Rematrículas 2019/2
A rematrícula ocorrerá através do preenchimento do formulário de matrícula que deve ser acessado neste link. Basta preenchê-lo, marcar as disciplinas que pretendes cursar em 2019/2 e clicar em Enviar.
Período de Rematrícula: 01/08 a 09/08/2019
Período de Correção de Matrícula: 09/08 a 11/08/2019
Inicio das aulas do semestre 2019/2: 16 de Agosto de 2019
Orientações para o preenchimento do formulário:
- OS ALUNOS DEVEM CONSULTAR O ORIENTADOR PARA FAZER MATRÍCULA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO. Entrar em contato com o Orientador para definir Plano de Trabalho e horários.
- Todos devem se matricular em Seminário de Pesquisa e Orientação, que ocorrerá, OBRIGATORIAMENTE, em um horário semanal definido de comum acordo entre orientador e orientando.
- As disciplinas negritadas, são disciplinas obrigatórias para a conclusão do Curso. O aluno da área da Matemática deverá cursar, obrigatoriamente pelo menos, 2 disciplinas a escolher entre as seguintes: Matemática nos Anos Iniciais, Matemática Experimental e Matemática e suas metodologias. O mesmo ocorre com o aluno das Ciências, que deverá optar por, pelo menos, 2 disciplinas entre: Ciências e suas Metodologias, Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental, Tópicos em Biologia e Tópicos em Química. Em todos os casos, o aluno deverá conversar com seu orientador, a fim de observar quais das disciplinas são pertinentes para a sua pesquisa.
SALA | CÓDIGO | DISCIPLINA | CR. | C/H | PROF. RESPONSÁVEL | HORÁRIO |
Vagas PPGECM |
A combinar | 0358332 | Seminário de Pesquisa e Orientação | — | 51 | Prof. Orientador | A combinar | 0 |
A combinar | 0358331 | Prática de Ensino Supervisionado | 02 | 34 | Prof. Orientador | A combinar | 0 |
FaE Sala 251 |
0350363 | História e Filosofia da Ciência | 02 | 34 | Prof. Fábio Sangiogo |
Sexta 08h às 09h40 |
18 |
FaE Sala 252 |
1640320 | S.A. Mídias Digitais Interativas em Perspectivas Construcionistas |
04 (03 à distância) |
68 | Profª. Regina Xavier |
Sexta 08h às 09h40 Quinzenal |
10 |
FaE Sala 251 |
0358321 | Currículo e Ensino | 03 | 51 | Profª. Maira Ferreira |
Sexta 10h às 12h30 |
18 |
FaE Sala 252 |
1650112 | S.A. Ciências e Tecnologias | 02 | 34 | Profª. Alzira Yamasaki |
Sexta 10h às 11h40 |
06 |
FaE Sala ? |
D000512 | S.A. Mídias, Culturas e Processos de Aprendizagem | 03 | 51 | Profª. Rosária Sperotto |
Quinta 19h às 21h30 |
10 |
A definir | 1650027 | L.D. A abordagem histórico-cultural em Vigotski | 01 | 17 | Prof. Fábio Sangiogo |
Quinta 18h30 às 21h30 5 Encontros com início em 22/08 |
07 |
LENCEBIO Prédio 25 Capão do Leão |
0010040 | Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental | 04 | 68 | Profª. Francele Carlan |
Sexta-feira 14h–17h40 |
15 |
LIFE – CCQFA Prédio 30 Sala 201 Capão do Leão |
0108338 | Tópicos em Química | 04 | 68 | Profª. Alzira Yamasaki |
Sexta-feira 14h–17h40 |
06 |
LEMA Anglo Sala ??? |
0108335 | Matemática Experimental | 04 | 68 | Profª. Rozane Alves |
Sexta-feira 14h–17h40 |
10 |
Disciplinas ofertadas pelo PPGQ e PPEMAT para o PPGECM (Precisa solicitar aproveitamento da disciplina, posteriormente. Máximo de créditos para aproveitamento = 6): | |||||||
Capão do Leão Prédio 30, Sala do LABEQ |
1650026 | Metodologia de Ensino em Nível Superior | 04 | 68 | Prof. Fábio Sangiogo |
Segunda-feira 14h-17h40 |
08 |
Ementa: Ensino Superior no Brasil: histórico, desenvolvimento e ampliação do acesso. A Pós-Graduação e a formação de pesquisadores-professores do Ensino Superior. Ensino, aprendizagem e o trabalho docente. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação. Produção científica em ensino de Ciências e Química como ferramentas auxiliares à docência no Ensino Superior. (Obs. A disciplina visa contribuir com formação para o ensino superior e a participação em concurso público). | |||||||
Anglo Sala 320 |
100317 | Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais | 04 | 68 | Prof. Antônio Maurício Alves |
Quinta-feira 14h-17h40 |
|
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática. |