Início do conteúdo

Rematrículas 2019/2

A rematrícula ocorrerá através do preenchimento do formulário de matrícula que deve ser acessado neste link. Basta preenchê-lo, marcar as disciplinas que pretendes cursar em 2019/2 e clicar em Enviar.

Período de Rematrícula: 01/08 a 09/08/2019

Período de Correção de Matrícula: 09/08 a 11/08/2019

Inicio das aulas do semestre 2019/2: 16 de Agosto de 2019

 

Orientações para o preenchimento do formulário:

  1. OS ALUNOS DEVEM CONSULTAR O ORIENTADOR PARA FAZER MATRÍCULA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO. Entrar em contato com o Orientador para definir Plano de Trabalho e horários.
  2. Todos devem se matricular em Seminário de Pesquisa e Orientação, que ocorrerá, OBRIGATORIAMENTE, em um horário semanal definido de comum acordo entre orientador e orientando.
  3. As disciplinas negritadas, são disciplinas obrigatórias para a conclusão do Curso. O aluno da área da Matemática deverá cursar, obrigatoriamente pelo menos, 2 disciplinas a escolher entre as seguintes: Matemática nos Anos Iniciais, Matemática Experimental e Matemática e suas metodologias. O mesmo ocorre com o aluno das Ciências, que deverá optar por, pelo menos, 2 disciplinas entre: Ciências e suas Metodologias, Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental, Tópicos em Biologia e Tópicos em Química. Em todos os casos, o aluno deverá conversar com seu orientador, a fim de observar quais das disciplinas são pertinentes para a sua pesquisa.
SALA CÓDIGO DISCIPLINA CR. C/H PROF. RESPONSÁVEL HORÁRIO

Vagas

PPGECM

A combinar 0358332 Seminário de Pesquisa e Orientação 51 Prof. Orientador A combinar 0
A combinar 0358331 Prática de Ensino Supervisionado 02 34 Prof. Orientador A combinar 0

FaE

Sala 251

0350363 História e Filosofia da Ciência 02 34 Prof. Fábio Sangiogo

Sexta

08h às 09h40

18

FaE

Sala 252

1640320 S.A. Mídias Digitais Interativas em Perspectivas Construcionistas

04

(03 à distância)

68 Profª. Regina Xavier

Sexta

08h às 09h40

Quinzenal

10

FaE

Sala 251

0358321 Currículo e Ensino 03 51 Profª. Maira Ferreira

Sexta

10h às 12h30

18

FaE

Sala 252

1650112 S.A. Ciências e Tecnologias 02 34 Profª. Alzira Yamasaki

Sexta

10h às 11h40

06

FaE

Sala ?

D000512 S.A. Mídias, Culturas e Processos de Aprendizagem 03 51 Profª. Rosária Sperotto

Quinta

19h às 21h30

10
A definir 1650027 L.D. A abordagem histórico-cultural em Vigotski 01 17 Prof. Fábio Sangiogo

Quinta

18h30 às 21h30

5 Encontros com início em 22/08

07

LENCEBIO

Prédio 25

Capão do Leão

0010040 Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental 04 68 Profª. Francele Carlan

Sexta-feira

14h–17h40

15

LIFE – CCQFA

Prédio 30

Sala 201

Capão do Leão

0108338 Tópicos em Química 04 68 Profª. Alzira Yamasaki

Sexta-feira

14h–17h40

06

LEMA

Anglo

Sala ???

0108335 Matemática Experimental 04 68 Profª. Rozane Alves

Sexta-feira

14h–17h40

10
Disciplinas ofertadas pelo PPGQ e PPEMAT para o PPGECM (Precisa solicitar aproveitamento da disciplina, posteriormente. Máximo de créditos para aproveitamento = 6):

Capão do Leão

Prédio 30, Sala do LABEQ

1650026 Metodologia de Ensino em Nível Superior 04 68 Prof. Fábio Sangiogo

Segunda-feira

14h-17h40

08
Ementa: Ensino Superior no Brasil: histórico, desenvolvimento e ampliação do acesso. A Pós-Graduação e a formação de pesquisadores-professores do Ensino Superior.  Ensino, aprendizagem e o trabalho docente. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação. Produção científica em ensino de Ciências e Química como ferramentas auxiliares à docência no Ensino Superior. (Obs. A disciplina visa contribuir com formação para o ensino superior e a participação em concurso público).

Anglo

Sala 320

100317 Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais 04 68 Prof. Antônio Maurício Alves

Quinta-feira

14h-17h40

Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

 

Publicado em 23/04/2019, nas categorias Matrículas, Notícias.