Informações sobre o transporte de apoio da UFPel pode ser verificado em https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/
Aproveitamento de disciplinas: O aproveitamento pode ser solicitado por alunos que já tenham cursado disciplina de curso superior com aprovação, que tenha correspondência com a disciplina do Curso de Engenharia de Materiais que o aluno deseja ser dispensado. O percentual mínimo é de 75% de conteúdo programático e 75% da carga horária para haver a dispensa.
Para pedir aproveitamento é necessário encaminhar por e-mail (secretariamateriaisufpel@gmail.com ou engmateriais@ufpel.edu.br), em arquivo PDF:
a) Formulário específico (site do Curso, aba formulários) devidamente preenchido e assinado;
b) O Conteúdo Programático da disciplina cursada;
c) Histórico, onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).
O envio deve ocorrer no prazo estipulado no Calendário Acadêmico. A análise é feita pelo professor responsável pela disciplina. Em caso de indeferimento, o pedido de re-análise pode ser feito mediante apresentação de novos fatos (outra disciplina ou justificativa coerente).
1 – Conforme Resolução nº 05/2018, que regulamenta o novo formato das Solenidades de Colação de Grau na UFPel, ingressantes 2018/1 colarão grau, obrigatoriamente, em formatura institucional externa (até agora chamada apenas de formatura institucional) podendo, por motivo justificado, ser solicitada formatura institucional interna (até agora chamada de formatura interna ou de gabinete);
2 – A partir dessa edição não haverá publicação de Edital para adesão à formatura institucional, é necessário que o discente realize a inscrição, via sistema, para então ser contemplado;
3 – O sistema estará disponível para realização das inscrições de 20 a 26 de março;
4 – Para se inscrever os/as discentes deverão solicitar formatura no Cobalto em Aluno – Consulta – Solicitar Formatura, selecionando “formatura institucional externa”, preenchendo os campos solicitados e clicando em “salvar”;
5 – No dia 27 de março será realizada a divulgação da(s) semana(s) em que ocorrerão as colações de grau;
6 – As datas específicas das colações de grau de cada curso serão divulgadas até o dia 10/04/2023.
O NUAAD informa que no período de 27 a 31/03/2023, acontecerão, no Campus Anglo, as bancas de heteroidentificação de todos os cursos de graduação com ingresso no período letivo 2021/1.
Na segunda-feira, dia 20/03/2023 divulgaremos o cronograma de horários e a sala de realização em nosso site (https://wp.ufpel.edu.br/naaf/2023/03/17/bancas-de-heteroidentificacao-cursos-de-graduacao-com-ingresso-em-2021-1/).
Os ingressantes 2021/2 devem aguardar a convocação, que ocorrerá no começo do mês de abril.
Para o público externo, será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 30,00 para graduandos e de R$ 50,00 para profissionais. A comprovação do vínculo institucional deve ser apresentada no primeiro dia do evento para retirada do crachá.
Inscrição para ouvintes: até 06/04/2023
Dia 23-02-2023 (quinta-feira) é o último dia para que os alunos que não solicitaram matrícula em 2022-2 solicitem o Trancamento Geral de Matrícula.
Verifique como proceder através do link https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/trancamentos/
Aos alunos que ainda não encaminharam o comprovante vacinal, o prazo para enviarem para homologação é até amanhã, dia 10/02/2023, conforme informou a Pró-Reitoria de Ensino:
“Até 10/02/2023 – período para que os estudantes possam regularizar seu esquema vacinal e inserir o comprovante no Cobalto.
13 a 17/02/2023 – colegiados devem conferir a atualização dos comprovantes de vacina no Cobalto, homologar os novos documentos inseridos e encaminhar para a CRA a relação dos estudantes que não estão adequados a portaria para realizar o trancamento administrativo.”
Cabe ainda lembrar que, de acordo com a PORTARIA Nº 4, DE 30 DE JANEIRO DE 2023:
“Art. 3º É obrigatória a comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel.
§ 1º Esta disposição é válida para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e público em geral.
§ 2º De acordo com as atuais recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação a ser comprovada na UFPel deverá corresponder ao esquema vacinal completo (as duas primeiras doses – ou dose única – mais duas doses de reforço).”