Informações para o início do semestre 2021/02

• MATRÍCULAS – Período: de 11 a 14 de fevereiro – EXCLUSIVAMENTE online.
    • Orientações para NÃO ingressantes: A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono. O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
      • Como solicitar
        I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
        II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
        III- O discente consulta sua solicitação no COBALTO a partir do dia 15/02, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.
    • Orientação para ingressantes: Discentes novos são matriculados automaticamente em todas disciplinas do primeiro semestre, ou seja, não precisam realizar o procedimento de solicitação no Cobalto.

• CORREÇÃO DE MATRÍCULAS – Período: de 16 a 21 de fevereiro
    • Orientações: A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
      • Como solicitar
        I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
        II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
        III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO a partir do dia 03/03, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.]

• MATRÍCULA ESPECIAL: Período – de 04 a 06 de março.
    • Orientações: A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado. A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.
      Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

• Como solicitarPara solicitar a matrícula especial o discente deve:
        I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

• 07/03/2022 – Inicio do semestre letivo 2021/2.

• Aulas Remotas – Acesse o Guia do Estudante para informações sobre a utilização da Plataforma e-AULA.

Publicado em 18/01/2022, na categoria Sem categoria.