Vargas Bozzato – Defendeu em 24/10/2013 Um Olhar Investigativo para a Metodologia de Projetos em uma Escola Pública Estadual: na busca da qualificação do ensino em Ciências e Biologia. Palavras-chave: qualidade de ensino, metodologia de projetos, formação de professores Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Dissertação / Produto |
8. Michele Gonçalves Fersula – Defendeu em 23/10/2013 Concepções Epistemológicas e Pedagógicas da Ação Docente de Professores de Ciências. Palavras-chave: epistemologia da prática docente, modelos epistemológicos, modelos pedagógicos, professor reflexivo Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Dissertação / Produto |
7. Dilson Ferreira Ribeiro – Defendeu em 18/10/2013 Inovação e Resistência: uma análise do ensino da Matemática em uma escola pública. Palavras-chave: resistência, inovação, ensino de Matemática Orientação: Prof. Dr. Jarbas Santos Vieira Dissertação / Produto |
6. Aruana da Rosa Sedrês – Defendeu em 31/07/2013 Escrita matemática: uma possibilidade para o ensino diferenciado de Álgebra. Palavras-chave: escrita, metacognição, Matemática, Álgebra Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira Dissertação / Produto |
5. Adriani Mello Félix – Defendeu em 30/07/2013 Práticas Curriculares no RS: as (poli)técnicas de governamento. Palavras-chave: políticas de currículo, governamentalidade, saber estatístico, ensino politécnico Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca Dissertação / Produto |
4. Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske – Defendeu em 29/07/2013 Saberes Mobilizados pelo Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: buscando fios que tecem esta relação. Palavras-chave: saberes docentes, Educação de Jovens e Adultos, ensino da Matemática Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins Dissertação / Produto |
3. Ana Maria Simões Netto Costa – Defendeu em 26/07/2013 Twitter e Facebook: aprendizagem colaborativa em Matemática. Palavras-chave: sites de rede social, pesquisa, aprendizagem colaborativa, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ensino-aprendizagem Orientação: Profª. Drª. André Luis Andrejew Ferreira Dissertação / Produto |
2. Maranlaini Patricia Azevedo Schemmfelnnig – Defendeu em 25/07/2013 Uma Experiência de Formação Continuada Referenciada pelo Modelo de Investigação na Escola. Palavras-chave: formação continuada, modelo de investigação na escola, conhecimento profissional dos professores, concepções didático-metodológicas, modelos didáticos pessoais Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger Dissertação / Produto |
1. Verônica Caldeira Leite – Defendeu em 22/07/2013 A Formação Inicial de Professores de Química e o Exercício da Docência na Escola: que discursos estão em jogo? Palavras-chave: formação de professores de Química, discurso, professores ingressantes e estagiários Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira Dissertação / Produto |