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    Notícias
  • Limpeza e Higiene no ICH com falta de material

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    O estoque de material de limpeza e de higiene acabou no Instituto de Ciências Humanas. Com isso, materiais como água sanitária, desinfetante, detergente entre outros usados na limpeza não estão sendo usados normalmente nesses serviço. Assim, também, o suprimento de papel higiênico, papel toalha e outros utilizados para higiene tiveram seu estoque esgotado.

    Em virtude da greve não há serviço na secretaria do ICH, responsável pelo encaminhamento dos pedidos ao Almoxarifado, apesar do serviço no Almoxarifado estar funcionando. Diante disso, solicitamos a compreensão de todos em virtude de serviços que estejam fora do padrão e, sobretudo, pela falta de material de higiene nos banheiros.

  • ICH com Internet limitada

    Tecnologia da Informação

    De acordo com a Coordenadora de de Tecnologia da Informação, Amanda Argou Cardozo, os problemas enfrentados pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), com relação à Internet não serão solucionados em curto espaço de tempo. Isso porque o sistema atualmente em uso não poderá ser substituído até que haja a instalação da rede de fibra ótica, há muito esperada por toda universidade. Para que os problemas sejam minimizados será feito um contrato para fornecimento de sinal com melhor qualidade. Mas, mesmo esta solução ainda depende de contratação. Portanto, no curto prazo, estaremos submetidos às limitações que têm atrapalhado em muito o desenvolvimento das atividades normais da unidade.

    Não é de hoje que os prédios do ICH sofrem com problemas para uso da Internet. Agora, as limitações estão atrapalhando os serviços administrativos de modo geral causando transtorno em algumas setores do ICH. O problema mais sério é registrado no ICH da Rua Lobo da Costa 1877, onde o sinal é de péssima qualidade e o funcionamento é totalmente instável. Com isso, são prejudicadas as atividades nos cursos de Museologia e Conservação e Restauro. O Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural sofre um problema bastante grave, pois a internet é essencial para a realização das inscrições nos processos seletivos abertos e para o preenchimento dos dados na plataforma Sucupira. Também o ICH Lâmina, da Rua Santa Tecla tem prejuízo nas suas atividades, haja vista a dependência que se tem hoje em dia desta tecnologia. Assim, também, no ICH da Félix da Cunha (Geografia), os problemas são recorrentes, pois além da instabilidade do sinal de rede transmitido pela antena há quase a impossibilidade de uso da rede wi-fi disponibilizada o prédio.

    Com isso, há que se ter paciência e aguardar por uma solução que melhore nossa situação. Todas as demandas advindas dos setores internos do ICH têm sido encaminhadas à administração superior da universidade. Entretanto, como se expôs, as soluções não serão imediatas, apesar de estarem encaminhadas.

  • Geografia recebe 4 estrelas no Guia do Estudante da Abril

    Geo_Abril

    A coordenação do Colegiado do Curso de Geografia comunicou com satisfação a recente avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril, que classificou o curso com 4 estrelas.

    Parabéns a todos os colegas envolvidos com o crescimento da Geografia no ICH.

    Leia a comunicação recebida:

    A Abril comunicou que o curso de Geografia do(a) Universidade Federal de Pelotas – Pelotas foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) com 4 estrelas e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro de 2015.

    Ao clicar no link abaixo, o(a) senhor(a) visualizará o selo de qualidade referente à avaliação, para que a instituição possa utilizá-lo em seu material de comunicação e divulgação (tanto em alta, quanto em baixa definição).

    Baixa Definição

    http://gevestibular.abril.com.br/ge/selos_ge2015.asp?CursoGraduacaoID=269562&opid=397959

    Alta Definição

    http://gevestibular.abril.com.br/ge/selos_ge2015_alta.asp?CursoGraduacaoID=269562&opid=397959

  • CAHis se reúne com diretor do ICH

    Chais

    Notícia veiculada na fonte: http://www.cahisufpel.com.br/cahis-se-reune-com-o-diretor-do-ich/

    Representantes da Gestão Porta Aberta do Centro Acadêmico de História receberam na tarde desta sexta-feira (4/9) o diretor do Instituto de Ciências Humanas, Sidney Vieira, na sede do CAHis. Na oportunidade foram pautadas questões como a revitalização dos espaços do ICH, melhorias na sala dos DAs e projetos em conjunto. O diretor mostrou-se preocupado com a pouca participação discente nas reuniões de conselho e ressaltou a importância da participação dos alunos nas discussões. O CAHis garantiu que irá se fazer representar nestes espaços para construir de maneira conjunta propostas para qualificar cada vez mais o Instituto.

    O diretor se mostrou sensível às reivindicações apresentadas e se comprometeu a atender os pedidos imediatos relacionados à infraestrutura da sede dos DAs. Na ocasião, o professor Sidney lembrou que a representação  no Conselho Departamental do ICH é de extrema importância, pois se trata do órgão que delibera sobre a maior parte dos temas que dizem respeito à vida acadêmica na unidade. O professor Sidney aproveitou para solicitar apoio na constituição do Conselho Consultivo Acadêmico, órgão de apoio à Direção e que se propõe a ser um elo de ligação entre a administração e os estudantes.

  • Reitor se reúne com Diretores para discutir encaminhamentos administrativos durante a greve

    Reuniao_Reitor

    No final da manhã de sexta-feira (28/08/15) ocorreu uma reunião do Reitor com os Diretores das unidades acadêmicas para discutir temas da administração no período de greve dos STAs. Estiveram presentes o reitor da Ufpel, professor Mauro Augusto Del Pino, assessores da reitoria e dezessete diretores.
    Na ocasião foram apresentados relatos sobre a situação da administração da universidade durante o período de greve e possibilidades de encaminhamentos. O senhor Reitor esclareceu que estão em funcionamento regular somente as atividades reconhecidas como essenciais pelo Comando de Greve dos Servidores Técnicos Administrativos, que inclui os processamentos para formatura realizados pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos. Os concurso realizados, para professores efetivos e substitutos, que dependem de contratação, só estão sendo encaminhados no caso dos concursos cuja validade vence em outubro de 2015.
    O senhor Reitor informou, também, a situação acerca da pauta nacional de reivindicações e os encaminhamentos feitos pelo governo que apontam, em linhas gerais para uma proposta de aumento parcelado em quatro anos.
    Foi discutida a situação do calendário acadêmico dos cursos de graduação que foi alterado em função da greve, haja vista que muitos cursos atrasaram seu início. Além disso, a matrícula dos alunos ingressantes não pode ser efetivada até o momento é só poderá ser resolvida com o término da greve. No caso de haver modificação no calendário acadêmico será preciso levar em conta o calendário de férias, pois a orientação é de que não sejam marcadas férias em período letivo. Portanto, os professores que trabalham com turmas de ingressantes terão que aguardar a definição posterior à greve para poderem marcar suas férias. O senhor Reitor sugeriu que não haja homologação de ferias durante este período, para evitar prejuízos futuros.
    Os diretores demonstraram preocupação com a impossibilidade de realizar compras e aplicar os recursos do orçamento em geral. Com relação a isso, a informação é de que apenas o que for considerado essencial poderá ser realizado, em função da greve. A argumentação dos diretores recai sobre a impossibilidade de cumprimento da Agenda de Compras. O senhor Reitor relatou reunião com a FASUBRA sobre o tema e disse que o debate será feito também com a ASSUFPEL, para definir uma possível revisão no posicionamento do Comando de Greve. Ficou deliberado que será marcada uma reunião com a Pró Reitoria Administrativa para tratar de estratégias possíveis de serem agilizadas para estabelecer prioridades de compras no final da greve.
    O senhor Reitor aproveitou para comentar acerca da realização de uma consulta pública sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), o que foi autorizado pelo Comando de Greve. Também comentou acerca da carência de servidores nas unidades. Disse que tem a perspectiva de discutir uma reestruturação administrativa junto ao Conselho Universitário. A nova Pró Reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Antunes Dias, presente na reunião, assumiu a tarefa de realizar um Censo dos STAs na Ufpel, para depois se poder tratar de uma possível reforma administrativa.

  • Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

    Recebemos a seguinte comunicação de Eugênia Antunes Dias
    Técnica em Assuntos Educacionais
    , sobre o tema do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
    A UFPel pretende participar da Chamada à Propostas de Adesão ao Edital 001/2015 – Expansão da Rede de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP (v. Anexo).
    O PROFIAP é um curso com oferta nacional, conduzindo ao título de Mestre em Administração Pública, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  – ANDIFES, associadas em uma Rede Nacional.
    Para a adesão, a UFPel deverá encaminhar à Presidência do Comitê Gestor do PROFIAP proposta instruída, entre outros aspectos, com o Corpo Docente Local.
    As disciplinas obrigatórias e optativas encontram-se discriminadas a seguir. 
     
    Disciplinas obrigatórias:

    Estado, Sociedade e Administração Pública

    Teoria das Organizações

    Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública

    Finanças Públicas e Gestão Orçamentária

    Formulação de Políticas Públicas

    Gestão de Projetos Públicos

    Trabalho de Conclusão Final

     

    Disciplinas optativas:

    Práticas de Produção Técnico-Cientifica

    Direito Administrativo

    Gestão de Contratos e Convênios

    Gestão Pública

    Administração Estratégica

    Gestão Social e Ambiental

    Projeto Organizacional

    Elaboração e Análise de Projetos

    Tópicos Especiais em Gestão Pública I

    Tópicos Especiais em Gestão Pública II

     
    No que concerne às ementas das disciplinas obrigatórias e optativas, às referências bibliográficas e demais informações sobre o Curso, consulte o link: <http://www.profiap.org.br/index.php/2014-12-01-13-54-30/estrutura-curricular>
    Informamos que a análise do mérito das propostas levará em conta, entre outros, os seguintes aspectos:
    a) adequação do quadro de docentes em número, regime de dedicação ao programa e qualificação acadêmica que permita assegurar a regularidade e a qualidade das atividades de ensino e orientação, conforme prevê a Portaria CAPES nº 174, de 30/12/2014;
    b) adequação do quadro de docentes às áreas de atuação e projetos de pesquisa do Programa.
    Solicitamos que divulgue o conteúdo desta mensagem entre seus pares. Os interessados em participar deverão encaminhar para o e-mail profiap.ufpel@gmail.com, até o dia 08/9/2015, às 12h, os seguintes dados:
    Nome completo:
    Titulação (título e área):
    Currículo Lattes atualizado (URL):
    Disciplina(s) que pretende ministrar no programa:
  • Diretores do CCHS se reúnem e programam ações conjuntas

    mesaNa tarde de terça-feira (25/08) estiveram reunidos os professores diretores do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sidney Gonçalves Vieira, da Faculdade de Educação (FaE), Lúcia Peres e do Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP), João Hobuss, para tratar de assuntos referentes à demandas das três unidades.

    Um dos assuntos na pauta foi o uso do terceiro pavimento do Campus que é compartilhado entre as três unidade acadêmicas. Foi feito um levantamento preliminar sobre a utilização das salas e ficou deliberado que todos os usuários deverão informar o uso efetivo das salas durante o horário de funcionamento do prédio, além do formulário proposto pelo Núcleo de Gestão de Espaços (NGE) da Pró-Reitoria de Planejamento. No site do ICH o formulário para a informação do horário está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/ich/files/2015/03/HORARIOS_em-branco_nome.doc . Haverá nova reunião para tratar do assunto.

    Na reunião foi deliberado o agendamento de reunião com a Pró-Reitoria de Planejamento a fim de retomar as negociações para as melhorias no prédio em função do compromisso assumido após o compartilhamento das salas do prédio com o Núcleo de Gestão do Espaço. Decorrente daquele acordo foram propostas melhorias como a instalação de cortinas, data-show, conforto térmico entre outras, que até o momento não foram implantadas. É intenção dos diretores obter informações sobre estas contrapartidas.

    Outro assunto comum tratado pelos diretores foi a reestruturação do Laboratório de Informática da Graduação (LIG), tendo em vista que foram recebidos equipamentos melhores para substituir os que atualmente estão em uso.

    Também se deliberou pelo agendamento de uma reunião com a Pró-Reitoria Administrativa Adjunta de Infraestrutura para tratar da questão referente à manutenção do ar condicionado do terceiro piso e outras melhorias pontuais para o prédio.

    As demandas do CCHS comuns às três unidades vêm sendo tratadas em conjunto entre os diretores que contam com a harmonia existente para propor melhorias em comum para o Campus.

  • Diretores do CCHS se reunirão para tratar do uso do Terceiro Piso na Alberto Rosa

    No próximo dia 25 de agosto, às 14 H 30 min, está marcada uma reunião entre as direções do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Educação (FaE) e Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) para tratar do uso das salas do Terceiro Pavimento do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), da Rua Alberto Rosa, 154.

    A demanda por novos espaços motivou um levantamento do uso efetivo das salas existentes naquele local. O Núcleo de Gestão de Espaços (NGE), da Pró-Reitoria de Planejamento, tendo em vista equacionar o problema junto com as direções do CCHS encaminhou um formulário solicitando as informações necessárias para estudar novas possibilidades de uso para o local.

    Após a reunião, as direções encaminharão ao NGE as sugestões encontradas entre as unidades para melhorar a utilização do espaço compartilhado.

     

  • Professores Substitutos do ICH têm seus contratos renovados

    Após negociação junto ao Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão da UFPEL, foi resolvida uma demanda dos cursos do Instituto de Ciências Humanas: a renovação dos contratos dos Professores Substitutos.

    Assim, todos os contratos foram renovados, de acordo com as informações contidas no Memorando da Secretaria dos Conselhos Superiores que segue ao final. Com isso, as disciplinas programadas para os referidos professores serão mantidas conforme as ofertas planejadas.

    Entretanto, ainda segue sem solução, em função da greve dos Servidores Técnicos Administrativos, a contratação de novos Professores Substitutos e de Professores Efetivos. Diante desse quadro, muitas disciplinas ainda serão afetadas pela falta de professores.

    Memorando SCS Professores Substitutos ICH

  • Mensagem da Direção

    Caros Colegas.

    Desejamos a todos que tenham um excelente período letivo em 2015/2.

    Todos nós temos ciência de que a conjuntura social, política e econômica do país não vivencia seus melhores momentos, o que afeta o dia-a-dia da universidade, também. Entretanto, iniciamos mais um período no complexo processo de ensino-aprendizagem que é nosso ofício e, nesse contexto, o melhor de nós será exigido. Cada vez mais temos que fazer aflorar nossos valores morais, teóricos e metodológicos na busca de uma educação de qualidade e verdadeiramente democrática e inclusiva.

    O reflexo da conjuntura que vivenciamos aparece entre nós no cotidiano do processo: greve, falta de recursos, infraestrutura com problemas entre outras mazelas. Iniciamos o semestre com o grave problema de alocação de salas de aula para as nossas disciplinas, com falta de professores, com incertezas em relação ao atendimento de muitas demandas recorrentes. E apesar de tudo, reiniciamos.

    Que nossos alunos encontrem em nós a esperança daqueles que não cansam de buscar soluções, de lutar por alternativas melhores, de dar o melhor de nós para que tenham o máximo que podemos oferecer: nossa capacidade e profissionalismo.

    Contamos com a compreensão de nossos alunos, que entendem que o ensino público, apesar dos problemas que enfrenta, ainda é capaz de dar à sociedade uma opção digna.

    Desejamos a todos muita esperança, perseverança e contamos com a conhecida dedicação e entusiasmo, que tem feito do ICH uma unidade que há muito supera seus problemas com energia e transforma a realidade dura de cada dia em sonhos realizados.

    ICH

    Sidney e Sebastião