Nota COVID-19

NOTA DA DIREÇÃO DO ICH

Colegas:

Como é de conhecimento geral, as atividades acadêmicas estão suspensas na UFPel pelas próximas três semanas. Essa iniciativa contempla uma estratégia de ‘retardamento e alongamento da curva de contágio’. Não tem apenas o objetivo de salvaguardar a comunidade interna à UFPel, mas também de evitar que nós – que somos milhares – contribuamos para a disseminação acelerada do vírus logo de início. Além disso, permitirá que toda a estrutura e pessoal da Universidade, especialmente da área da Saúde, estejam disponíveis para auxiliar a comunidade pelotense quando a COVID-19 começar a manifestar-se na nossa cidade.

Não há qualquer caso, até esse momento, de COVID-19 em pessoas ligadas à UFPel, como de resto não há confirmação de casos da doença em Pelotas, apenas suspeitas.

Com a suspensão das atividades acadêmicas, pretende-se:

– EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS;

– EVITAR QUE ESTUDANTES E SERVIDORES (TAEs ou Docentes) SEJAM EXPOSTOS A AGLOMERAÇÕES AO SE DESLOCAREM PARA A UNIVERSIDADE.

Assim, vale esclarecer:

– Estão suspensas as aulas presenciais;

– Não está autorizada a transformação, formal ou informal, de disciplinas presenciais em disciplinas ou atividades à distância, parcial ou totalmente;

– Estão suspensas atividades que impliquem reunir pessoas em ambientes fechados ou abertos (eventos, reuniões de orientação em grupo, reuniões de grupos de pesquisa, apresentação/defesa pública de trabalhos, seminários, etc.); tais reuniões, por óbvio, também não devem acontecer em ambientes externos à UFPel;

– Bancas de defesa ou qualificação só devem ser realizadas presencialmente se for inadiável e sem possibilidade de uso de comunicação à distância (sem presença de assistência e em ambiente amplo e arejado – a distância mínima entre indivíduos é de um metro, conforme determinação das autoridades sanitárias);

– Sobre o Edital de Bolsas da PRE, nesta segunda-feira deverá ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou alteração dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade;

– O acesso aos ambientes da Universidade (laboratórios, núcleos, etc) não está vedado aos servidores docentes ou técnicos que necessitarem ou desejarem fazê-lo, observando-se o cuidado em evitar aglomerações; recomenda-se que quem integra os grupos de maior risco, por idade e/ou condições de saúde, só se desloque para a UFPel em caso de absoluta necessidade!

– Todos os STAEs que puderem desempenhar suas funções através de trabalho remoto (home office), poderão fazê-lo. Ninguém está dispensado do cumprimento de sua jornada de trabalho (expediente). Portanto, nos casos de trabalho remoto, os servidores estão obrigados a acessar os sistemas eletrônicos (SEI e COBALTO), bem como a responder chamadas telefônicas e mensagens via e-mail;

– Servidores que não possam – ou não queiram – desenvolver suas funções através de trabalho remoto deverão cumprir expediente normalmente, em seus locais de trabalho, observando sempre os protocolos sobre concentração de pessoas e proximidade;

– Qualquer servidor que apresente sintomas que levem à suspeita de contaminação, deve imediatamente buscar atendimento (óbvio!) e colocar-se em quarentena, informando a chefia logo que puder.

– Viagens a serviço (participação em eventos, bancas, etc.) devem ser evitadas;

– Em momento oportuno, o Calendário Acadêmico será reorganizado; logo, buscar alternativas com vistas ao desenvolvimento de atividades acadêmicas à revelia do Calendário pode implicar a nulidade dessas atividades.

– Reuniões de Departamento, Colegiado e Conselho Departamental estão suspensas;

– Os RAAD devem ser encerrados normalmente nos prazos estabelecidos, sendo despachados ad referendum pelas Chefias e pela Direção.

– O gabinete da Direção do ICH estará, na medida do possível, aberto e disponível para o atendimento (remoto ou presencial) de servidores, estudantes ou comunidade, ressalvados os protocolos referidos acima. Caso alguém necessite algum esclarecimento, o telefone do gabinete é 3284-5522.

Outras questões que se apresentarem serão respondidas ao longo desse período.

Finalmente, manifestamos nosso desejo de que possamos retomar brevemente e com normalidade todas as nossas atividades universitárias.

Pelotas, 15 de março de 2020.

ANDREA LACERDA BACHETINI                                         SEBASTIÃO PERES

Vice-Diretora do ICH                                                          Diretor do ICH

Publicado em 15/03/2020, na categoria Veja aqui todas as Notícias.