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    Notícias
  • Salas de Aula do Campus das Ciências Humanas e Sociais são distribuídas para o início de 2015/2

    As salas de aula do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), onde funcionam o Instituto de Ciências Humanas (ICH) a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP), na Rua Alberto Rosa, 154 foram distribuídas para o segundo período letivo de 2015.

    Em reuniões entre as administrações das três unidades, com a participação do professor Adhemar Lourenço Júnior, na condição de Diretor em Exercício do ICH, durante o período de recesso acadêmico foram feitas os arranjos necessários para acomodar todas as turmas dos cursos que funcionam no prédio do CCHS. Depois de conferidos todos os horários as salas com disponibilidade de uso foram informadas ao Núcleo de Gestão do Espaço (NGE) da Pro Reitoria de Planejamento (Proplan) para que seja feita a administração remanescente.

    O ICH utiliza o prédio do CCSH principalmente para os Cursos de História e Antropologia, cujas aulas começam, a exemplo de toda universidade, no dia 10 de março de 2015.

    Veja, no arquivo abaixo, como ficou a distribuição das salas.

    HORÁRIO_2015_2_CCHS

  • Prof. Sidney retorna ao exercício da Direção do ICH

    O professor Sidney Gonçalves Vieira, Diretor do Instituto de Ciências (ICH) Humanas, retornou, no dia 03/08/2015, ao exercício da Direção do ICH, após o período de férias regulamentares.

    Durante a semana de 03 a 07 de agosto o expediente no ICH continua em Turno Único, das 08 H às 14 H. A partir do dia 10 de agosto o expediente retorna ao normal, com as atividades dentro dos horários de cada setor.

    Vale lembrar que, em função da greve dos Servidores Técnicos Administrativos, o funcionamento da Unidade não conta com atendimento externo normal, sendo conveniente o agendamento de horário para contato com os setores específicos. Em caso de dúvida o contato com a Direção pode ser feito pelo e-mail secretariaich@gmail.com.

  • ICH deverá solicitar novas vagas para docentes

    O Instituto de Ciências Humanas (ICH) deverá solicitar vagas docentes nos termos do Edital 01/2015 do Cocepe, além das vagas provenientes da distribuição feita com base na Matriz de alocação de vagas docentes. O tema vem sendo discutido no Conselho Departamental (CD) da unidade que, apesar de ter recebido vagas na distribuição feita, possui demandas não atendidas que são absolutamente necessárias para o funcionamento de seus cursos. Os departamentos de Geografia, Antropologia e Arqueologia e Museologia, Conservação e Restauro já manifestaram o interesse em concorrer às vagas do referido edital, considerando as necessidades existentes. A reunião do CD do ICH agendada para o dia 18 de agosto de 2015 deverá debater o tema e deliberar sobre o encaminhamento dos pedidos.

    Leia, a seguir, a notícia divulgada pela administração da UFPEL.

    O Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) aprovou na manhã desta quinta-feira (23) a publicação do edital Cocepe 01 de 2015, que trata da oferta, às unidades acadêmicas, de oito vagas docentes, do grupo compreendido como estratégicas. As unidades poderão se inscrever para solicitar as vagas de 10 a 28 de agosto. As vagas serão distribuídas pelo Cocepe para atender necessidades específicas dos cursos de graduação, ouvida a Comissão de Alocação de Vagas Docentes. O edital dá prosseguimento à política da atual Gestão da UFPel de democratizar a distribuição dos recursos na Universidade, sejam eles orçamentários ou de pessoal, através de critérios transparentes e definidos com a comunidade. Confira o conteúdo do edital, onde estão todas as informações sobre a distribuição das vagas.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/07/23/unidades-podem-concorrer-a-oito-vagas-docentes-estrategicas/

     

    Edital 01/2015 COCEPE

     

  • Esclarecimento sobre matrículas 2015/2

    A administração da UFPEL lançou uma nota de esclarecimento acerca das matrículas e seus desdobramentos em função da greve dos STAs. Leia a nota publicada.

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa que o prazo de solicitação de matrícula on-line 2015/02 encerrou. As solicitações realizadas no sistema foram recebidas, totalizando 60.443 solicitações de 12.760 estudantes de graduação.

    Tendo em vista o movimento de greve dos servidores técnico-administrativos, a administração central não tem como processar a matrícula, isto é, inserir as alterações de notas (FPIN) e os aproveitamentos de disciplinas solicitados via formulário à Coordenação de Registros Acadêmicos e classificar no Cobalto os estudantes segundo o Regulamento da Graduação (Resolução COCEPE 14/2010).

    A fim de que as matrículas sejam efetivadas, caberá aos Colegiados de Curso processá-las levando em consideração as solicitações de matrícula registradas no sistema, as solicitações de aproveitamento de disciplinas e as de alterações de notas.

    Neste sentido, a consulta às informações de matrícula não estará disponível através do Cobalto, mas sim no Colegiado de curso, a partir do dia 4 de agosto, data que inicia o período de correção de matrícula, conforme o calendário acadêmico.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/07/31/nota-de-esclarecimento-quanto-as-matriculas-20152/

  • Expediente no Turno Único

    horario

    HORÁRIO DE TRABALHO

    No período de 14 de julho de 2015 até 07 de agosto de 2015 a Universidade Federal de Pelotas estará trabalhando em turno único, das 08 H às 14 H. Durante esse período os Campus do ICH seguirão o mesmo horário de expediente da UFPEL. Eventuais atividades fora do horário de trabalho deverão ser agendadas com antecedência, para que possam ser tomadas as medidas administrativas necessárias para garantia de funcionamento.

     

    DIREÇÃO

    Em virtude das férias regulamentares do Diretor, professor Sidney Gonçalves Vieira e do Vice-Diretor, professor Sebastião Peres, no período de 17 a 30 de julho de 2015 a Direção do ICH será exercida pelo professor Adhemar Lourenço da Silva Junior, do Departamento de História. A partir do dia 03 de agosto de 2015 o professor Sidney retoma o exercício do cargo.

  • PPGeo lança revista Geographia Meridionalis

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    É com satisfação que anunciamos o lançamento da revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia intitulada Geographia Meridionalis, cujo link para acesso consta na mensagem do Editor, abaixo.

    Em nome dos professores Adriano Luis Heck Simon e Débora Pinto Martins, Editores da revista, a Direção do ICH cumprimenta a todos os envolvidos no processo de criação e publicação do periódico.

     

    “Prezados leitores.

    Com grande satisfação apresentamos GEOGRAPHIA MERDIONALIS, a revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

    Confiram no link http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis, o primeiro número lançado.

    Gostaríamos de agradecer aos autores que contribuíram para que essa edição se tornasse realidade e convidar a todos para apreciar os artigos publicados e acompanhar nossas atualizações.

    Lembramos que GEOGRAPHIA MERIDIONALIS espera se tornar porta-voz de seu trabalho!”

    Também te convido para curtir nossa página no facebook (https://www.facebook.com/GeoMeridionalis).
     
    Abraço e obrigado.
    AdrianoLuís Heck Simon

    Departamento de Geografia 
     
  • Geografia e Antropologia têm vagas docentes confirmadas

    O Conselho Departamental (CD) do Instituto de Ciências Humanas (ICH)confirmou, na reunião de 07/07/15, a destinação das duas vagas distribuídas pelo Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE), por intermédio da Matriz de Alocação de Vagas Docentes. Um das vagas ficou com o Departamento de Geografia e a outra com o Departamento de Antropologia e Arqueologia. Cabe aos respectivos departamentos a indicação das áreas em que serão alocadas as vagas para os encaminhamentos seguintes.

    Na mesma reunião o CD/ICH decidiu solicitar ao COCEPE mais vagas para os cursos em vulnerabilidade não contemplados na distribuição já feita. Os mesmos cursos de Geografia e Antropologia não tiveram satisfeitas suas necessidades, assim como o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, pois em todos os cursos existem professores substitutos que não ocupam vagas de professores efetivos. Sem os substitutos os cursos não têm condições de atender a demanda das disciplinas curriculares, ficando evidente a situação de vulnerabilidade em que se encontram.

  • ICH contemplado com duas vagas na distribuição da Matriz de Vagas

    O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão, em reunião no dia 25 de junho de 2015, atualizou a aplicação da Matriz de Alocação de Vagas Docentes, pela qual o Instituto de Ciências Humanas foi contemplado com mais duas vagas.

    Cabe agora ao Conselho Departamental da unidade fazer a alocação interna das vagas para dar andamento aos Concursos para provimento efetivo.

    Leia abaixo o memorando encaminhado à Direção do ICH contendo a informação.

    Mem Circular 032015

  • ICH elegeu novos representantes discentes na Constituinte Universitária

    Eleição_Constituinte_disc

    A comunidade discente do ICH elegeu seus novos representantes para participarem da Constituinte Universitária. Os eleitos foram os estudantes de Geografia Adriel Costa (centro) e Vanessa Correa que aparecem na foto com o candidato Pedro Jordão (História), logo após a apuração.

    A eleição ocorreu de forma tranquila e teve um total de 58 eleitores participantes que consignaram 36 votos para a chapa vencedora e 22 para a chapa concorrente.

  • Inscrições para viagem à Minas Gerais já podem ser feitas no Leur

    O Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo) abriu o período de inscrições para interessados em participar do Projeto Explorações Geográficas. Os interessados em participar da IX Expedição Geográfica, com destino às Cidades Históricas de Minas Gerais, podem acessar o site do LeurEnGeo para preencher o formulário de inscrição. Depois, deverão confirmar a inscrição mediante o pagamento da taxa a ser feito diretamente no laboratório até o dia 10 de julho de 2014. O pagamento da viagem poderá ser parcelado em até 8 vezes, diretamente na agência responsável

    A viagem deverá ocorrer no período de 17 a 24 de outubro de 2015. Maiores informações no site ou diretamente no laboratório, das 14 H às 18 H, na Rua Alberto Rosa, 154, Sala 134.

    Informações AQUI

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