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    Notícias
  • Aulas suspensas também na sexta-feira 15/07

    Ainda sem energia elétrica

    O defeito na subestação do CCHS foi consertado no final da tarde de hoje, sexta-feira, 15/07/16. Entretanto, o retorno da energia no prédio depende ainda do religamento da energia por parte da CEEE. Mesmo assim, ainda será necessário verificar se o sistema não foi afetado em outras áreas da rede interna.

    Aulas estão suspensas nesta sexta-feira, 15/07, à noite

    Diante desta situação, e considerando o horário em que nos encontramos, as aula no turno da noite continuam suspensas no ICH, no dia 15/07, sexta-feira.

    Trabalhos Acadêmicos

    Orienta-se aos estudantes para que mantenham contato com os respectivos professores para que sejam combinadas alternativas às aulas desta sexta-feira.

  • CCHS ainda sem energia elétrica

    O conserto na subestação de energia elétrica do CCHS na Rua Alberto Rosa, 154 ainda está em andamento. A previsão para o término dos trabalhos é para as 17 H 30 min. Após, deverá ser feita uma revisão do serviço para autorização do religamento da energia, a ser feito pela CEEE.

    Houve ruptura de isolamento dos cabos em decorrência de umidade. Os cabos danificados estão sendo trocados para que a energia seja restabelecida.

    Somente após às 17 H 30 min se poderá informar sobre o retorno à normalidade e a realização das aulas à noite. Retorne após às 17 H 30 min para atualização das informações. Até o momento as atividades de secretaria estão suspensas no ICH.luz

     

  • Aulas suspensas nesta quinta-feira 14/07

    As aulas no Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Rua Alberto Rosa, 154,  estão suspensas nesta quinta-feira, dia 14 de julho de 2016, em virtude da falta de energia elétrica no prédio.

    Ocorreu um problema na subestação de energia do CCHS que provocou a interrupção no fornecimento de energia. O serviço de infraestrutura informou que a CEEE fará a manutenção na rede externa o que possibilitará o retorno da energia na quadra. Entretanto, o retorno à normalidade no prédio depende de conserto a ser efetuado pela UFPel na subestação.

    Estima-se que o conserto possa ser feito na manhã de sexta-feira com retorno normal das atividades.

  • COCEPE aprova Calendário Acadêmico pós ocupação para o CCHS

    Na reunião do dia 14/07/16 (quinta-feira), o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), aprovou a proposta de Calendário Acadêmico para os cursos do CCHS (ICH, FaE e IFISP), que tiveram interrupção entre 10/06 e 04/07 em decorrência do movimento de ocupação do prédio.

    O calendário definido é basicamente a mesma proposta que os Conselhos Departamentais das unidades envolvidas já haviam aprovado em suas instâncias. Algumas poucas datas administrativas deverão ser alteradas pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), a fim de que sejam observados prazos necessários para processamento das informações. Assim, as datas para início e fim da solicitação de matrícula on line, digitação, entrega e processamento das notas deverão ser informadas em breve pelo próprio CRA. Tão logo tais datas sejam definidas as informações serão divulgadas pelo ICH.

    No ICH, os cursos que deverão seguir o Calendário Acadêmico pós ocupação definido pelo COCEPE são os de História e Antropologia.

    Proposta de Calendário Pós Ocupação do CCHS

    JULHO 23 dias letivos
    05 Terça Reinício das atividades letivas 2016/1
    
    AGOSTO 5 dias letivos 2016/1 e 15 dias letivos 2016/2
    05 Sexta Último dia letivo de 2016/1
    08 Segunda Início do período de exames 2016/1
    11 Quinta Fim do período de exames 2016/1
    15 Segunda Início do Semestre letivo 2016/2
    
    SETEMBRO 23 dias letivos
    05 Segunda Início do período de matrícula especial 2016/2
    06 Terça Fim do período de matrícula especial 2016/2
    07 Quarta Feriado: Independência do Brasil
    08 Quinta Início do prazo para confirmação de matrícula dos alunos 
    ingressantes 2016/2 (SISU e PAVE) nos Colegiados
    09 Sexta Fim do prazo para confirmação de matrícula dos alunos 
    ingressantes 2016/2 (SISU e PAVE) nos Colegiados
    14 Quarta Término do prazo para os Colegiados entregarem à CRA 
    as atas de confirmação de matrícula dos ingressantes 
    (SISU e PAVE) 2016/2
    19 Segunda Término do prazo para entrega dos Planos de Ensino 
    nos Colegiados
    19 Segunda Ponto Facultativo
    20 Terça Feriado: Revolução Farroupilha
    23 Sexta Fim do período para entrega dos Planos de Ensino na CEC
    26 Segunda Início da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e 
    Extensão – CIC/CEC/CEG/ENPOS
    30 Sexta Fim da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – 
    CIC/CEC/CEG/ENPOS
    30 Sexta Fim do período para inscrição no programa de mobilidade 
    acadêmica nacional 2017/1
    
    OUTUBRO 24 dias letivos
    
    03 Segunda Início do período de Trancamento de disciplinas 
    nos Colegiados (cursos semestrais)
    07 Sexta Fim do período de Trancamento de disciplinas nos Colegiados
    09 Domingo Publicação do Edital de Transferência, Reopção e Reingresso
    2017/1
    12 Quarta Feriado: Nossa Senhora Aparecida
    24 Segunda Início do prazo para entrega na CRA da declaração de
    abandonos
    24 Segunda Início do período de inscrição para Transferência,
     Reopção e Reingresso 2017/1
    26 Quarta Fim do prazo para entrega na CRA da declaração de abandonos
    28 Sexta Ponto Facultativo – Dia do Servidor Público
    31 Segunda Prazo final para entrega das solicitações de aproveitamento
    de disciplinas para registro em 2016/2
    27 Quinta Fim do período de inscrição para Transferência, Reopção
    e Reingresso 2017/1
    31 Segunda Fim do período de colações de grau para os cursos
    presenciais 2016/1
    
    NOVEMBRO 24 dias letivos
    02 Quarta Feriado: Finados
    15 Terça Feriado: Proclamação da República
    25 Sexta Data limite para os Colegiados solicitarem ofertas aos
    Departamentos/Câmara de Ensino 2017/1
    30 Quarta Data limite para protocolar no COCEPE as propostas de
    alteração curricular para 2017/2
    
    DEZEMBRO 14 dias letivos
    09 Sexta Último dia para solicitar trancamento geral de matrícula
    para 2016/2 junto aos Colegiados de curso
    15 Quinta Fim do Semestre letivo 2016/2
    16 Sexta Início do período de Exames
    16 Sexta Data limite para os Deptos/Câmaras informarem as 
    ofertas 2017/1 aos Colegiados
    17 Sábado Início do período de digitação das ofertas 2017/1 
    pelos Colegiados
    21 Quarta Fim do período de Exames
    22 Quinta Fim do período de digitação de notas 2016/2
    22 Quinta Fim do prazo para entrega das folhas de notas na CRA
    23 Sexta Início do Recesso
    25 Domingo Feriado: Natal
    31 Sábado Último dia do Recesso
    
    OBSERVAÇÕES

    Até 09/06/2016, início da paralisação do semestre em virtude da Ocupação, foram computados 72 dias letivos, incluindo o dia 09/06/2016;

    Com o reinício das atividades pós ocupação em 05/07/2016, até 05/08/2016 são completados 100 dias letivos, considerando atividades aos sábados

    Para o registro de atividades aos sábados serão admitidas atividades presenciais e alternativas à distância;

    Para 2016/2 são previstas atividades aos sábados a fim de computar 100 dias letivos até a data de 15/12/2016;

    As atividades aos sábados poderão ser na modalidade à distância, aulas compartilhadas e aulas públicas em horários alternativos;

    O calendário de Exames de 2016/1 terá que ser elaborado de forma que permita a realização das provas em todas as disciplinas de um mesmo semestre nos três dias previstos, sem que haja colisão de horários.

    Os professores responsáveis por disciplinas cujas férias programadas coincidam com o calendário acadêmico deverão:

    interromper as férias e fazer nova programação para período não letivo, utilizando para tanto os protocolos estabelecidos pela PROGEP; ou

    solicitar ao respectivo departamento que atribua a responsabilidade e atribuições da(s) disciplina(s) para outro professor que não esteja em férias no período, comunicando à Direção para registro e controle.

  • Trabalho de Campo da Geografia leva alunos à Região da Campanha Gaúcha

    Santana do Livramento
    Os alunos das disciplinas de Formação Territorial do Rio Grande do Sul e Geografia Social e Cultura, do curso de Geografia, estiveram em trabalho de campo nos dias 2 e 3 de julho para Santana do Livramento sob a supervisão do Prof. Lucas Panitz. O trabalho de campo tem motivação no reconhecimento da Campanha Gaúcha em suas dinâmicas pretéritas e atuais estudadas ao longo do semestre. No sábado foram visitados dois estabelecimentos. Na Vinícola Almaden o Engenheiro Agrônomo responsável, Fabrício Domingues, apresentou o processo de produção do vinho e falou sobre a cadeia vitivinícola no terroir da Campanha Gaúcha. No Parque Eólico o Sr. Nereo Mendes explicou sobre a importância da dinâmica energética baseada em fontes renováveis em implantação no sul do Rio Grande do Sul. Os exemplos mostram algumas das novas dinâmicas econômicas da região, em contraste com a atividade pecuária tradicional que inicia seu processo de declínio a partir da década de 70.
    Mesa Redonda
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    Ainda no sábado à noite os alunos participaram da mesa redonda “Visões internacionais sobre a Fronteira da Paz” com a presença dos professores Bernard Reitel (Univ. Arras, França), Hilda Garcia (COLEF Nogales, Mexico) e Francisco Lara-Valencia (Univ. Arizona, EUA),  Adriana Dorfman (UFRGS, Brasil), Lucas Panitz (UFPEL, Brasil) e Letícia Nuñez Almeida (Unipampa-Livramento, Brasil). Os alunos tiveram a possibilidade de entrar em contato com as distintas visões sobre as fronteiras abordadas na Geografia política e cultural, da Sociologia, do Direito e das Políticas Públicas, fazendo perguntas e intervenções durante o debate. O evento foi organizado pela Profa. Almeida do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira (lepif.org), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Unbral Fronteiras (Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras) e Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da UFPel.
    Percurso Urbano
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    No domingo, o Professor André Pinho Peter, egresso da Licenciatura em Geografia da UFPel, professor da rede municipal de ensino de Livramento e doutorando em Geografia na UFSM com pesquisa sobre a questão urbana da fronteira, acompanhou os alunos pelas imediações do antigo Frigorífico Armour. O Prof. Peter destacou elementos da formação urbana da cidade de Livramento, sua relação cidade-campo e sua industrialização nas primeiras décadas do século XX. Foram visitadas também a vila dos ex-funcionários do Armour e o seu clube social, com suas novas funções. O campo ainda teve a participação dos professores Reitel, Garcia, Lara-Valencia que puderam compreender um pouco mais da fronteira Brasil-Uruguai e dialogar com os estudantes e professores, com coordenação da Prof. Dorfman, profícua estudiosa da região. O trabalho de campo contou também com  participação da Professora Fernanda Tarabal Lopes (Núcleo de Estudos Políticos Administrativos da Escola de Administração da UFRGS e Programa de Pós-Graduação em Administração CEFET/MG), que iniciou debates para cooperação de estudos conjuntos na região.
    Experiência gratificante
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    Para o Prof. Panitz, realizador da atividade, “O trabalho de campo, prática fundamental da formação da/o Geógrafa/o – seja bacharel ou licenciado – tem a capacidade de revelar aos alunos os conceitos trabalhados em aula empiricizados no espaço geográfico. Assim, muitas disciplinas do curso de Geografia se fundamentam na complementaridade entre teoria e prática, e a cada novo trabalho de campo professoras/es e alunas/os ampliam sua visão sobre as dinâmicas e transformações territoriais e ambientais. A presença dos pesquisadores de diversas áreas e países, nesta edição do trabalho de campo, coroou ainda mais a atividade, promovendo trocas acadêmicas de muito valor para todos nós”.
    Fotos:
    Capa: https://www.google.com.br/search?q=santana+do+livramento&biw=1284&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwi86q2ZgvDNAhVIHJAKHVaKAIsQ_AUICCgD&dpr=0.9#imgrc=po56BuxAH-wuJM%3A
    Demais fotos: Acervo pessoal professor Lucas Panitz
  • Proposta de Calendário Pós Ocupação do CCHS

    As Direções do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Educação (FaE) e Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP), estiveram reunidas na tarde de terça-feira, 11/07/2016, para debater e elaborar uma proposta para ser encaminhada aos coletivos envolvidos na Ocupação do CCHS.

    A ideia foi a de elaborar um instrumento que possa ser debatido nas diversas instâncias das unidades acadêmicas, a fim de que a proposta possa ser discutida e sofra as alterações que forem necessárias. As unidades do CCHS estão promovendo reuniões de seus Conselhos Departamentais a fim de homologarem uma proposta conjunta para ser encaminhada ao COCEPE.

    Devido ao pouco tempo para elaboração e discussão, já que a reunião que deverá definir o calendário no COCEPE será na quinta-feira, 15/07/16, solicita-se o debate em todas as instâncias possíveis, com vistas a legitimar e esclarecer a proposta.

    Veja aqui: Calendário_Proposta_CCHS_Pós_Ocupação

  • Comunidade Universitária discutirá Carga Pesada no Porto

    Reunião realizada segunda-feira, 11/07/16, pela comissão instituída pelo Conselho Universitário (CONSUN)  da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), para analisar o impacto nas atividades acadêmicas do transporte de cargas pesadas no Porto, deliberou pela realização de uma reunião da comunidade das unidades mais afetadas com a movimentação (ICH, FaE, IFISP, Centro de Artes, FAUrb e CENG).

    A reunião ficou marcada para o dia 15 de julho, sexta-feira, às 10 H, no Centro de Artes.

     

  • Calendário do CCHS ainda em discussão

    As comunidades das unidades do Campus de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), tais sejam, o Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Educação (FaE) e Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP), ainda estão discutindo uma proposta de calendário após o retorno das atividades. No ICH, a definição do calendário afeta os cursos de História e Antropologia nas suas graduações e pós-graduações e a pós-graduação em Geografia. Os demais cursos da unidade seguiram com o calendário vigente, haja vista que a ocupação afetou apenas os cursos do prédio do CCHS na Rua Alberto Rosa, 154.

    A ocupação do CCHS durou 25 dias e, certamente, esse período precisa ser reposto no calendário acadêmico. A discussão se dá em torno de alternativas de atividades e trabalhos avaliativos possíveis. Uma possibilidade é de que os dias da interrupção sejam somados ao calendário existente, mudando todas as datas e fazendo com que as aulas de 2016/2 sejam ministradas em alguns dias de janeiro de 2017. Mesmo nesse caso será necessário discutir datas e prazos com a CRA e PRG para que a proposta se efetive.

    Com a finalidade de ampliar a discussão, as direções do CCHS solicitaram ao COCEPE  que a decisão não seja tomada na reunião do órgão nesta quinta-feira, 07/07. Assim, o tema poderá ser discutido ainda em diversas instâncias para que se leve uma proposta da própria comunidade. Espera-se que a comunidade do CCHS tenha definido seu novo calendário até 14/07.

  • Acordo garante retorno às atividades didáticas e administrativas no CCHS

    Retorno às atividades regulares: terça-feira (05/07)

    Em reunião realizada segunda-feira (04/07) entre o Movimento Ocupa ICH e as direções do Instituto de Ciências Humanas ICH, Faculdade de Educação (FaE) e Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP), ficou acertado o retorno, à partir de terça-feira (05/07), das atividades administrativas e didáticas das três unidades acadêmicas instaladas no CCHS. Assim, recomeçam amanhã as aulas de graduação e pós-graduação regularmente oferecidas no prédio da Rua Alberto Rosa.

    Coocupação

    Com isso, o Movimento Ocupa ICH entra, a partir de terça em uma nova etapa, assumindo o caráter de coocupação. Nessa etapa, membros do Movimento permanecerão ocupando espaços específicos do CCHS, e continuarão sendo desenvolvidas atividades voltadas ao debate das grandes questões pertinentes à vida universitária e levantadas pelo Ocupa ICH. Ao mesmo tempo, as direções do ICH, FaE e IFISP, em consonância com o Movimento, estarão encaminhando diversas providências acertadas conjuntamente, tanto dentro de suas esferas administrativas, quanto junto à administração central da UFPel.

    Decisão de coletivos

    A desocupação do CCHS foi garantida após a Assembleia Geral do CCHS ter decidido que as direções das três unidades poderiam deliberar sobre a proposta apresentada pelo Movimento Ocupa ICH aprovada como possível de ser atendida. Assim, após a assembleia, em uma reunião entre as direções e representantes do Movimento Ocupa ICH foram delineados os termos do acordo. Na segunda-feira, nova reunião definiu o acordo, que deverá ser firmado a partir de ajustes nesta terça-feira.

  • Assembleia do CCHS aponta para o fim da ocupação do prédio

    assembleia_0107_cchs

    O Auditório do Campus ICH da Rua Lobo da Costa, 1877 (Canguru), ficou lotado para a realização da Assembleia Geral da Comunidade do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), na tarde desta sexta-feira.

    Das 14 H 30 min às 18 H, professores, técnicos e estudantes debateram o tema da ocupação do ICH, em um clima de diálogo que levou à seguinte deliberação:

    1. Fim da ocupação do prédio do CCHS, na Rua Alberto Rosa, 154, a partir de terça-feira, 05/07/2016;
    2.  Atendimento da pauta de reivindicações do movimento “Ocupa ICH”, nos termos pactuados com as direções do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Educação (FaE), Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP) e o movimento “Ocupa ICH”.

    Imediatamente após a assembleia, os diretores das três unidades acadêmicas se reuniram com representantes do movimento “Ocupa ICH” para tratar da pauta apresentada e dos encaminhamentos possíveis de serem atendidos. Como as solicitações já haviam sido apresentadas na assembleia e aprovadas, a reunião serviu para deliberar sobre a maneira como as demandas seriam contempladas e encaminhadas, uma por uma. A partir do acerto provisório, os representantes do movimento levarão as soluções apresentadas para serem discutidas com o coletivo. Em contrapartida à aceitação das reivindicações, os representantes se comprometeram em desocupar o prédio a partir de terça-feira, dia 05/07/2016.

    A assinatura dos termos do acordo deverá ocorrer na segunda-feira, às 17 H, no prédio do CCHS da Rua Alberto Rosa, 154.