Inscrições homologadas do processo de seleção para professor formador, edital CLHD – 01/2020
Inscrições homologadas do processo de seleção para professor formador, edital CLHD – 01/2020.
Consulta no LinK:
Inscrições homologadas do processo de seleção para professor formador, edital CLHD – 01/2020.
Consulta no LinK:
Resultado final da homologação das inscrições referentes ao edital 02/2020 do CLHD – Tutoria Presencial disponível no link abaixo:
Divulgação do resultado parcial do Edital CLHD 02/2020 – TUTORIA PRESENCIAL: homologação das inscrições no link abaixo.
Publicação da Retificação dos Editais para Professor Formador e Tutor a Distância do CLHD :
Edital 01/2020.
Edital_CLHD_01.2020___Professor_Formador___RETIFICADO_20ago2020__2_(ATUALIZADO EM 21-08-20)
Anexo 1 – Quadro de Avaliação de Currículo, Edital para Professor Formador, EDITAL CLHD 01/2020 – PROFESSOR FORMADOR do CLHD.
Edital_01.2020_Quadro_para_avaliacao_do_Curriculo (atualizado_em_21-08-2020)
Edital 01.2020 Quadro para avaliação do Currículo (word)
Edital 03/2020.
Edital_CLHD_03.3030_Tutoria_a_distancia___RETIFICADO_20AGO2020__1_(Atualizado_em_21-08-2020)
Episódio da série Conhecendo Museus sobre o Museu do Doce está disponível para visualização na internet
O Museu do Doce do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas recebeu no ano de 2019 a equipe de produção da série “Conhecendo Museus”. O resultado foi apresentado no dia 02 de julho na TV Brasil e agora pode ser assistido a partir do Canal da série no Youtube em link acessível ao fim do texto.
De acordo com a equipe do projeto, o objetivo da série é a divulgação dos bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos a partir do resgate da memória e por meio da formação crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens.
O professor Roberto Heiden, atual diretor do Museu, avalia a importância da realização desse programa, que apresentou dois patrimônios nacionais brasileiros representados pelo Museu do Doce: a própria sede do Museu, patrimônio edificado integrado ao centro histórico de Pelotas, e a tradição doceira do município, objeto de valorização e divulgação das atividades realizadas no âmbito do Museu.
Assista a partir desse link: https://www.youtube.com/watch?v=qQiyYUqMC5o&t=731s
Abertura de editais para seleção de professor formador e tutores que atuarão no Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD:
EDITAL CLHD 01/2020 – PROFESSOR FORMADOR – RETIFICAÇÃO
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de PROFESSOR FORMADOR junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD). Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.
Para acessar o edital clique no link:
Edital_CLHD_01.2020___Professor_Formador___RETIFICADO
EDITAL CLHD 01/2020 – PROFESSOR FORMADOR
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de PROFESSOR FORMADOR junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).
Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.
Para acessar o edital clique no link:
EDITAL CLHD 02/2020 – TUTORIA PRESENCIAL
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).
Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.
Para acessar o edital clique no link:
EDITAL CLHD 03/2020 – TUTORIA A DISTÂNCIA
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de TUTORIA A DISTÂNCIA junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).
Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.
Para acessar o edital clique no link:
Publicação e divulgação no site da UAB/UFPEL, nos seguintes endereços: https:// wp.ufpel.edu.br/ead/ e https://wp.ufpel.edu.br/ich/.
EDITAL ICH 01/2020, DE 29 DE ABRIL DE 2000.
A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, através do Instituto de Ciências Humanas – ICH, torna público o Edital 0l/202a, de 29 de Abril de 2020, referente ao processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO para atuar no Curso de História Licenciatura-Plena na modalidade à distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFPel atendendo à PORTARIA N” 102, DE 10 DE MAIO DE 2019, que regulamenta o Art. 7o da Portaria CAPES n” 183, de 2l de outubro de 2016, que prevê a realização de processo seletivo com vistas à concessão das bolsas UAB criadas pela Lei n” 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, e à PORTARIA N” 139, DE 13 DE JULHO DE 2017, que por sua vez altera a Portaria no 183, de 21 de outubro de 2016, que regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do SistemaUniversidade Aberta do Brasil (UAB).
Saiba mais clicando no link do Edital ICH logo abaixo:
NOTA DA DIREÇÃO DO ICH
Colegas:
Como é de conhecimento geral, as atividades acadêmicas estão suspensas na UFPel pelas próximas três semanas. Essa iniciativa contempla uma estratégia de ‘retardamento e alongamento da curva de contágio’. Não tem apenas o objetivo de salvaguardar a comunidade interna à UFPel, mas também de evitar que nós – que somos milhares – contribuamos para a disseminação acelerada do vírus logo de início. Além disso, permitirá que toda a estrutura e pessoal da Universidade, especialmente da área da Saúde, estejam disponíveis para auxiliar a comunidade pelotense quando a COVID-19 começar a manifestar-se na nossa cidade.
Não há qualquer caso, até esse momento, de COVID-19 em pessoas ligadas à UFPel, como de resto não há confirmação de casos da doença em Pelotas, apenas suspeitas.
Com a suspensão das atividades acadêmicas, pretende-se:
– EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS;
– EVITAR QUE ESTUDANTES E SERVIDORES (TAEs ou Docentes) SEJAM EXPOSTOS A AGLOMERAÇÕES AO SE DESLOCAREM PARA A UNIVERSIDADE.
Assim, vale esclarecer:
– Estão suspensas as aulas presenciais;
– Não está autorizada a transformação, formal ou informal, de disciplinas presenciais em disciplinas ou atividades à distância, parcial ou totalmente;
– Estão suspensas atividades que impliquem reunir pessoas em ambientes fechados ou abertos (eventos, reuniões de orientação em grupo, reuniões de grupos de pesquisa, apresentação/defesa pública de trabalhos, seminários, etc.); tais reuniões, por óbvio, também não devem acontecer em ambientes externos à UFPel;
– Bancas de defesa ou qualificação só devem ser realizadas presencialmente se for inadiável e sem possibilidade de uso de comunicação à distância (sem presença de assistência e em ambiente amplo e arejado – a distância mínima entre indivíduos é de um metro, conforme determinação das autoridades sanitárias);
– Sobre o Edital de Bolsas da PRE, nesta segunda-feira deverá ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou alteração dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade;
– O acesso aos ambientes da Universidade (laboratórios, núcleos, etc) não está vedado aos servidores docentes ou técnicos que necessitarem ou desejarem fazê-lo, observando-se o cuidado em evitar aglomerações; recomenda-se que quem integra os grupos de maior risco, por idade e/ou condições de saúde, só se desloque para a UFPel em caso de absoluta necessidade!
– Todos os STAEs que puderem desempenhar suas funções através de trabalho remoto (home office), poderão fazê-lo. Ninguém está dispensado do cumprimento de sua jornada de trabalho (expediente). Portanto, nos casos de trabalho remoto, os servidores estão obrigados a acessar os sistemas eletrônicos (SEI e COBALTO), bem como a responder chamadas telefônicas e mensagens via e-mail;
– Servidores que não possam – ou não queiram – desenvolver suas funções através de trabalho remoto deverão cumprir expediente normalmente, em seus locais de trabalho, observando sempre os protocolos sobre concentração de pessoas e proximidade;
– Qualquer servidor que apresente sintomas que levem à suspeita de contaminação, deve imediatamente buscar atendimento (óbvio!) e colocar-se em quarentena, informando a chefia logo que puder.
– Viagens a serviço (participação em eventos, bancas, etc.) devem ser evitadas;
– Em momento oportuno, o Calendário Acadêmico será reorganizado; logo, buscar alternativas com vistas ao desenvolvimento de atividades acadêmicas à revelia do Calendário pode implicar a nulidade dessas atividades.
– Reuniões de Departamento, Colegiado e Conselho Departamental estão suspensas;
– Os RAAD devem ser encerrados normalmente nos prazos estabelecidos, sendo despachados ad referendum pelas Chefias e pela Direção.
– O gabinete da Direção do ICH estará, na medida do possível, aberto e disponível para o atendimento (remoto ou presencial) de servidores, estudantes ou comunidade, ressalvados os protocolos referidos acima. Caso alguém necessite algum esclarecimento, o telefone do gabinete é 3284-5522.
Outras questões que se apresentarem serão respondidas ao longo desse período.
Finalmente, manifestamos nosso desejo de que possamos retomar brevemente e com normalidade todas as nossas atividades universitárias.
Pelotas, 15 de março de 2020.
ANDREA LACERDA BACHETINI SEBASTIÃO PERES
Vice-Diretora do ICH Diretor do ICH