Atividades Livres e Atividades Complementares

Formação Complementar do Curso de ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA compreende as Atividades Complementares realizadas, sendo elas:

1. Disciplinas Optativas (oferecidas pelo Curso): mínimo 6 créditos e;
  2. Atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como, cursos, seminários, estágios, dentre outros, todos relacionadas com a área de formação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: mínimo 204 horas.

Obs.: Nesta Tabela, devem estar incluso juntos as atividades realizadas mais as disciplinas optativas na mesma Tabela (modelo abaixo). Não enviar Tabelas separadas referente a disciplinas optativas e outra referente a atividades. Também não enviar em pdf. ENVIAR JUNTO HISTÓRICO ACADÊMICO mostrando as disciplinas optativas cursadas.

Formação Livre do Curso de ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA compreende as Atividades Livres realizadas, totalizando mínimo 408 horas (versão currículo 4) e mínimo 102 horas (currículo 5), sendo elas: disciplinas, atividades de ensino, pesquisa, extensão, estágios (oferecidas por outros Cursos). Neste caso, é importante destacar que a formação livre corresponde à formação alternativa, não necessariamente correlacionada com a área de formação do Curso.

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária recebe as Atividades Complementares e Atividades Livres duas vezes ao ano: até 30 ABRIL para os alunos que irão Colar Grau no semestre ímpar; e até 10 de SETEMBRO para os alunos que irão Colar Grau no semestre par (EM SEMESTRES REGULARES).

Para 2023/2 solicitamos que o envio seja feito até 30 de NOVEMBRO de 2023.

Os alunos deverão entregar no colegiado as cópias dos documentos, acompanhados das originais e a tabela abaixo preenchida com as atividades, período e carga horária – formato digital (enviado para o e-mail do Colegiado do Curso) e cópia impressa.

A Comissão irá avaliar a adequabilidade de cada atividade na área de formação indicada pelo aluno e retornará seu parecer aprovando ou não, parcial ou na totalidade, os documentos apresentados, com as devidas justificativas.

Observações importantes:

i) Enviar os documentos (Formulário de atividades de formação livre e a Tabela atividades complementares) em word.Não enviar em pdf.

ii) Deve serenviado anexado os comprovantes. Para isso, enviar dois documentos separadosum documento (word ou pdf) contendo todos os comprovantes de Atividades Complementares e um documento (word ou pdf) contendo todos os comprovantes de Atividades Livres.  Os comprovantes devem estar em ordem que aparecem nas Tabelas (o arquivo de envio desses comprovantes pode ser pdf ou word). Documentos fora de ordem serão pedidos para refazer.

Comissão das Atividades Complementares e Atividades Livres do Curso:

Prof. Cícero Escobar

Profª. Adriana Manetti