O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de MIGUEL CALDAS MACHADO, estudante […]
O Instituto de Ciências Humanas informa a publicação do EDITAL Nº 001/2024, para SELEÇÃO de PROFESSOR FORMADOR – CLHD/UAB/UFPel. O Processo Seletivo destina-se ao […]
Na quinta-feira, 05/05/16, o Reitor Mauro Del Pino esteve reunido com os diretores e coordenadores envolvidos com o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, no Auditório da Faculdade de Educação.
Durante o encontro foram apresentadas as propostas para atender as demandas encaminhadas pelos coordenadores e diretores envolvidos, contempladas praticamente na íntegra pela Reitoria. O ponto que causou maior polêmica foi a destinação do Prédio 2, ainda a ser projetado, que na proposta apresentada pela Reitoria contempla o uso compartilhado com o projeto do ICH Uno e Múltiplo. No entanto, o entendimento geral foi de que se deve privilegiar no local a construção de um complexo voltado para a pesquisa e a pós-graduação.
Logo após a reunião os participantes visitaram as obras do referido centro.
Foi lançado o Edital 001/2016 da Comissão Eleitoral constituída pelo Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas para a escolha de representantes em diversas categorias:
Professores Associados, um suplente; Professores Assistentes, um titular e um suplente; Professores Auxiliares de Ensino, um titular e um suplente; Coordenadores de Colegiado de Cursos de Pós-Graduação, um suplente; Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação, um titular e um suplente; Servidores TécnicoAdministrativos, tês titulares e três suplentes.
As inscrições deverão ser feitas de 10 a 12 de maio e a eleição ocorrerá de 17 a 19 de maio, nos termos do Edital, no link a seguir.
A Direção do Instituto de Ciências Humanas abriu espaço para agendamento de reuniões com os candidatos à Reitoria da UFPel. A proposta é de que os encontros ocorram sempre às 17 H, de acordo com a disponibilidade de cada candidato.
A proposta visa conhecer as propostas dos candidatos à Reitoria e discutir diretamente com os protagonistas do processo as questões próprias de nossa Unidade Acadêmica.
Assim que sejam feitos os agendamentos será feita a divulgação e o convite para que todos participem das reuniões.
O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas convida a comunidade acadêmica e o público em geral para participar do III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades(III EIFI) que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro de 2016 na UFPel. Tendo em vista o sucesso de público e o proveitoso espaço de debates historiográficos propiciados pelo I EIFI (2012) e o II EIFI (2014), neste ano contaremos novamente com 3 Conferências, 2 Mesas-redondas, 15 Simpósios Temáticos e 3 Mini-cursos.
Notificamos com pesar o falecimento do Sr. Virgílio Ferreira, ocorrido no domingo, 17/04/2016. “Seu Virgílio”, como era conhecido, trabalhava como recepcionista no prédio da Rua Alberto Rosa, 154, Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), há 16 anos.
No dia 19/04/2016, segunda-feira, foi prestada uma homenagem ao Seu Virgílio no saguão do CCHS que contou com a presença das Direções do ICH, da FaE e do IFISP, diversos professores, servidores técnicos e estudantes das três unidades, além do pessoal terceirizado que trabalha no prédio. Na ocasião, esteve presente a filha de S. Virgílio, Adriana, que recebeu das professoras Flávia e Cláudia flores de lírio branco. Foi dito, durante a homenagem, que se tratava de um ato simples, mas que reverenciava a pessoa que durante tanto tempo conviveu conosco e mereceu nosso respeito e admiração. O professor Raul celebrou a homenagem com uma composição musical executada com flauta.
A comunidade do CCHS registrou o sentimento de pêsames aos familiares.
O professor ROBINSON SANTOS PINHEIRO foi designado, no dia 07 de abril de 2016, pela Portaria/UFPel Nº 494, para o exercício da função de Chefe do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas. Com isso, irá substituir o trabalho que até então vinha sendo desenvolvido pelo professor Moisés Ortemar Rehbein. Aguarda-se a Portaria que deverá designar o professor Lucas Manassi Panitz para a função de Sub Chefe do DGeo em substituição à professora Rosângela Lurdes Spironelo.
A Direção deseja ao professor Robinson que dê continuidade ao excelente desempenho administrativo alcançado pelo DGeo, de modo a continuar contribuindo para o crescimento do ICH.
O resultado do processo de avaliação do Curso de Bacharelado em Museologia do Instituto de Ciências Humanas foi muito bem recebido pela comunidade da área. A nota 4, de um máximo de 5, reflete o empenho e a dedicação com que os profissionais têm se envolvido na oferta de um curso com qualidade elogiada. O peso negativo, que já era esperado, ficou por conta da infraestrutura, como se depreende do relatório da própria comissão de avaliação.
A comunidade da Museologia está de parabéns pela muito boa nota alcançada na avaliação. Leia, a seguir, as considerações finais do relatório de avaliação.
A avaliação in loco levou em consideração a realidade verificada a partir da documentação postada no sistema eMEC
(PDI, PPC, relatórios de avaliação do CPA e informações prestadas no formulário online) e as informações levantadas durante a visita in loco, a partir das reuniões executadas – com os dirigentes institucionais, com a coordenação do curso, com os
professores/NDE, com os técnicos administrativos, com os estudantes e com os membros do CPA –, da análise da documentação fornecida (normativas internas institucionais, planejamentos acadêmicos, programas de disciplinas, relatórios da biblioteca, dados dos professores e de pesquisa e extensão), dos documentos educacionais reguladores da área e do
conhecimento e análise das instalações e biblioteca, além da avaliação do atendimento dos requisitos legais.
Frente aos procedimentos adotados, foram atribuídos conceitos 3,7 para a dimensão didáticopedagógica, 4,2 para o corpo
docente e 2,8 para a infraestrutura.
Na dimensão didáticopedagógica do curso teve desempenho muito bom, justificado pelo conceito 3,7. Tal avaliação deriva da
verificação in loco do atendimento dos requisitos necessários para uma formação em museologia. O Projeto Pedagógico do
Curso foi recém atualizado, no final de 2015. Tal atualização foi concentrada no reordenamento da oferta dos componentes
curriculares e na atualização de conteúdos e bibliografias. Percebe-se uma pequena rigidez curricular, expressa na quantidade
de disciplinas obrigatórias com pré-requisitos. O corpo docente obteve desempenho muito bom, com o conceito 4,2. Verificase
para o corpo docente vasta experiência no magistério superior, um quadro composto por profissionais com titulação stricto sensu (maior parte dele doutores) e produção acadêmica de pesquisa e extensão.
A infraestrutura obteve desempenho suficiente, expressa pelo conceito 2,8 justificado, sobretudo, pela observação, na visita
in loco, da adequação mínima dos espaços, equipamentos, bibliografia e infraestrutura para o atendimento da demanda que o
curso recebe. Aqui constata-se a descontinuidade da execução dos planejamentos institucionais da administração central no
âmbito do curso, em especial no que se refere ao projeto Laneira Casa dos Museus, apresentado à comissão de avaliação
desde 2012. O atendimento dos laboratórios de TICs e as bibliografias básica e complementar são insuficientes.
Assim sendo, observados os requisitos avaliados e de acordo com os parâmetros do INEP, o desempenho do curso é
considerado muito bom, o que possibilita o conceito final 4 para o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade
Federal de Pelotas.
Tendo em vista a autorização, pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), professor Sidney Gonçalves Vieira, de obras nas dependências do Arquivo da Justiça do Trabalho, a coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH), professora Lorena Almeida Gill, comunica que o acervo está indisponível para consulta por tempo indeterminado.
Maiores informações podem ser obtidas junto à secretaria do NDH ou na direção da Unidade.
A reforma em andamento permitirá a ampliação da Reserva Técnica do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) em cerca de 20 m² com a mudança de acesso ao Acervo da Justiça do Trabalho. A fim de viabilizar o novo acesso, o que implica na troca de divisórias e a abertura de uma porta, parte do acervo está sendo realocado dentro do próprio espaço no qual se encontra.
Na data de 14/04/2016, quinta-feira, a bolsista do NDH, Amanda Ishizaka, informou que terminou a movimentação da parte do acervo no local onde será aberta a nova porta de acesso. Já foram feitas as solicitações para que a Pró-Reitoria de Infraestrutura troque um interruptor de lugar e proceda a abertura da porta. Tão logo o serviço seja executado, o espaço ficará à disposição exclusiva do NDH a fim de reorganize o acervo e retome o atendimento normal.
O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de […]